25 anos de Anima Mundi: festival apresenta um panorama dos gêneros da animação - Agenda CariocaAgenda Carioca

25 anos de Anima Mundi: festival apresenta um panorama dos gêneros da animação

Entre os dias 14 e 26 de julho, as salas de cinema de diversos espaços culturais no Centro da cidade vão receber as mais de 470 produções do Anima Mundi. No ano que marca os cem anos da primeira animação brasileira, o renomado festival vem com um gás a mais: são 25 anos trazendo um apanhado de tendências na produção mundial de desenhos animados. O maior evento do gênero no Brasil começou no Rio, em 1993, por iniciativa dos animadores Aída QueirozCesar CoelhoLea Zagury e Marcos Magalhães e conquistou uma geração de produtores e espectadores.

Entre os filmes infantis, a mostra recebe o pré-lançamento do longa Lino – Uma aventura de sete vidas, que estréia em setembro nas telonas, e ainda episódios inéditos de Irmão de Jorel, sucesso do Cartoon Network, com direito a participação do criador da série. Já para o público adulto, o festival traz longas como o venezuelano Pequeños Heroes, sobre três crianças que ajudam Bolívar em sua luta pela liberdade, e os esperados curtas brasileiros   Sob o Véu da Vida Oceânica, de Quico Meirelles; Em Crise, de Amir Admoni, Mundo de Wander, de Lisandro Santos e Finito, de Mauricio Bartok Ruiz. O curta que for premiado com o título de Grande Vencedor do Anima Mundi ainda participa da seleção para o Oscar, então vale ficar de olho.

Além dos filmes, o evento promove bate-papos com grandes diretores do mundo inteiro – com nomes como Guilherme Alvernaz, Michael Dudok, Robert Valley e Walter Tournier -, cursos e oficinas de criação de bonecos para stop motion e habilidades criativas, uma retrospectiva dos cem anos de animação brasileira e dos 25 anos de Anima Mundi e muito mais. Nesta edição, a Casa França Brasil recebe, além dos filmes, a exposição interativa Flora, do artista Philipp Artus, que permite que o público interaja e crie novos padrões para uma animação de plantas que ficam na parede. Anima Mundi
ANIMA MUNDI
De 14 a 26 de julho
Confira a programação completa

VEJA TAMBÉM: MÚSICA E ARTE URBANA SE MISTURAM EM EXPOSIÇÃO DE RODRIGO SHA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *