Agenda 2030: Romance com a natureza - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Agenda 2030: Romance com a natureza

Quando nos ligamos à Natureza, buscamos uma conexão de resgate, resgate do nosso ser. Recontactar o que deixamos se perder no caminho, na frenesi do cotidiano, que nos empurra, muitas ou a maioria das vezes, à uma busca frenética sem sentido, o “ir” é mais importante do que o “pra onde ir”. Estar ocupado sem saber, ou refletir, o porque das coisas.

Vamos. Vamos a lugares pelo valor da chegada, da conquista que sugere sucesso.

Como se sucesso fosse métrica comum, e não particular.

Chegar onde? Para que? Pelo o que? Qual o propósito desta busca que nos ocupa todo dia?

A famosa frase do gato para a Alice, no País das Maravilhas, já nos provoca “Para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve”.

A Natureza não nos aprisiona, nos liberta. Ainda que nós estejamos a querer aprisioná-la na forma de cadeia produtiva pronta para o consumo. Estamos nos aprisionando em nossa própria falta de noção do “ïr”. Eficientes em terminar com o que nos nutre.

Reflita e aja na lógica oposta: nutra-se para que não terminemos.

Vá à Natureza com os sentidos abertos: observe, ouça e aprofunda-se.

Um simples passeio no quarteirão? Olhe para o céu. Está nublado? Imagine o sol que brilha por detrás. Busque se lembrar da origem da luz que nos permite ver. Valorize o caminho. Pratique a presença do pertencer a Natureza que te envolve de maneira tão mágica que até nos esquecemos da gravidade que nos permite o caminhar.

Toda vez que for comprar qualquer coisa, da alface ao sapato, pense na natureza das coisas, de como aquilo chegou na sua mão. De onde veio. Do que é feito. À que lhe servirá. Alimento saudável? Prazer pro corpo? Pra alma? Pros dois? Vestuário confortável? Bonito? Estiloso? Ou expressão da marca?

Qual seu significado? Tudo, sem exceção, vem da Natureza. Consumo consciente é tão simplesmente entender o propósito e o benefício da Natureza na nossa vida.

Abrace a Natureza. Vá ao encontro com sua singularidade. Nossa melhor agenda é viver nossa natureza.

Nossa Agenda é a Agenda Carioca pelos objetivos da Agenda Global 2030.

Foto: autor desconhecido
Fotomontagem: @nucleoi

Claudia Girotti

Claudia Girotti é movida pela curiosidade, apaixonada pelo novo e a favor do ritmo da ação sustentável. É diretora de Marketing e Comunicação na Núcleo-i e busca sempre imprimir um olhar inovador sobre a vida. Para entrar em contato, mande um oi para [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *