Bem-Estar, Destaque, Sustentabilidade

Agenda 2030: nosso lar, nossos entornos

Por Claudia Girotti | Publicado em 21 de julho de 2020

A flexibilização dá sinais do início da “volta ao normal". A vida real se apresenta com aprendizados, um novo caminho de aprendizagem e construção para que possamos escolhe. Novo vislumbre com a chegada da pandemia.

E agora, o que seremos? Parafraseando o filósofo francês Jean Paul Satre, ‘o que importa é o que você faz com aquilo que fizeram de você”. Seremos a promessa esquecida depois da cura realizada? Os dramas e as dores vivenciadas no coletivo terão sido suficientes para assimilarmos o quão grave podem ser as consequências de quando nos esquecemos das questões importantes que existem além dos muros das nossas casas? Ou continuaremos voltados e focados às nossas urgências individuais do dia a dia?

Esta coluna se propõe a aprendermos juntos, ou melhor juntxs, a sermos melhores a cada dia, o que não significa ser um humano perfeito, mas sim, ativar a curiosidade na busca de entender que o cuidado com nosso lar e conosco pode (e, ao meu ver, deveria) ser direcionado também pra o entorno próximo e distante, já que a pandemia ressignificou o conceito de distante e nos mostrou, de modo doloroso, que temos negligenciado muitas distâncias que afetam diretamente nossos próximos.

A de lá do que é “o certo" sobre política pública, creio que nos cabe compreender e nos concentrarmos no que fará sentido na nossa vida privada. Quais serão os novos hábitos que nos levarão para um horizonte mais amplo, mesmo que precisemos nos esforçar além do que estamos condicionados?

Compartilharei aqui as novidades que aprendi nos perfis @umavidasemplastico e @umavidasemlixo, e que me encantaram durante minha estada na cozinha da minha casa. Substituí e recomendo:

- Buchas de plástico por Buchas vegetais.
- Detergente por sabão de coco.
- Palhas de aço por Buchas de cobre.
- Plástico filme por toucas de tecido ou cera.
- Garrafas de água mineral por filtro de barro com vela de carvão ativado. (um absurdo de economia de dinheiro)
- Cápsulas de café por café coado no filtro de algodão. Além da sensação muito acolhedora (esta forma de preparo quase me abraça em lembranças idílicas), uso chás de gengibre e canela para saborizar o café da tarde.

Nossa Agenda é a Agenda Carioca pelos objetivos da Agenda Global 2030.

Claudia Girotti

Claudia Girotti é movida pela curiosidade, apaixonada pelo novo e a favor do ritmo da ação sustentável. É diretora de Marketing e Comunicação na Núcleo-i e busca sempre imprimir um olhar inovador sobre a vida. Para entrar em contato, mande um oi para [email protected].

veja também

by mg studio