Blue Note: clube de jazz novaiorquino ganha primeira unidade brasileiraAgenda Carioca

publicidade

Blue Note em Nova York: estreia carioca será em agosto

Blue Note: jazzclub novaiorquino ganha unidade na Lagoa

Depois de um período meio morno, parece que a noite carioca está voltando a ficar animada. Primeiro foi o retorno do Hippo a Ipanema. Agora, a novidade será o Blue Note, clube de jazz novaiorquino que é considerado o mais exclusivo do mundo, e chega para dar cara nova à extinta casa de shows Miranda, no Complexo Lagoon.

Fundado em 1981 por Danny Bensusan, o clube acabou se tornando patrimônio cultural da cidade. Por lá passaram lendas da música como B.B King, Ray Charles e Quincy Jones, e o lugar virou referência também pelos novos talentos revelados no palco, como Ray Charles, Stevie Wonder e Sting. Além de ser um ícone novaiorquino, há outras duas outras unidades do Blue Note nos Estados Unidos e outras casas na China, Japão, Hong Kong e Itália. Em agosto, será a vez dos cariocas se tornarem parte dessa história. Por aqui, nomes como Dori Caymmi, Leny Andrade, Marcos Valle, Azymuth e Carlos Malta – todos presenças constantes nos jazz clubs de todo o mundo – se apresentarão com o grupo Brazil Jazz Stars, formado especialmente para a inauguração do Blue Note Rio em apresentações que marcarão a abertura entre os dias 31 de agosto e 1 e 2 de setembro. Depois destas três noites de abertura, grandes atrações estão confirmadas para todo o segundo semestre. Chick Corea & Steve Gadd Band, Sergio Mendes, Maceo Parker (foto), Hermeto Pascoal,  Baby do Brasil, Didier Lockwood e Jaques Morelenbaum estrelam a programação de setembro.

Além do compromisso com a música de excelência em uma atmosfera sempre intimista e aconchegante, o espaço também será dedicado a alta gastronomia. Eleito o melhor chef da cidade, Pedro de Artagão leva a expertise de seu Irajá Bistrot Formidable para a cozinha do Blue Note. A ideia é que, independente de uma atração inédita, a banda residente estenda a programação da casa por todos os dias da semana, pedindo assim um serviço que acompanhe a agenda seguindo os padrões do jazzclub original de Nova York, trazendo inclusive o brunch musical dos domingos. Para a nova cozinha, Artagão apostou em uma cozinha que mescle regionalizados como a nossa bolinha de queijo com tapioca e geleia de damasco, a receitas conhecidas internacionalmente como o steak tartare e hambúrgueres elaborados, que acompanharão um cardápio enxuto de pratos com a “cara” e assinatura do chef. O bar e a coquetelaria também trazem a assinatura do Grupo Irajá sob comando de Julieta Carrizzo, que promete clássicos como o Dry Martini e Gim tônica, além de uma carta de whiskies como pede a trilha sonora.

Em tempo, o Blue Note Rio terá programas de fidelidade com descontos, entradas expressas e até prioridades na compra dos ingressos. As vendas começam na próxima semana pelo site bluenoterio.com.br

Mariana Broitman

Responsável por levar a Agenda Carioca para o universo digital, desde 2012 a jornalista Mariana Broitman divide com a Antonia a missão de pesquisar e experienciar o que o Rio tem de melhor. Curiosa e apaixonada pela Cidade Maravilhosa, se dedica a apresentar - e descomplicar - o que há de mais autêntico, sempre de olho em novos projetos e talentos.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *