Alto Astral, por Constança Basto (de 18 a 24/3) - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Alto Astral, por Constança Basto (de 18 a 24/3)

Começamos a semana com a Lua chegando a sua fase minguante e ela aconteceu no signo de Sagitário. A lua minguante fala da eliminação do que não nos serve mais, da limpeza do terreno para prepará-lo para o novo ciclo, limpeza para possibilitar o recomeço. E essa não é uma simples lua minguante, ela é a última desse ano astrológico por isso tem muito significado. Estamos encerrando o ano de 2019 para a astrologia nessa semana. Um ano que foi bastante duro e que está tendo um final doloroso. Como sempre falamos a lua minguante é uma fase que pede maior recolhimento. Nada mais propício para uma semana onde o isolamento pode fazer toda diferença na vida de todos e na nossa luta conjunta contra o vírus. É hora de ficar em casa, descansar, se recolher, juntar forças, olhar para dentro para entender o que precisa ser eliminado, finalizado, contido. É momento de retração e precisamos respeitar isso, para poder recomeçar o próximo ciclo mais fortalecidos e capazes de lutar. A próxima lua nova do dia 24 de março já acontecerá no signo de Áries, anunciando o início do Ano Novo Astrológico e uma nova fase para todos nós!

Ainda na segunda, dia 16, Mercúrio também voltou ao signo de Peixes onde permanecerá até o dia 11 de abril. Aqui se trata do planeta responsável pelas ideias, pensamentos, comunicação, linguagem, trocas e pelas nossas habilidades transitando pelo signo do silêncio, da introspecção, da sensibilidade e intuição. Portanto, durante esse período é provável que o silêncio, os climas e intenções comuniquem bem mais que as palavras ditas. Ficaremos mais sensíveis às atmosferas e mais dispostos a ajudar causas importantes. Nossa imaginação ganha muito durante nesse período. E se por um lado ficamos menos focados, bem menos organizados, mais confusos, muitas vezes imaginando coisas que não existem, por outro lado a criatividade fica mais exacerbada, ficamos mais ligados a manifestações artísticas e a intuição fica muito favorecida. Esse é um excelente aspecto para nos ajudar a passar bem por esse momento de isolamento necessário. Aqui poderemos usar esse tempo de pausa para refletir e ressignificar coisas fundamentais. Vamos usar esse tempo para atividades inspiradoras como ouvir boa música, ler livros que estavam na prateleira há meses, escrever o que sentimos, ver bons filmes que nos fazem sentir coisas boas. Não é hora de deixar o medo tomar conta e para isso é fundamental cuidar dos nossos pensamentos e exercitar nosso olhar lúdico, usando a imaginação para criar atividades.

É importante ajudarmos os amigos e familiares, que estiverem passando por esse momento de forma mais amedrontada, com palavras apaziguadoras e escuta atenta e cuidadosa, quando for possível. E sobretudo não espalhar o medo, e sim, o amor, a compaixão e o cuidado, essa é uma importante tarefa. Mesmo não podendo estar juntos fisicamente, vamos usar os meios que temos hoje para trocar mensagens de esperança e boas notícias, isso pode ajudar a não nos sentirmos tão sós. E Mercúrio em Peixes vai nos ajudar e inspirar nesse momento.

Na quinta-feira, dia 19, Marte, o planeta guerreiro, faz uma conjunção com Júpiter, o grande planeta benéfico. Esse é um aspecto que nos beneficia trazendo força para lutar e passar por esse período de forma mais fluente. Ele nos ajuda a ter um approach mais positivo e um olhar de maior confiança frente a luta que estamos travando. Esse aspecto nos traz mais autoconfiança e energia e isso é fundamental nessa fase, pois os pensamentos positivos e a confiança de que vamos passar por esse momento e certamente sairemos fortalecidos, faz toda diferença agora. Olhar para a situação com coragem e firmeza, e encarar as medidas necessárias com disposição e uma postura confiante, são atitudes que inclusive fortalecem nossos sistemas imunológicos. Esse aspecto chegou em boa hora. Com essa força no céu podemos fazer grandes progressos aqui embaixo. Vamos aproveitar e nos conectar a ela, afinal essa frequência está disponível para todos e basta nos alinharmos a ela. Vamos fazer isso e vencer essa batalha!

Ainda na quinta-feira, o Sol faz um aspecto fluente com Saturno que favorece a disciplina, sendo um bom momento para assumirmos compromissos com seriedade e usarmos a razão para nos responsabilizarmos por nossos atos e pensamentos. Outro excelente aspecto para esse período. Devemos estar bem conscientes da seriedade do que estamos vivendo e encarar com responsabilidade cada ato nosso, pois ele influenciará todos a nossa volta. Somos totalmente responsáveis por nós, pelo outro e pelo mundo agora e sempre, e essa consciência vai aflorar com muita força nesse momento.

Na sexta-feira, dia 20 de março, o Sol ingressa em Áries dando início ao novo Ano Astrológico. Áries é o signo que fala de autonomia, coragem, autoconfiança. Os arianos são assertivos e independentes. Agem de forma impulsiva, fazem e depois pensam. Onde esse signo está em nosso mapa somos destemidos, autônomos e incansáveis, acreditamos no nosso potencial. Esse mês é favorecido pela energia dos novos começos. Durante esse período parece mais fácil tomar decisões, nos sentimos mais cheios de energia, vitalidade e confiança. Mais um excelente trânsito para encarar essa luta e esse momento difícil. Vamos usar toda força, iniciativa e coragem que esse trânsito nos presenteia para passarmos por esse período com a energia necessária.

No dia 22 de março, domingo, Saturno chega ao signo de Aquário, depois de dois anos e meio em Capricórnio. O planeta ficará dois anos e meio aqui também. Regressa a Capricórnio por um período, quando entra em movimento retrógrado ao longo desse ano, para em dezembro chegar em Aquário para ficar. Saturno é o planeta que cobra e nos pede seriedade, perseverança, resistência e sobretudo responsabilidade, e no signo de Aquário essa responsabilidade precisa ser com o coletivo, com o mundo, com o todo. Tudo que está acontecendo diz respeito a todos. Precisamos assumir a responsabilidade sobre a nossa liberdade. E segundo a frase de Nietzsche, que minha mestra Claudia Lisboa sempre nos faz lembrar: “Liberdade é prometer e cumprir.” Precisamos assumir a responsabilidade sobre o que acontece a nossa volta. Não dá mais para empurrar para o outro, apontar dedos etc. Vamos fazer a nossa parte, esse é o nosso dever aqui! Somos todos responsáveis pelo bem-estar uns dos outros. E com Saturno em Aquário vamos aprender essa lição por bem ou por mal, depende exclusivamente de nós. Não há mais tempo a perder!

Ainda no domingo, Mercúrio faz um aspecto fluente com Urano que traz maior velocidade e originalidade para os nossos pensamentos. Esse é um dia de novas descobertas e agitação. Ideias inventivas e insights aparecem quando menos esperamos. É bom ter um bloquinho a tira colo para não perder nada. Urano é visionário e traz novos ares, novos pontos de vista e conseguimos ver as coisas por outros ângulos. Normalmente, esse aspecto no céu tende a trazer boas notícias e novidades. Que bom, estamos precisando! Poderemos resolver problemas agora, pois novas soluções e alternativas aparecem. Vamos ficar atentos. É excelente momento para inovar e investir em tecnologia também. Quebrar a rotina é ótimo e a ideia aqui é deixar espaço para a espontaneidade, pois imprevistos tendem a acontecer com essa influência no céu. A flexibilidade aqui é tudo. As coisas não saem exatamente como esperávamos, e a ideia é se adaptar, acolher. Excelente aspecto para um domingo em casa com as crianças. Vamos criar novas atividades de forma espontânea e deixar a imaginação fluir.

Na segunda-feira, dia 23, pela manhã cedinho Marte faz conjunção a Plutão e esse é um aspecto duro que nos pede disciplina e resistência. Precisamos resistir e realizar o que for possível e estiver ao nosso alcance agora. Não será um dia fácil, devemos observar os atrasos que acontecerem e não forçar a barra, não tentar controlar, esses atrasos estarão nos protegendo, vamos entender isso mais tarde. Teremos muita energia a nossa disposição e precisaremos direcionar essa energia para metas positivas.

No dia 24 de março teremos a lua nova em Áries. Aqui começa definitivamente o novo ano astrológico e o novo ciclo lunar. O céu desse momento vai influenciar todo nosso mês e o signo de Áries fala de dinamismo, de ação, de impulsos, vontade de autonomia, fala de reação e de novos inícios. Tudo que precisamos agora, reagir com força e coragem para vencer esse desafio. Não dá mais para adiar nada, a hora de agir chegou. E como no mapa dessa lunação Sol e Lua formam um aspecto fluente com Saturno será fundamental agir com planejamento. Nossas ações precisam ser pensadas e cuidadosamente construídas, a fim de termos sucesso. Precisaremos agir com prudência, cautela e sobretudo ter responsabilidade, resistência e persistência para alcançar os resultados que tanto desejamos.

Vamos nos esforçar e dar o nosso melhor nesse período. O andamento e os resultados dessa luta dependem exclusivamente das nossas atitudes solidárias, de nossos atos responsáveis e da nossa cautela. Cada um de nós faz toda a diferença. É nosso dever pensar e cuidar de todos agora, e fazer tudo que estiver ao nosso alcance para ajudar e amenizar a dor. Contribuir com o que for possível, cada um na sua dimensão. Tenho certeza que sairemos profundamente transformados desse momento em todos os sentidos, mas estou certa também que sairemos muito fortalecidos.

Estamos todos juntos!

Resumo da semana

  • 16.03 Lua minguante em Sagitário: Estamos encerrando o ano de 2019 para a astrologia nessa semana. Um ano que foi bastante duro e que está tendo um final doloroso. Como sempre falamos a lua minguante é uma fase que pede maiorrecolhimento. É hora de ficar em casa, descansar, se recolher, juntar forças, olhar para dentro para entender o que precisa ser eliminado, finalizado, contido.
  • 16.03 Mercúrio retorna a Peixes: com esse aspecto, poderemos usar esse tempo de pausa e isolamento para refletir e ressignificar coisas fundamentais. Vamos usar esse tempo para atividades inspiradoras como ouvir boa música, ler livros que estavam na prateleira há meses, escrever o que sentimos, ver bons filmes que nos fazem sentir coisas boas. Não é hora de deixar o medo tomar conta e para isso é fundamental cuidar dos nossos pensamentos e exercitar nosso olhar lúdico, usando a imaginação para criar atividades. E sobretudo não espalhar o medo e sim o amor, a compaixão e o cuidado, essa é uma importante tarefa.
  • 19.03 Marte faz conjunção com Júpiter: Esse é um aspecto que nos beneficia trazendo força para lutar e passar por esse período de forma mais fluente. Olhar para a situação com coragem e firmeza, e encarar as medidas necessárias com disposição e uma postura confiante, são atitudes que inclusive fortalecem nossos sistemas imunológicos.
  • 19.03 Sol sextil Saturno: favorece a disciplina, sendo um bom momento para assumirmos compromissos com seriedade e usarmos a razão para nos responsabilizarmos por nossos atos e pensamentos.
  • 20.03 Sol ingressa em Áries: dando início ao novo Ano Astrológico. Vamos usar toda força, iniciativa e coragem que esse trânsito nos presenteia para passarmos por esse período com a energia necessária.
  • 22.03 Saturno chega a Aquário: Precisamos assumir a responsabilidade sobre o que acontece a nossa volta. Não dá mais para empurrar para o outro, apontar dedos etc. Vamos fazer a nossa parte, esse é o nosso dever aqui! Somos todos responsáveis pelo bem-estar uns dos outros. E com Saturno em Aquário vamos aprender essa lição por bem ou por mal, depende exclusivamente de nós. Não há mais tempo a perder!
  • 22.03 Mercúrio faz sextil com Urano: Esse é um dia de novas descobertas e agitação. Ideias inventivas e insights aparecem quando menos esperamos. É bom ter um bloquinho a tira colo para não perder nada. Urano é visionário e traz novos ares, novos pontos de vista e conseguimos ver as coisas por outros ângulos. Normalmente esse aspecto no céu tende a trazer boas notícias e novidades. Que bom, estamos precisando!
  • 23.03 Marte faz conjunção a Plutão: esse é um aspecto duro que nos pede disciplina e resistência. Precisamos resistir e realizar o que for possível e estiver ao nosso alcance agora.
  • 24.03 Lua nova em Áries: Aqui começa definitivamente o novo ano astrológico e o novo ciclo lunar. E como no mapa dessa lunação Sol e Lua formam um aspecto fluente com Saturno será fundamental agir com planejamento. Nossas ações precisam ser pensadas e cuidadosamente construídas, a fim de termos sucesso. Precisaremos agir com prudência, cautela e sobretudo ter responsabilidade, resistência e persistência para alcançar os resultados que tanto desejamos.

Constança Basto é astróloga e divide seu tempo entre livros, mapas, sinastrias, previsões e ama tirar dúvidas astrológicas. Quem quiser continuar o papo alto astral, entre em contato pelo e-mail [email protected], pelo Instagram @constancabasto ou envie um comentário para a coluna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *