O segredo para o corpinho-verão é preto, dá choque e acontece na BodyPulse - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Treinamento físico com eletroestimulação da BodyPulse

O segredo para o corpinho-verão é preto, dá choque e acontece na BodyPulse

Você já se deparou, pelas timelines da vida, com algumas pessoas usando um macacão preto repleto de fios pendurados e que pode ser facilmente confundido com um traje de filme de ficção científica? O hall da fama que andou postando fotos com o modelito é extenso: Bruna Marquezine, Sasha Meneghel, Xuxa, Grazi Massafera e a lista segue. Mas você sabe o que é isso? Pois eu fui testar a novidade fitness do momento: o treinamento físico utilizando eletroestimulação em uma das academias pioneiras nessa modalidade, a BodyPulse.

Cabe, antes de qualquer coisa, explicar do que se trata essa invencionice (não tão nova assim, já que existe na Europa há 10 anos). O exercício físico com eletroestimulação muscular é conhecido como WBEMS (whole body electro muscle stimulation) ou algo como “estimulação de músculos do corpo inteiro”, em tradução livre. Nesse traje preto encontram-se vários eletrodos que estimulam eletricamente nosso corpo e geram contrações musculares, podendo ativar até 90% dos músculos simultaneamente. E são essas contrações – e o consequente processo fisiológico de recuperação muscular – que produzem um ganho de força, aumento do desempenho geral da condição física e, até mesmo, da performance em esportes para os atletas. A promessa é que a eletroestimulação atinja camadas musculares mais profundas que o exercício convencional, garantindo resultados mais rápidos e eficazes (prometido que depois de 6 a 8 aulas eu veria uma diferença boa na estrutura muscular e, combinando com uma dieta alimentar, uma redução de gordura corporal). E não é no inverno que a gente prepara o corpo para o verão!?

O método de aulas é atraente: uma vez por semana durante apenas 20 minutos. Achou muito pouco e ficou desconfiado? Pois o treino é feito apenas uma vez por semana para que o corpo se recupere e se adapte ao método de eletroestimulação, consideravelmente mais forte que um treino de peso tradicional. E os 20 minutinhos? Durante esse tempo mais de 300 músculos do corpo são ativados simultaneamente (ai!) e este período já é considerado muito longo para as contrações musculares, sendo suficiente para uma aula. Então sem desculpas que a correria do dia a dia não permite você se exercitar!

Vamos às minhas impressões? Por enquanto fiz apenas duas aulas, sendo que na primeira há uma criteriosa avaliação, anamnese e explicações sobre o exercício. Depois de respondido os formulários e trocado de roupinha (outro ponto positivo: você não precisa de roupa de ginástica para essa aula, pois tudo é fornecido pela BodyPulse), hora da verdade e de vestir o traje completo e molhado – já que a água auxilia na distribuição das correntes elétricas. São sete as áreas eletroestimuladas do corpo: membros superiores, membros inferiores, quadril, abdômen, toráxica, peitorais e músculos dorsais. Em um primeiro momento, um sustinho é bem comum: os choquinhos são intensos, às vezes incomodam e pode lembrar como um carreiro de formigas passeando pelo seu corpo. Logo passa, prometo! A aula consiste em realizar alongamentos, agachamentos e outros exercícios que, para quem vê de fora, parecem tranquilos e relaxantes. Errado e comprovo com a imagem ao lado (euzinha encarando uma aula daquelas)! São 20 minutos muito cansativos e eu saí vermelha e suando profusamente nas duas vezes, mas muito satisfeita. Esteja preparado para umas dorzinhas musculares nos dois dias seguintes à aula (o que é absolutamente comum e esperado). Eu acabei descobrindo músculos que nem sabia que tinha!

O treinamento com eletroestimulação é absolutamente seguro, pois se utiliza um estímulo de baixa frequência para ativar as contrações musculares intensas e você tem um personal trainer te acompanhando durante todo o processo. As aulas, feitas individualmente ou em dupla, também são bastante democráticas e eu presenciei alunos de todas as faixas etárias passando por lá, de atletas à pessoas que estão paradas há algum tempo. Vale conhecer e eu – confesso – já me matriculei e virei aluna da academia. Ah, e se alguém, assim como eu, achar que a Barra é muito longe ou fora de mão, tem metrô do lado!

BODYPULSE
Av. das Américas, 500, Bloco 16, Loja 116 – Shopping Downtown
Seg. à sex., das 07 às 20h; sáb. das 9h às 16h
Tel.: (21) 3594-9704
Para mais informações, basta acessar o site da academia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *