Agenda 2030: Tempo e Alimentos - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Agenda 2030: Tempo e Alimentos

Isolados socialmente, mais tempo em casa, sem dúvida. Reorganização da rotina e possibilidade de colocar atenção as nossas atitudes e comportamentos, nesse tempo expandido e encurtado pelo volume e velocidade das informações.

Uma coisa é certa, a rotina da alimentação passa a ganhar centralidade em nosso cotidiano. Com ou sem crianças, a restrição de sair para comer ou pedir delivery está bem maior.

Só comprar comida pronta, com os impactos de limite orçamentário, agrava outro problema: saúde financeira familiar.

Resumo: todos à cozinha, todos a lavar muito bem as mãos para preparar as refeições.

Que momento! As receitas ganham vida real, finalmente. Os ingredientes, os temperos especiais, as ervas, o tempo de cozimento e os utensílios se transformam em cheiros perfumados resultado da química que envolve toda a inteligência do processo de preparar nossa comida (cozinhar).

+ Confira mais opções de mercados para fazer compras sem sair de casa

É lindo (re)aprender a cozinhar e ganhar intimidade com alimentos. Desenvolve nossa consciência alimentar. Essa relação “por detrás” das refeições. Essa volta ao básico.

  • Alimentos da estação: entender a sazonalidade dos frutas, verduras e legumes em relação direta com o preço.
  • Desperdício: estragar alimentos é perda de dinheiro, de toda a energia utilizada da origem na natureza até chegarem em sua geladeira. Inaceitável.
  • Valorização da cadeia produtiva: entendimento dos diferentes processos de produção e logística. Com a racionalização aos trabalhos essenciais, lavradores e caminhoneiros voltam a ter destaque.
  • Produção local: da onde vem o alimento. Produtores locais que usam de processos mais limpos e eficientes em maior harmonia com a natureza.

Aproveite a presença na cozinha e (re)descubra o prazer no preparo das refeições. Essa conexão com a comida do nosso prato é a conexão com a terra, com a água e com o planeta. Que a que tudo indica está se limpando.

Pra contribuir com o florescer da consciência alimentar, selecionamos alguns serviços de entrega de fornecedores que nos inspiram:

  • SACOLA VIRTUAL – @ajuntalocal ou pelo site sacolavirtual.com.Vários fornecedores locais com entrega centralizada.
  • ORGANICOS ITAUA – @organicositaua. Orgânicos direto do produtor – Teresópolis.
  • ORGÂNICOS IN BOX – @organicosinbox. Alimentos orgânicos na sua mesa.
  • SÓ PEIXE – @peixariasopeixe.
  • Peixes de águas doces e salgadas frescor e congelados.
  • FAZENDA VERMELHA – @fazendavermelha. Laticínios do Vale do Café – RJ
  • BLOG COMIDARJCE – comidarjce.wordpress.com. Recomendação de leitura lúdica e deliciosa sobre a Arte da comida. Feito por Gustavo Gutermam e Vanessa Santos.

Vai passar. E enquanto isso, vamos aprofundando sobre a importância das ODS da Agenda 2030, o pacto Global para uma nova forma de pensar o coletivo.

Nossa Agenda é a Agenda Carioca pelos objetivos da Agenda Global 2030.

Claudia Girotti

Claudia Girotti é movida pela curiosidade, apaixonada pelo novo e a favor do ritmo da ação sustentável. É diretora de Marketing e Comunicação na Núcleo-i e busca sempre imprimir um olhar inovador sobre a vida. Para entrar em contato, mande um oi para [email protected]

Um comentário

  1. Jose luiz brandão
    31 de março de 2020

    Muito legal, boas dicas e bem escrito. Gostei e espero novos artigos.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *