ArtRio chega à 9ª edição exaltando a arte brasileira - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Galeria Mario Cohen: Freshly Bloomed. de Ellen Von Unwerth Galeria Mario Cohen: Freshly Bloomed. de Ellen Von Unwerth

ArtRio chega à 9ª edição exaltando a arte brasileira

Brenda Valansi, presidente da ArtRio

É preciso valorizar a arte brasileira. Com esse mote, a ArtRio chega a sua nona edição, que acontece entre os dias 18 e 22 de setembro na Marina da Glória. Mais do que uma feira, o evento é uma grande plataforma de valorização de artistas nacionais, com atividades e projetos que fortalecem a difusão do conceito de arte no país e estimulam o crescimento de um novo público. A ideia também é desmistificar que obras de arte são apenas para um público muito seleto (e abonado). “Teremos à venda obras de altíssima qualidade para todos os bolsos. E ainda temos o site que é um facilitador, e já traz as obras de arte e os preços”, diz Brenda Valansi, presidente da ArtRio.

O evento recebe cerca de 80 galerias, que trazem obras de artistas já consagrados e novos, e conta também com uma agenda com lançamentos de livros, encontros e debates com artistas, colecionadores e galeristas. “Entre as novidades, temos todo o conteúdo em uma área bem ampla e palestras e debates acontecendo ao ar livre”, explica Valansi.

Serão dois setores gerais, PANORAMA (galerias com atuação estabelecida no mercado de arte moderna e contemporânea) e VISTA (dedicado às galerias jovens, com até 10 anos de existência), além de quatro programas curados – SOLO (destinado a projetos expositivos com foco em importantes coleções de arte), MIRA (que explora narrativas visuais)  , PALAVRA (que reforça a palavra como peça fundamental na arte, promovendo conversas, leituras e performances de poetas e artistas que trabalham com a temática) e BRASIL CONTEMPORÂNEO (dedicado a projetos de artistas fora do eixo Rio de Janeiro – São Paulo). 

Entre os bate-papos, estarão presentes temas como “Arte e Tecnologia – Como as inovações tecnológicas influenciam a arte”, que rola na quinta-feira, 19, às 14h; e “A arte em tempos de pós verdade precisa ser política?”, que acontece no sábado, 21, às 14h.

O Rio de Evandro Teixeira

Um dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro, Evandro Teixeira, de 84 anos, vai ganhar uma homenagem nesta edição da ArtRio. Em uma parceria com o Rio-Galeão, o jardim da Marina da Glória receberá uma exposição com fotos emblemáticas dos anos 1960 e 1970, como as de Leila Diniz de maiô na praia, Dorival Caymmi com seu violão na praia de Copacabana, e a famosa imagem de Chico Buarque, Tom Jobim e Vinícius de Moraes deitados em cima de uma mesa de bar na comemoração do aniversário do poetinha.

Circuito de Galerias


“Respire comigo”, Lygia Clark 

Como já é tradição, nos dias que antecedem a ArtRio rola o Circuito Integrado de Galerias (CIGA). Diversas galerias da cidade apresentam programação especial para o público, incluindo vernissages, conversas com artistas, visitas guiadas e performances. As visitas acontecem nos dias 16 e 17 de setembro, das 17h às 21h, e inclui exposições como “Leonilson por Antonio Dias – Perfil de uma coleção”, na Pinakotheque; “Paralelos”, de Roberto Magalhães e Carlos Vergara, na Mul.ti.plo Espaço de Arte; “Respire comigo”, que marca o início das comemorações do centenário da artista Lygia Clark, no Studio OM.Arte; e Raiz, do chinês Ai Weiwei, no CCBB.

Arte na Zona Norte

Uma novidade desta edição é o projeto “História da Arte, Olhar e Descoberta”, uma exposição interativa que acontece no Bangu Shopping até o dia 29 de setembro. Com curadoria da museóloga e professora de arte Libia Schenker, a exposição foca no período do Renascimento ao Expressionismo Abstrato, trazendo 10 totens interativos narrados pela cantora Roberta Sá e que explicam cada um dos movimentos artísticos.

ARTRIO 2019
De 19 a 22 de setembro
Quinta a sábado das 13h às 21h e domingo das 13h às 20h
Venda de ingressos: www.artrio.com e bilheteria no local

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *