Além dos pincéis: Beatriz Milhazes apresenta conjunto inédito de esculturas - Agenda CariocaAgenda Carioca
Beatriz Milhazes: Marilola

Além dos pincéis: Beatriz Milhazes apresenta conjunto inédito de esculturas

Aclamada por sua pintura mundo afora, Beatriz Milhazes vem experimentando as potencialidades e desafios da escultura. O resultado desse processo é o tema da exposição Marola, Mariola e Marilola, que chega neste sábado à Carpintaria, charmosíssimo espaço da Fortes D’Aloia & Gabriel instalada dentro do Jockey Clube – bem próximo ao restaurante Rubaiyat. Esta será a primeira mostra dela na cidade desde a retrospectiva que realizou, em 2013, no Paço Imperial, e traz três grandes trabalhos tridimensionais, que deixam nítida a sintonia com suas telas, gravuras e colagens.

Seus círculos, flores e arabescos tomaram conta do espaço e agora estabelecem um novo tipo de conexão entre si e também com o espectador. E dependendo do ângulo em que você observa cada peça, forma-se um outro trabalho. “Esta possibilidade física é uma área de investigação que a pintura não oferece”, conta. As esculturas – Marola, Mariola e Marilola – que tem quase 3 metros de altura foram criadas ao longo de cinco anos de pesquisa nos Estados Unidos através de várias maquetes em tamanho natural e, depois de passar por Nova York e Paris, chegam ao Rio em grande estilo.

Considerada uma das mais importantes artistas brasileiras, Beatriz Milhazes se classifica como uma “uma pessoa do bidimensional. “Foi quase uma aventura. Minhas ideias, conceitos estão totalmente ligados ao plano. A maior dificuldade foi começar a raciocinar em três dimensões”, explica. Ela tem suas obras em coleções prestigiadas como o MoMA e o The Metropolitan Museum of Art, em Nova York e o 21st Century Museum of Contemporary Art, no Japão. E se prepara para entrar no seleto grupo de homenageados pela editora alemã Taschen, que já inclui nomes como Jeff KoonsCristopher WoolNeo RauchAlbert OhelenDarren AlmondAi WeiWei e David Hockney. Este semestre grande parte da obra de Milhazes estará reunida em um volume da série especial que a editora dedica a grandes pintores contemporâneos. O livro, em grande formato, terá tiragem limitada – assinada de próprio punho pela artista – e será lançado em quatro idiomas: alemão, inglês, francês e português. 

BEATRIZ MILHAZES: Marola, Mariola e Marilola
De 20 de maio a 15 de julho
Ter. a sex., das 10h às 19h; Sáb., das 10h às 18h
Carpintaria: Rua Jardim Botânico, 971, Jardim Botânico
Tel.: (21) 3875-5554

VEJA TAMBÉM: A IPANEMA DE OSKAR METSAVAHT – EXPOSIÇÃO CELEBRA O BAIRRO EM FOTOGRAFIAS E INSTALAÇÕES

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *