Azumi aposta em menu da boa sorte para começar 2020 com o pé direito - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Azumi _Zouni_Caldo à base de frango

Azumi aposta em menu da boa sorte para começar 2020 com o pé direito

No Japão, os três primeiros dias do ano são sagrados e ninguém pode realizar qualquer trabalho. Por isso, grandes quantidades de comida são preparadas com antecedência para serem consumidas nesse período. O antigo costume de Ano Novo se chama Osechi Ryouri e o Azumi lançou sua própria versão do festival. Até o dia 15 ou até durar o estoque, o tradicional restaurante japonês de Copacabana preparou um menu com sete itens que ficará em cartaz de terça a sábado somente no jantar (R$ 130)

Entre os pratos estão o kouhaku kamaboko, um bolo de peixe japonês que simboliza felicidade e pureza. Outra opção é o curioso datemaki, que é uma espécie de omelete em formato de rocambole à base de ovo com peixe ou camarão, que representa a sabedoria e dedicação acadêmica. Simbolizando fortuna e prosperidade, tem o kuri kinton, um purê de batata doce e castanhas. A seleção conta ainda com kuromame, a soja preta que simboliza boa saúde. Figura também o kobumaki, o peixe seco envolto em alga, que simboliza felicidade e sabedoria. Representando fartura, tem o tazukuri, que são anchovas secas. Ainda tem o kazunoko, ovas que simbolizam fertilidade e prosperidade. A longevidade e renovação da vida tem o ebi, ou camarão, como símbolo. O namasu, uma espécie de salada feita com fatias finas de vegetais levemente descascados e frutos do mar, marinados em vinagre de arroz por horas, simboliza alegria. Finalizando o cardápio tem o gobô, raiz de bardana, que simboliza vida longa e saudável.  

A casa oferecerá ainda outro prato da sorte, a zouni, sopa que se popularizou no pós-guerra e virou tradição nas festas de fim de ano no Japão (R$ 25). A receita leva caldo à base de frango, acompanhado de bolinhos de arroz prensado e toppings variados.

AZUMI
Rua Ministro Viveiros de Castro 127 , Copacabana
Tel: (21) 2295-1098 
Funcionamento: Seg à dom, 12h às 15h30 e 19h às 00h 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *