Agenda 2030: Alimentação - trazendo o futuro para o presente - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Agenda 2030: Alimentação – trazendo o futuro para o presente

Com a realidade que o mundo vive, temos especulado globalmente sobre o futuro e como as mudanças transformarão nossas vidas.

Para o psicanalista e professor da USP Christian Dunker, de 54 anos, a pandemia do novo coronavírus criou três perfis de comportamento diante da ameaça: o tolo, o desesperado e o confuso: “Se você não está confuso nesse momento, procure um psicanalista porque você tem um problema, e ele não é o coronavírus”, disse.

Entendendo o cenário confuso, a única certeza é que podemos decidir agir, no presente, com soluções fundamentadas em orientações com bases científicas.

Seguindo os Objetivos da Agenda 2030 e diante dos crescentes impactos da agropecuária na saúde pública, meio ambiente e clima, o Greenpeace realizou uma pesquisa científica e publicou forte recomendação sobre a redução no consumo da carne na nossa dieta.

A mudança começa no consumo individual pelo entendimento sobre a urgente necessidade de modelos de produção mais responsáveis, menos impactantes e mais transparentes com os consumidores.

Uma pequena mudança em nossa alimentação pode provocar uma grande transformação para as futuras gerações.

Então, faço o convite para aproveitarmos a quarentena para experimentar receitas vegetarianas e veganas. E na onda do momento disruptivo e já que temos nos perdido no calendário semanal, convido a mudarem a meta de “Segundo Sem carne” para “2 dias sem carne”!

Vamos nos propor a fazer mais pela nossa saúde. Até porque o conceito de ter saúde não significa não estar doente. Significa ter um sistema imunológico combativo. Entendeu, né?

A consciência alimentar é também uma reflexão sobre um futuro melhor e mais justo para quando a crise do coronavírus passar.

Segue o link do e book, organizado pelo Greenpeace, com receitas sem carne de um super time de chefs, nutricionistas e influenciadores da boa alimentação.

Nossa Agenda é a Agenda Carioca pelos objetivos da Agenda Global 2030.

Fotomontagem: @nucleoi

Claudia Girotti

Claudia Girotti é movida pela curiosidade, apaixonada pelo novo e a favor do ritmo da ação sustentável. É diretora de Marketing e Comunicação na Núcleo-i e busca sempre imprimir um olhar inovador sobre a vida. Para entrar em contato, mande um oi para [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *