Alto Astral, por Constança Basto (de 1 a 7/5) - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Alto Astral, por Constança Basto (de 1 a 7/5)

Começamos a semana com Saturno iniciando seu movimento retrógrado no signo de Capricórnio. Ele permanece nesse movimento até 18 de setembro e é o momento de avaliarmos nossas estruturas internas e externas. Saturno é o senhor do tempo, dos nossos limites reais e das realizações possíveis. Aqui devemos nos perguntar como temos fundamentado nossos projetos, relacionamentos, emoções, nossa vida e planos futuros? Eles estão sobre bases sólidas? Teremos um tempo agora para rever essas bases, sejam essas estruturas físicas ou emocionais, e mexer no que for necessário para torná-las mais estáveis, duráveis e confiáveis. Saturno é duro, nos testa, quer comprovação e pede estrutura, responsabilidade e perseverança. Ele fala de amadurecimento, devemos ser responsáveis por nossas atitudes em relação ao outro, ao mundo e a nós mesmos. Nada de culpar os outros ou o mundo pelos nossos fracassos! Onde é que nós podemos fazer melhor? Saturno ajuda a concretizar, sim, desde que exista disposição para fazer os esforços necessários com atenção, cautela e muito trabalho. Colhemos o fruto do que plantamos. Portanto precisamos plantar com consciência. Agora é hora de parar e revisar atentamente, com olhar crítico e bastante discernimento o terreno sobre o qual estamos construindo. Pode ser necessário recuar, aperfeiçoar, aparar arestas, refazer planos, reconstruir e fortalecer os pilares que nos sustentam e aos nossos sonhos. Isso feito poderemos então avançar mais seguros.

Mercúrio essa semana faz vários aspectos e o plano mental e da comunicação estarão muito movimentados. Hoje ele faz dois aspectos. Um deles é um aspecto fluente com Marte que movimenta o nosso dia. Os pensamentos ficam ágeis e as ações mais pensadas. A comunicação ganha uma energia e iniciativa extra. Por um lado, ficamos mais impulsivos com as palavras e por outro mais flexíveis em nosso modo de agir. As coisas andam. Como os dois planetas estão em mútua recepção, ou seja, um no signo que o outro rege, eles trabalham em conjunto, um dá força ao outro e a ação de ambos fica dinamizada.

O outro aspecto do dia é com Saturno, mas neste caso trata-se de um aspecto desafiador. E além da energia e dinamismo que menciono acima, surgem alguns obstáculos no nosso caminho, seja nos deslocamentos ou nas trocas. Surgem preocupações, pensamentos difíceis que podem nos levar à tristeza. O ideal hoje é fazer tudo com antecedência, porque existe a probabilidade de atrasos e impedimentos no caminho. Ficamos com um olhar bem mais exigente, resistente e crítico para o mundo. Focamos nas imperfeições e nas falhas em vez de ver as oportunidades. Os pensamentos tendem ao pessimismo. Vamos cuidar com os discursos ou posts muito negativos que não levam a nada. O que falamos pode ser mal interpretado e nós podemos não entender bem o que nos dizem. A ideia aqui é usar a praticidade, o bom senso e organizar bem o que queremos comunicar, usando uma abordagem realista e construtiva, assim teremos melhores resultados.

Na quinta, dia 2, Mercúrio encontra Plutão em outro aspecto desafiador. Aqui o pensamento pode ficar mais obsessivo e compulsivo. Surgem preocupações que nos atormentam, não vemos saída para nossos problemas e podemos sentir uma sensação de estarmos encurralados. O importante aqui é não dar muita atenção para esses pensamentos e perspectivas catastróficas que nossa imaginação pode criar. Quando percebermos algum pensamento destrutivo se desenvolvendo, devemos focar a atenção em algo diferente, ouvir uma boa música, meditar, fazer uma atividade prazerosa que requeira atenção plena, assim não permitimos que esses pensamentos ganhem espaço e tomem conta da nossa mente. Nas discussões não devemos forçar o nosso ponto de vista sobre os outros porque a briga pode ficar feia. O potencial desse aspecto é explosivo para as comunicações, portanto é prudente desviar de argumentações acaloradas. Por outro lado, esse é um bom momento para pesquisas e estudos mais profundos, mergulho nas descobertas interiores, boas sessões de terapia e práticas como a Yoga que acalmam e desenvolvem o potencial da nossa mental.

No dia 3, sexta-feira, Mercúrio faz um aspecto fluente com Júpiter e aqui a pressão começa a se dissipar. Excelente momento para viajar, para mergulhar numa nova jornada de conhecimentos, começar um novo curso, pensar sobre o futuro, fazer planos de expansão. Nossos pés e pensamentos ganham asas aqui! A mente fica mais clara e o otimismo e a esperança voltam ao cenário depois de uma semana mais dura. Clareza com relação às nossas metas vai ajudar. Bom momento para negociações comerciais ou contratos. Ficamos mais abertos aqui e com um olhar mais generoso para a vida e para o mundo. Boas notícias tendem a chegar, oportunidades e benefícios também.

No sábado a Lua chega a fase Nova e estará em Touro. Aqui começa o novo ciclo lunar. O mapa do céu na hora que a lua nova acontece marca o ciclo todo, ou seja, dá o tom e o clima que predominará ao longo do mês inteiro. A Lua Nova é o momento de plantar as sementes que queremos ver crescer ao longo desse ciclo, até a próxima Lua Nova que acontecerá em 4 de junho. Como a energia é taurina no céu com a Lua e o Sol em Touro, devemos focar a atenção nesse ciclo em projetos palpáveis, que prometem resultados concretos, baseados em fatos reais, que prometem realizações e retorno reais. Devemos olhar para o que pode e tem grandes chances de dar certo e evitar os planos que ainda estão muito no campo das ideias. Aqui devemos lidar com energias de ordem mais prática, afim de termos melhores resultados.

No domingo dia 5, Marte, o planeta que fala da ação faz oposição a Júpiter e esse é um ótimo aspecto para começarmos a semana animados para lutar pelos nossos ideais. Sentimos impulso para expandir, somos capazes de agir, e temos disposição, garra, fôlego e força para superar nossas fraquezas e conquistar o que antes parecia pouco provável. O foco e as metas claras aqui são fundamentais para não nos perdermos. Conhecer nossas limitações e potenciais é o segredo para não superestimar nossa força e tentar abraçar o mundo com as pernas. Extrapolar nas investidas não traz resultados e acabamos por não concretizar nada. Caso saibamos muito bem onde queremos e podemos chegar, esse aspecto possibilita o sucesso e a sorte ainda pode aparecer e nos dar uma forcinha extra.

Boa semana a todos!

Resumo da semana:

  • 30.04 Saturno retrógrado em Capricórnio: Aqui devemos nos perguntar como temos fundamentado nossos projetos, relacionamentos, emoções, nossa vida e planos futuros? Teremos um tempo agora para rever essas bases, sejam essas estruturas físicas ou emocionais, e mexer no que for necessário para torná-las mais estáveis, duráveis e confiáveis
  • 1.05 Mercúrio sextil Marte: Esse aspecto movimenta o nosso dia. Os pensamentos ficam ágeis e as ações mais pensadas.
  • 1.05 Mercúrio quadratura Saturno: Surgem alguns obstáculos no nosso caminho, seja nos deslocamentos ou nas trocas. Surgem preocupações, pensamentos difíceis que podem nos levar à tristeza.
  • 2.05 Mercúrio quadratura Plutão: Aqui o pensamento pode ficar mais obsessivo e compulsivo. É um bom momento para pesquisas e estudos mais profundos, mergulho nas descobertas interiores, boas sessões de terapia e práticas como a Yoga que acalmam e desenvolvem o potencial da nossa mental.
  • 3.05 Mercúrio sextil Júpiter: Ficamos mais abertos aqui e com um olhar mais generoso para a vida e para o mundo. Boas notícias tendem a chegar, oportunidades e benefícios também.
  • 4.05 Lua Nova em Touro: devemos focar a atenção nesse ciclo em projetos palpáveis, que prometem resultados concretos, baseados em fatos reais, que prometem realizações e retorno reais.
  • 5.05 Marte oposição Júpiter: ótimo aspecto para começarmos a semana animados para lutar pelos nossos ideais.

Constança Basto é astróloga e divide seu tempo entre livros, mapas, sinastrias, previsões e ama tirar dúvidas astrológicas. Quem quiser continuar o papo alto astral, entre em contato pelo e-mail [email protected], pelo Instagram @constancabasto ou envie um comentário para a coluna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *