Archivo: personalidade e vivência em peças únicas de decoração - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

No Banner to display

archivo

Archivo: personalidade e vivência em peças únicas de decoração

Você com certeza já viu fotos do Derek Mangabeira por aí (e por aqui). Cria do I Hate Flash, Derek fotografa de eventos a gastronomia e, durante o complicado ano de 2020, levou seu olhar apurado além. Ao lado do diretor de arte e namorado Rod Beser, o fotógrafo criou a Archivo, uma curadoria de móveis e objetos de decoração que preza pelo bom gosto e individualidade.

O casal passa horas e mais horas garimpando em galpões e feiras de antiguidade peças que tenham designs especiais e afetivos. De posse dos objetos, fazem as restaurações necessárias, mas sem apagar as marcas do tempo.

A inspiração vem da técnica japonesa wabi-sabi, de aceitar a transitoriedade e imperfeição da vida. A filosofia, que mergulha bastante nos conceitos budistas e no slow living, vale não só para objetos, mas para tudo que se modifica com o passar do tempo, e enaltece a impermanência de tudo ao nosso redor. Um móvel pode ser lixado em alguns pontos, ou ganhar uma mão de verniz, mas sempre preservando sua assinatura, que pode vir em forma de arranhões, pequenos amassados e até ferrugem. O resultado? Peças únicas, de muito bom gosto e cheias de personalidade!

As pinturas originais também são preservadas, não só como uma decisão estética, mas também sustentável, uma das preocupações da dupla em todo o processo: “além de valorizarmos a beleza das marcas que o tempo deixou, entendemos que estamos evitando o desperdício de materiais muitas vezes tóxicos ao meio ambiente”.

A preocupação vai até a entrega dos produtos, que são embrulhados em papel kraft, menos agressivo ao meio ambiente, as etiquetas são feitas de papeis de arquivos antigos. Para completar, uma chave antiga finaliza com charme a embalagem.

Para conferir o catálogo completo da Archivo, acesse o Instagram @archivo.co. As compras são fechadas por mensagem direta no próprio aplicativo e as entregas são feitas pelos Correios (para fora do Rio), Uber Flash ou frete, no caso de peças grandes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *