Festas populares de todo o país inspiram nova exposição do CRAB - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Festas populares de todo o país inspiram nova exposição do CRAB

O clima de carnaval volta à Praça Tiradentes na noite desta terça-feira por um motivo especial: o Centro Sebrae de referência do Artesanato Brasileiro – ou CRAB para os mais íntimos – lança neste dia 20 a exposição Festa Brasileira – Fantasia feita à mão. 

Com expografia de Jair de Souza e curadoria de Raul Lody e Leonel Kaz, a mostra gratuita apresenta um panorama das grandes celebrações populares brasileiras – religiosas, rituais e, como chamam o nosso Carnaval, profanas. Tudo partindo de adereços, máscaras, vestimentas e instrumentos musicais produzidos por milhares de artesãos anônimos de todo o país.

Entre bumbas e maracatus, a seleção ocupará nove ambientes do espaço e promete uma verdadeira aula sobre o nosso folclore. As peças reunidas pelos curadores em associações de artesãos, foram produzidas especialmente para celebrações populares como a Congada, em Minas Gerais, as Cavalhadas, no Centro-Oeste, as Folias de Reis fluminenses, os Reisados, em Alagoas, e até festejos rituais indígenas da região amazônica“Por trás da exuberância visual das festas, de seus sons, ritmos e cores, estão as mãos do artesão”, observa a dupla, que enaltece o gesto amoroso de mãos que desejam preencher o mundo de beleza – em geral, mãos anônimas, devotadas e sonhadoras.

O acervo especial será organizado em temas interessantes. Nas duas salas foram reservadas às máscaras da fantasia, por exemplo, o público vai conhecer os personagens por trás das máscaras de diversas festas brasileiras, muitas ligadas a ritos. “As máscaras transformam as pessoas em deuses, animais ou seres fantásticos. Por elas se pode vivenciar o mito, o fantástico, o cômico. Máscaras modeladas com papel, bordadas sobre tecido, trançadas com fibras vegetais, sempre integrando sentimentos que unem o ideal da brincadeira com o sagrado”, destacam os curadores. Em outra, os instrumentos artesanais mostram a sua influencia na cultura brasileira, e no “capítulo” Barracão, os bastidores da Mangueira serão o destaque no filme inédito O Próximo Samba, de Marcelo Lavandoski.

Nos últimos, porém, o público entra na festa. A princípio, com a batucada, e por fim com selfies em um cenário escolhido na hora. Além dos registros, espaços totalmente interativos tornam a visita aida mais bacana. 

SOBRE O CRAB

Instalado em um conjunto de três prédios do século 18, em plena Praça Tiradentes, o CRAB é um espaço para a qualificação do artesanato brasileiro, e tem como principal missão promover o artesanato nacional, contribuindo para o melhor posicionamento de imagem dos produtos feitos à mão no Brasil. O CRAB apresenta o artesanato ao mercado revelando suas histórias, origens, territórios, indivíduos e coletivos que criam objetos como expressão da cultura e da criatividade brasileira. Num formato múltiplo, o Centro possui ainda um auditório de 100 lugares, salas para oficinas e ambientes destinados à capacitação, formação, especialização, pesquisa e experimentação. A cada visita, não deixo de prestigiar a loja-evento, que aproxima o carioca e o turista do melhor artesanato brasileiro, sempre em diálogo com as exposições.

FESTA BRASILEIRA
De 21 de junho a 28 de outubro de 2017 | Ter. a sáb., das 10h às 17h
CRAB: Praça Tiradentes, 69, Centro
Tel.: (21) 3380-1855
www.crab.sebrae.com.br

Mariana Broitman

Responsável por levar a Agenda Carioca para o universo digital, desde 2012 a jornalista Mariana Broitman divide com a Antonia a missão de pesquisar e experienciar o que o Rio tem de melhor. Curiosa e apaixonada pela Cidade Maravilhosa, se dedica a apresentar - e descomplicar - o que há de mais autêntico, sempre de olho em novos projetos e talentos.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *