Alto Astral, por Constança Basto (de 8 a 14/1) - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

alto astral

Alto Astral, por Constança Basto (de 8 a 14/1)

Começamos a semana com um aspecto fluente entre Sol e Netuno que ajuda a dar uma suavizada na semana que será de aspectos fortes, se nos concentrarmos em sentir o que está a nossa volta. Com esse aspecto no céu, a sensibilidade e a intuição ficam afloradas, percebemos e nos conectamos com as pessoas e as circunstâncias mais profundamente e se colocarmos a nossa atenção no que está fluindo, podemos chegar longe sem muito esforço. A ideia aqui é não forçar nada. Deixar o dia fluir e fluir com ele. Não devemos relutar quando algo que havíamos planejado não funciona como queríamos, vamos olhar para o que está funcionando e nos deixar levar pela maré.

Hoje, dia 8 de janeiro, é a vez de Mercúrio ter um encontro harmônico com Netuno e a inspiração aparece forte para escrever, se comunicar e trocar. Boas ideias surgem. A imaginação está em alta e tudo flui melhor. A intuição está muito ativada e as fantasias também. Sonhamos acordados e nos sentimos muito mais sensíveis às atmosferas e pessoas a nossa volta. Podemos perceber o que muitas vezes passa despercebido, mas por outro lado fica mais difícil focar em tarefas práticas. Esse é um dia para confiarmos mais nas nossas intuições e sensações, do que no que vemos na nossa frente. O ideal aqui é usarmos esse tempo para escrever, escutar boa música, visitar galerias de arte e museus, meditar ou praticar qualquer atividade que nos inspire verdadeiramente.

Na sexta, dia 10, a lua chega a sua fase cheia e estará em Câncer e juntamente com a lua cheia teremos mais um eclipse, dessa vez um eclipse lunar.

Esses últimos dias foram intensos, vivemos dois eclipses, um solar e agora um lunar. Os eclipses tendem a criar uma certa confusão interna, ficamos meio sem chão, perdidos, mexidos, vem a falta de clareza, sentimos a incerteza tomar conta de nós. Tudo bem, temos que ter calma, faz parte… Precisamos deixar a poeira baixar um pouco dentro e fora de nós e permitir que o tempo clareie para podermos enxergar a estrada e a direção que devemos tomar.

Mudanças e transformações estão a caminho e o eixo que está sendo trabalhado em nós é o de Capricórnio-Câncer. Ou seja, essa temporada de eclipses veio colocar em pauta os assuntos, as decisões e as escolhas que tocam nosso trabalho e objetivos, nosso lugar no mundo, nosso lado profissional e material, nossa vontade de sair da concha, crescer, aparecer, e a parte concreta da vida por um lado e por outro nossa família, nossos vínculos, nossos laços afetivos, nossa casa, o que realmente nos nutre e dá segurança, o que sentimos, nossas bases emocionais.

O período sugere transformações profundas, novas regras e novas ordens tanto na vida profissional, quanto na vida pessoal. O eclipse lunar com a Lua em Câncer e o sol em Capricórnio veio nos cutucar para olharmos para a realidade dos fatos sem esquecer das nossas sensações. Precisamos aprender a lidar com a realidade e ao mesmo tempo integrar as nossas intuições e o que percebemos sem ver, com o que percebemos de forma concreta, não é fácil, mas será necessário. A concentração imensa de planetas em Capricórnio fala que crescer e amadurecer é preciso, mas de uma nova forma, vamos precisar reorganizar nosso mundo, nossas regras, nossas prioridades internas e externas, vamos precisar mudar as coisas e criar novas estruturas mais coerentes com o que precisamos agora, tanto nós quanto o mundo a nossa volta. Não dá mais para seguir como antes, o olhar precisa mudar, precisamos deixar morrer o que não tem mais espaço nesse novo momento que está surgindo. E para seguir o caminho justo será fundamental usarmos a sensibilidade. Mudar dói e os limites da realidade do que é possível estão bem concretos agora, por mais difícil que possa ser encará-los, esse é o único caminho viável agora. Vamos entender melhor o que realmente queremos? Vamos tomar as providências necessárias para andar pra frente agora? Esse eclipse nos pede maturidade e envolvimento com o mundo a nossa volta para decifrar, encarar e trabalhar a realidade e os limites dos nossos desejos para então podermos crescer em direção aos nossos sonhos em uma realidade mais possível, com os pés bem firmes no chão, pavimentando nossa estrada com reais possibilidades. É de dentro pra fora que tudo isso acontece e é preciso sobretudo coragem!

Ainda na sexta, dia 10, o Sol faz conjunção com Mercúrio trazendo mais foco, atenção e solidez para nosso olhar e nossos pensamentos. Ficamos mais ativos e querendo movimento, trocas intelectuais, encontros com amigos e conversas estimulantes. Queremos sobretudo nos expressar e dizer ao que viemos! Esse é um aspecto que fala sobre clareza mental e ajuda muito nessa semana.

Urano volta a caminhar de forma direta. Ele é sinônimo de liberdade, ousadia e originalidade, seu desejo é mudar, reformar as coisas e trazer o novo de uma maneira pessoal e original... Por onde ele passa, caso não haja liberdade, haverá conflitos e confrontos para instaurar novas ordens. Em Touro, os assuntos são os nossos recursos, nossos valores, a estabilidade e a forma como lidamos com essas questões, e já estamos vendo muitas coisas mudarem nessas áreas e vão mudar ainda mais nos próximos anos da passagem desse astro pelo signo de Touro.

No domingo, dia 12, teremos aspectos fortes no céu. Saturno e Plutão chegam ao grau exato da conjunção tão falada e discutida pelos astrólogos do mundo todo nos últimos anos. E temos assistido diversos episódios no mundo e na nossa vida cotidiana que retratam esse encontro. Saturno fala de estrutura, ordem, responsabilidades, um dever a cumprir, trabalho a fazer e Plutão pede transformação, renovação, eliminação do que não serve mais, das ordens ultrapassadas, tanto a nível mundial quanto pessoal, fala de destruição para possibilitar a reconstrução. Essa energia é pesada. E a mensagem desse encontro é que precisamos de fato eliminar tudo o que não nos é essencial, o que não tem mais sentido no mundo e nas nossas vidas, desapegar e deixar ir para abrir espaço para algo novo, bem diferente do que conhecíamos até hoje. Plutão vai limpar, cortar e eliminar para criar espaço para as novas construções de Saturno. E esse encontro fala entre outras coisas da reestruturação dos poderes, deveres e prioridades no âmbito mundial e pessoal. As coisas estão mudando e todos estamos percebendo. Como esse encontro acontece no signo de Capricórnio, as mudanças estão acontecendo fortemente na forma como encaramos o trabalho, nossas carreiras, os modelos de trabalho, as profissões. Toda a forma de poder e hierarquia está sendo questionada, estamos repensando tudo e principalmente a ordem geral no micro e no macro cenários.

O planeta Mercúrio estará ali juntinho de Saturno e Plutão no momento da conjunção exata, e isso vai nos ajudar a começar a entender melhor pra onde todas essas mudanças estão nos levando, como podemos seguir e qual será o caminho a tomar.

Mercúrio em conjunção com Saturno fala da necessidade de nos responsabilizarmos pelo que comunicamos. Precisamos ser sérios com o que queremos comunicar e ser cuidadosos com a palavra. Será necessário também ter maturidade para lidar com críticas e com o que escutamos dos outros, principalmente com o que não nos agrada ouvir.

Simultaneamente Mercúrio estará conjunto a Plutão e o pensamento fica mais concentrado, sério e focado. Essa conjunção favorece os estudos mais profundos, favorece a descoberta do que estava até então oculto e também a análise e terapias de autoconhecimento. Mercúrio trata da comunicação, das palavras e conjunto com Plutão vai falar do imenso poder que a palavra tem, poder de cura e poder de destruição. Essa é uma fase para avaliar bem o que vamos dizer e se vale a pena dizê-lo. Devemos ter cuidado com o que dizemos para não avançar o sinal, nem invadir o terreno do outro sem a devida permissão.

O Sol no dia 13 se une a essa grande conjunção trazendo ainda mais clareza para as questões que precisaremos transformar e até o que precisaremos eliminar, nos desapegar de vez para que possamos começar essa nova fase de reconstrução de uma nova ordem, uma nova organização, uma nova vida, um novo futuro.

Nos nossos mapas pessoais precisaremos olhar a área e os planetas que essa conjunção planetária atinge para entender qual a área da nossa vida que estará sendo mais afetada e que precisa de uma reformulação, de um novo olhar, de novas estruturas e novas ordens.

Vamos evitar sentir medo e desânimo agora, eles não ajudam em nada. Vamos com coragem e confiança encarar as mudanças e ser proativos em direção ao futuro e a tudo que precisamos transformar. Precisamos nos esforçar, não será fácil, mas com Júpiter também em Capricórnio certamente nossos esforços, nossa cautela e responsabilidade surtirão efeitos concretos e trarão recompensas.

Boa semana a Todos!

Resumo da semana:

  • 7.01 Sol sextil Netuno: Com esse aspecto no céu a sensibilidade e a intuição ficam afloradas, percebemos e nos conectamos com as pessoas e as circunstâncias mais profundamente e se colocarmos a nossa atenção no que está fluindo, podemos chegar longe sem muito esforço.
  • 8.01 Mercúrio sextil Netuno: e a inspiração aparece forte para escrever, se comunicar e trocar. Boas ideias surgem. A imaginação está em alta e tudo flui melhor. A intuição está muito ativada e as fantasias também.
  • 10.01 Lua Cheia com Eclipse Lunar a 20º de Câncer: Os eclipses tendem a criar uma certa confusão interna, ficamos meio sem chão, perdidos, mexidos, vem a falta de clareza, sentimos a incerteza tomar conta de nós. Tudo bem, temos que ter calma, faz parte… Precisamos deixar a poeira baixar um pouco dentro e fora de nós e permitir que o tempo clareie para podermos enxergar a estrada e a direção que devemos tomar. Mudanças e transformações estão a caminho e o eixo que está sendo trabalhado em nós é o de Capricórnio-Câncer. Ou seja, essa temporada de eclipses veio colocar em pauta os assuntos, as decisões e as escolhas que tocam nosso trabalho e objetivos, nosso lugar no mundo, nosso lado profissional e material, nossa vontade de sair da concha, crescer, aparecer, a parte concreta da vida por um lado e por outro nossa família, nossos vínculos, nossos laços afetivos, nossa casa, o que realmente nos nutre e dá segurança, o que sentimos, nossas bases emocionais. Precisamos olhar pra dentro!
  • 10.01 Sol conjunção Mercúrio: trazendo mais foco, atenção e solidez para nosso olhar e nossos pensamentos.
  • 11.01 Urano direto em Touro: caso não haja liberdade, haverá conflitos e confrontos para instaurar novas ordens. Os assuntos são os nossos recursos, nossos valores, a estabilidade e a forma como lidamos com essas questões, e já estamos vendo muitas coisas mudarem nessas áreas e vão mudar ainda mais nos próximos anos da passagem desse astro pelo signo de Touro.
  • 12.01 Saturno conjunção Plutão: E a mensagem desse encontro é que precisamos de fato eliminar tudo o que não nos é essencial, o que não tem mais sentido no mundo e nas nossas vidas, desapegar e deixar ir para logo depois reconstruir algo novo, bem diferente do que conhecíamos.
  • 12.01 Mercúrio conjunção Saturno: fala da necessidade de nos responsabilizarmos pelo que comunicamos. Precisamos ser sérios com o que queremos comunicar e ser cuidadosos com a palavra.
  • 12.01 Mercúrio conjunção Plutão: Mercúrio trata da comunicação, das palavras e conjunto com Plutão vai falar do imenso poder que a palavra tem, poder de cura e poder de destruição.
  • 13.01 Sol se junta a conjunção de Saturno e Plutão: trazendo ainda mais clareza para as questões que precisamos transformar e até o que precisaremos eliminar, nos desapegar de vez para que possamos começar a construir uma nova ordem, uma nova organização, uma nova vida.

Constança Basto é astróloga e divide seu tempo entre livros, mapas, sinastrias, previsões e ama tirar dúvidas astrológicas. Quem quiser continuar o papo alto astral, entre em contato pelo e-mail [email protected], pelo Instagram @constancabasto ou envie um comentário para a coluna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *