Augusto Malta Revival: do instagram para o Centro Cultural Light - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Augusto Malta Revival: do instagram para o Centro Cultural Light

Quem acompanha a Agenda Carioca pelo instagram certamente já esbarrou com alguma #repost do perfil @AugustoMaltaRevival. Mesmo na rede social, a conta nasceu com pinta de exposição apresentando diferentes pontos turísticos do Rio de Janeiro clicados no século passado completamente repaginados. A fotografia de Augusto Malta foi o ponto de partida para as colagens do fotógrafo Marcello Cavalcanti, que através de ângulos certeiros conseguiu colocar lado a lado pessoas separadas por quase um século.

De um lado, os cliques de um dos mais importantes fotógrafos brasileiros, retratam a cidade antiga, com bondes, carros de passeio, muros baixos e quase nenhum edifício. Do outro, a arquitetura contemporânea, os ônibus, taxis… O resultado é tão bacana que, depois de receber menção honrosa da Prefeitura/ Comitê Rio450 anos, essa semana a exposição se oficializa fora do mundo virtual no Centro Cultural Light. A mostra Augusto Malta Revival – O olhar documental de Augusto Malta, pelas lentes de Marcello Cavalcanti é um mergulho lúdico na história da nossa cidade, e também no importante legado deixado pelo fotodocumentarista que, apesar de já configurar em domínio público, é pouco conhecido dos cariocas.

Contratado pela Prefeitura de Pereira Passos, foi o encarregado de registrar as mudanças estruturais no Rio de Janeiro por cerca de 30 anos, no início do século XX. Abertura de grandes avenidas, a demolição do morro do Castelo, extinção de cortiços para abrigar bairros nobres, o povo carioca em sua essência, nada escapou das lentes de Malta. Graças a ele, a cidade possui um acervo de 80 mil fotos, entre os anos 1900 e 1940. Grande admirador de Malta, o também fotógrafo Marcello teve a ideia de revisitar seu Rio de Janeiro, refazendo as célebres fotografias, nos dias atuais, buscando o ângulo e local exato. Digitalmente, uniu as imagens, selecionando minuciosamente o que ficaria em cena.
AMR-Praiaipanema
A charrete passa apressada em frente ao Municipal, mas com cautela, pois os enormes ônibus cruzam a Av. Central (ou Rio Branco?). Na Rua do Lavradio, as crianças brincam nos trilhos do bonde puxado a burro – esses ainda não foram substituídos pelos elétricos. Por falar em bonde, o ponto em frente ao relógio da Glória é um dos mais concorridos, levando os estudantes até a Gávea. Chegando a Zona Sul carioca, modernosos veículos dos anos 1910 enfileiram-se para subir a estrada da Vista Chinesa, dividindo a pista com ciclistas e corredores de final de semana. E, o que dizer da praia? Os cariocas de bons costumes não conseguem entender como aquelas pessoas de roupas sumárias, quase desnudas, não ruborizam nas areias de Ipanema.

Quem curtir precisa se programar, a mostra fica em cartaz somente até o dia 20 de novembro. (via MARIANA BROITMAN) 
AMr-Cinelandia
Augusto Malta Revival – O olhar documental de Augusto Malta, pelas lentes de Marcello Cavalcanti
Centro Cultural Light: Av. Marechal Floriano, 168 – Centro – Rio de Janeiro
De 2ª a 6ª Feiras, de 10 às 17h
De 28/10 a 20/11
Entrada Franca

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *