Aconchego Carioca chega à praia mais carioca do que nunca - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Aconchego Carioca chega à praia mais carioca do que nunca

“O plano era fechar às 22h, mas desde que abrimos, não conseguimos sair daqui nem um dia antes de uma da manhã”. A frase de Kátia Barbosa resume o sucesso do quiosque Aconchego Carioca, aberto no fim de dezembro na divisa da Praia do Leme com Copacabana. “O ponto é ótimo, pois não está na muvuca de Copacabana, mas também não está escondido no fim do Leme”. A rotina de Katita, como é chamada pelos amigos e por aqueles frequentadores que já são de casa, começa cedo. Às 9h, o quiosque – que ‘roubou’ a decoração com redes no teto do Aconchego original, na Praça da Bandeira -, já está pronto para receber os primeiros clientes.

No cardápio, os famosos quitutes, como o bolinho de feijoada e o pastel de bobó de camarão, dividem espaço com o ceviche da Fabi, que fez fama na Praia da Macumba. A ideia é trazer cada vez mais pratos inéditos para a beira do mar, com foco nos frutos do mar e que casem bem com o clima pé na areia. No dia em que visitamos o espaço, a dupla já testava algumas dessas novas iguarias: enquanto a amiga de longa data Fabi preparava um delicioso ceviche de pata de caranguejo, Kátia comandava a frigideira com manjubinhas empanadas. “Mas para incluir qualquer novidade no menu, preciso fazer muitos testes. O bolinho de feijoada, por exemplo, demorou muitos meses para entrar no cardápio”, conta Kátia Barbosa, que pensa em cada detalhe da receita antes de aprovar sua versão final.

Ceviche da Fabi traz um toque praiano ao quiosque do Aconchego

Até mesmo para abrir um ponto na praia cada etapa foi cuidadosamente pensada. A Orla Rio já cantava a chef há uns três anos, mas foi só depois de convidá-la para fazer uma consultoria sobre os pontos espalhados pelos calçadões de Copacabana, Ipanema e Leblon que ela topou fincar sua marca na areia. Mas não antes de fazer um test-drive com o pop-up Só Tapioca?, na praia de Ipanema. “Foi um bom teste, mas aquele não era o espaço ideal para mim, tinha muito agito”. Não é para menos: o quiosque ficava em um dos points mais disputados das praias do Rio, em frente ao Coqueirão, no Posto 9.

Aberto no fim de dezembro, o Aconchego Carioca já realizou sua primeira festa de réveillon. Nos fins de semana, abre o espaço para rodas de samba e música ao vivo. E quem pensa que o quiosque é só um amor de verão, saiba que os planos para a baixa temporada já estão a todo vapor. Após o carnaval, a ideia é ter um buffet de café da manhã com quitutes bem brasileiros, além de pratos executivos para a hora do almoço. Ao que tudo indica, a parceria entre Kátia Barbosa e a praia vai ser um casamento de longa data. A gente agradece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *