Alto Astral, por Constança Basto (de 16 a 22/12) - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

No Banner to display

Alto Astral, por Constança Basto (de 16 a 22/12)

Começamos a semana com a Lua Nova em Sagitário que veio acompanhada pelo poderoso eclipse solar total neste signo. Durante o eclipse solar a lua encobriu o sol por algum tempo e veio à tona as nossas emoções, nossa intuição, os desejos mais profundos, nossas memórias, o passado e muitas vezes medos e padrões inconsciente que estão bem guardados a sete chaves dentro de nós. Um eclipse solar é um momento de forte conexão com nossa interioridade. É o momento ideal para mergulharmos fundo nas nossas águas profundas e permitir que o universo nos guie para encontrarmos as respostas que tanto procuramos para muitas coisas que não entendemos usando só a razão. 

Precisamos estar abertos, pois revelações podem chegar, devemos acolher o que vier para poder trabalhar, limpar e crescer. Eclipses são portais que trazem mudanças e crescimento, eles são sobretudo oportunidades para liberação e conexão com nosso propósito maior aqui. Existe tanto potencial na nossa alma a ser revelado e para isso precisamos liberar sentimentos e emoções estagnadas e abrir o canal da criatividade para manifestar todo esse potencial. 

Vamos nos entregar ao processo de transformação sem medo! É hora de ver nossos medos e emoções escondidas e mal resolvidos para podermos curar, trabalhar e libertar, limpar, crescer e seguir. Muitas vezes nos limitamos e travamos nosso caminho do sol, do que queremos realmente, justamente por ignorar questões inconsciente que vão tomando conta de nós e da nossa vida. Eclipses são portais que oferecem oportunidades de mudanças e crescimento e sobretudo oportunidades para conexão com nosso propósito maior aqui.

O eclipse aconteceu com Sol e Lua a 23º de Sagitário, então ele afeta individualmente pessoas que tenham pontos como Ascendente, Meio do Céu, Sol e Lua principalmente, nesse ponto ou próximos a esse grau nos signos de Sagitário, Gêmeos (por oposição), Virgem e Peixes (por quadratura). Será uma semana para silenciarmos, refletirmos e nos conectarmos com esse nosso lugar tão íntimo e tão profundo. Vamos olhar pra dentro! As respostas estão e sempre estiveram aí dentro!

Na terça-feira dia 15, Mercúrio fez um ótimo aspecto com Marte e com isso facilita a tomada de decisões, agiliza reuniões de trabalho, traz franqueza nos encontros e nas trocas. Ótimo aspecto para iniciar a semana. O pensamento fica mais rápido, claro e prático. A comunicação e as trocas ficam mais diretas. É hora de nos posicionarmos! Vamos lutar e defender nossas ideias com atitudes bem colocadas. Expressar o que acreditamos ser o melhor caminho, mas sempre ponderando e respeitando o lado do outro. Não é momento para excessos ou conflitos e sim para cooperar. A cooperação vai estar muito enfatizada com esse aspecto e é o ingrediente que solidificará nossas conquistas.

Ainda na terça-feira dia 15, Vênus fez um aspecto fluente com Saturno que enfatiza a importância das nossas relações, principalmente os relacionamentos que mantemos há tanto tempo. É hora de valorizar essas relações, encontrar os amigos de longa data, colocar o papo em dia, conciliar os interesses para manter a estabilidade. Esse aspecto estabiliza as relações de uma forma geral e favorece a consolidação das nossas parcerias. Saturno fala de maturidade e tempo, e Vênus trata das nossas relações afetivas. Sendo assim, é hora de aparar as arestas, de cuidar dos nossos afetos e dar-lhes a atenção e cuidado necessários para que possam fluir melhor. Em termos financeiros, o aspecto fala de compras mais conscientes e pensadas. O encontro entre esses astros evita o desperdício de dinheiro e permite que sejamos mais objetivos e assertivos nas nossas escolhas. Favorece também o planejamento financeiro, ficamos mais conscientes e organizados com nossos gastos. 

Logo depois do encontro com Saturno Vênus entrou no signo de Sagitário nos incentivando a acreditar que podemos crescer com o amor e nos expandir e evoluir através das nossas parcerias. Esse aspecto nos torna mais generosos e idealistas no amor. Podem acontecer encontros interessantes que expandem os horizontes dos envolvidos. Da mesma forma, para quem já tem um par, esse aspecto no céu potencializa a necessidade de crescer, evoluir e se expandir como casal.

Saturno chega finalmente ao signo de Aquário, depois de dois anos e meio em Capricórnio. O planeta ficará dois anos e meio aqui também. Saturno é o planeta que cobra e nos pede seriedade, perseverança, resistência e sobretudo responsabilidade e no signo de Aquário essa responsabilidade precisa ser com o coletivo, com o mundo, com o todo. Tudo que está acontecendo diz respeito a todos. Precisamos assumir a responsabilidade sobre a nossa liberdade. E segunda a frase de Nietzsche, que minha mestra Claudia Lisboa sempre nos faz lembrar: “Liberdade é prometer e cumprir.” Precisamos assumir a responsabilidade sobre o que acontece a nossa volta. Não dá mais para empurrar para o outro, apontar dedos e etc. Vamos fazer a nossa parte, esse é o nosso dever aqui! Somos todos responsáveis pelo bem-estar uns dos outros. E com Saturno em Aquário vamos aprender essa lição por bem ou por mal, depende exclusivamente de nós. Não há mais tempo a perder!

Júpiter também chega a Aquário no dia 19, sábado, e se junta a Saturno. Agora que o grande benéfico começa sua jornada pelo signo fixo do ar, que fala sobretudo de inovação, abre-se um período em que seremos marcados pela vontade de criar novos caminhos, de pensar no futuro, de acreditar na força da liberdade, igualdade e vontade de ajudar aqueles que nos rodeiam e tanto precisam. É hora de encontrar uma maneira de quebrar as regras e pensar fora da caixa para criar soluções para o mundo em que vivemos na esfera micro e macro e com isso podermos construir um mundo mais justo para todos. Aqui finalmente entendemos que somos parte de um grande coletivo e as ações de um impactam o todo. Precisamos entender nosso papel fundamental nesse todo e como realmente podemos ajudar com nossa luz, nosso conhecimento e nossos atos.

Aqui não teremos medo de sermos diferentes, nem medo de inovar, é hora de sermos nós mesmos, de nos ligarmos à nossa essência, à nossa magia e olharmos com clareza para a autenticidade que muitas vezes sentíamos necessidade de esconder. A ideia é justamente usarmos nossa originalidade para fazer deste mundo um lugar melhor. Precisamos entender que grandes transformações começam com pequenas mudanças de atitude e de postura. A hora é essa!

Será importante nessa fase focar em projetos positivos, nos cercarmos de pessoas que nos acrescentam, sermos fieis aos nossos princípios, focar nos nossos objetivos e ousar quebrar as regras que nos limitam.

No domingo dia 20, Mercúrio ingressa em Capricórnio e faz com que nossa mente fique mais cautelosa. A passagem de Mercúrio por Capricórnio é excelente para trabalharmos a disciplina, a organização e a concentração. É muito importante que sejamos claros agora ao expressarmos nossas ideias. Vamos cuidar de tudo que pensamos, vamos ser responsáveis com o que falamos e respeitosos ao escutar o que nos dizem. Devemos ser realistas agora, ter os pés bem fincados no chão e as ideias e pensamentos precisam estar conectados com a possibilidade de realização. Não é momento para viagens impossíveis, mas sim para objetivos com possibilidade de concretização. Sentiremo-nos mais metódicos, pacientes e com as ideias voltadas para o que podemos materializar, é isso que nos interessa agora.

Na segunda-feira dia 21, a Lua atinge sua fase crescente e estará em Áries, enquanto o sol acaba de chegar a Capricórnio. Aqui sentimos um confronto entre dois lados da nossa natureza, se por um lado queremos fazer as coisas do nosso jeito, seguir nossos instintos e desejos, característica arianas, por outro precisamos amadurecer, ser responsáveis, reconhecer nossos limites, ter paciência com os outros a nossa volta e aprender a conjugar a nossa vontade com as possibilidades reais que a vida nos apresenta e com o que é verdadeiramente factível dentro dos limites concretos, características capricornianas. A energia é de ação e de pró atividade. Queremos resultados práticos e essa é uma fase mais agitada. Podemos precisar lidar com obstáculos no nosso caminho também, faz parte. Essa fase lunar pede iniciativa, coragem e energia. 

Boa semana a todos!

Resumo de semana:

  • 14.12 Lua Nova em Sagitário acompanhada de Eclipse Solar total em Sagitário: Um eclipse solar é um momento de forte conexão com nossa interioridade. É o momento ideal para mergulharmos fundo nas nossas águas profundas e permitir que o universo nos guie para encontrarmos as respostas que tanto procuramos para muitas coisas que não entendemos usando só a razão.
  • 15.12 Mercúrio trígono Marte: O pensamento fica mais rápido, claro e prático. A comunicação e as trocas ficam mais diretas. É hora de nos posicionarmos!
  • 15.12 Vênus sextil Saturno: Esse aspecto estabiliza as relações de uma forma geral e favorece a consolidação das nossas parcerias
  • 15.12 Vênus chega a Sagitário: Esse aspecto nos torna mais generosos e idealistas no amor. Podem acontecer encontros interessantes que expandem os horizontes dos envolvidos.
  • 17.12 Saturno entra em Aquário: no signo de Aquário a responsabilidade pedida por Saturno precisa ser com o coletivo, com o mundo, com o todo. Tudo que está acontecendo diz respeito a todos. Precisamos assumir a responsabilidade sobre a nossa liberdade.
  • 19.12 Júpiter entra em Aquário: A ideia é justamente usarmos nossa originalidade para fazer deste mundo um lugar melhor. Precisamos entender que grandes transformações começam com pequenas mudanças de atitude e de postura. A hora é essa!
  • 20.12 Mercúrio ingressa em Capricórnio: Devemos ser realistas agora, ter os pés bem fincados no chão e as ideias e pensamentos precisam estar conectados com a possibilidade de realização. Não é momento para viagens impossíveis, mas sim para objetivos com possibilidade de concretização.
  • 21.12 Lua Crescente em Áries: Queremos resultados práticos e essa é uma fase mais agitada. Podemos precisar lidar com obstáculos no nosso caminho também, faz parte. Essa fase lunar pede iniciativa, coragem e energia.

Constança Basto é astróloga e divide seu tempo entre livros, mapas, sinastrias, previsões e ama tirar dúvidas astrológicas. Quem quiser continuar o papo alto astral, entre em contato pelo e-mail [email protected], pelo Instagram @constancabasto ou envie um comentário para a coluna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *