Realidade Virtual é tema de mostra interativa no Oi Futuro Flamengo - Agenda CariocaAgenda Carioca

Realidade Virtual é tema de mostra interativa no Oi Futuro Flamengo

A partir dessa semana, o Oi Futuro do Flamengo convida os cariocas a viverem uma experiência que mistura realidade virtual com história do cinema de maneira inusitada. Na exposição ‘Cartas a Lumiére – A chegada do trem à estação’, o artista multimídia Fabiano Mixo coloca o espectador em cena, unindo o cenário da nossa tão famosa Central do Brasil à ideia da obra ‘A saída dos operários da fábrica’, dos irmãos Lumière, que com 45 segundos de duração, foi um marco na história do cinema por ter sido o primeiro filme a ser projetado em público.

Em uma cadeira giratória, com óculos 3D e fones de ouvidos, cada visitante terá a sensação de estar passeando pela estação, no que ele define como um convite a escrever cartas sobre um novo tempo. A videoinstalação imersiva confronta as origens do cinema com novas tecnologias e espaços urbanos, e traça um paralelo entre as primeiras reações do público do Grand Café de Paris, onde o primeiro filme da história do cinema foi exibido em 1895, com a excitação contemporânea diante da Realidade Virtual. Deu para sentir?

“Originalmente, a ideia era criar uma videoinstalação que explorasse a imagem em 360 graus em um ambiente físico e imersivo”, conta o artista. Mas durante o processo, mudou de idéia: “Acabei esbarrando com a Realidade Virtual que, para mim, estabelece uma ligação muito clara com as origens da imagem em movimento, como se realmente estivéssemos diante do surgimento de algo singular. Procurei olhar esse novo ambiente através dos elementos que primeiro foram percebidos pelo cinema: os trabalhadores, os trens, a realidade em fragmentos. Vamos apresentar um resultado desses processos, que continuam em movimento.” Vale ir conferir!

VEJA TAMBÉM: EXPOSIÇÃO INÉDITA CONTA A HISTÓRIA DE STEVE JOBS NA PRAÇA MAUÁ
'Cartas a Lumiére' chega ao Oi Futuro Flamengo

CARTAS A LUMIÈRE – A CHEGADA DO TREM À ESTAÇÃO
Até18 de junho, de terça a domingo, das 11h às 20h
Oi Futuro: R. Dois de Dezembro, 63, Flamengo
Tel.: (21) 3131-3060 | Entrada gratuita

2 Comentários