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Cartilha traz recomendações para reabertura de bares e restaurantes

Por Alessandra Carneiro | Publicado em 9 de junho de 2020

Não há nada certo de quando bares e restaurantes poderão receber clientes no Rio. Mas uma coisa é certa: a reabertura exigirá uma série de cuidados extras. Pensando neste momento, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio de Janeiro (Abrasel RJ) lançou uma cartilha com recomendações, seguindo orientações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Pedro Hermeto, presidente da Abrasel RJ, acredita que a cartilha, que indica, entre outras orientações, a higienização frequente, a diminuição do número do público e novo modelo de cardápio, reforça os cuidados que já são feitos no dia a dia dos bares e restaurantes. “Em tempos de pandemia, novos procedimentos estão sendo realizados. Tudo pela segurança e conforto dos profissionais e clientes, evitando a disseminação da COVID-19”. Soma-se à cartilha, um vídeo da Abrasel nacional explicando algumas das medidas. Vale lembrar que a Abrasel nacional já havia lançado, em abril, um número de WhatsApp para dar suporte aos empresários que precisam de orientação em meio à crise.

https://youtu.be/QbYbMxm5iyM

A cartilha é gratuita e pode ser baixada no link https://is.gd/Cartilha_Abrael. Nela, consumidores e empresários encontram dezenas de orientações para equipe, clientes e adequações das instalações. Confira abaixo algumas normas:  

  • Diminua a capacidade de público do estabelecimento, de modo que seja possível uma separação mínima de 1m (um metro) entre as cadeiras ou 2m (dois metros) entre as mesas.
  • Repense o modelo de seu cardápio. Se não for possível abolir o menu físico (escrevendo os itens em uma lousa, por exemplo), prepare um modelo plastificado, que possa ser higienizado após o uso. Outra ideia é ter um cardápio digital, que o cliente pode acessar lendo um QR Code pelo celular.
  • Reforce as boas práticas na cozinha e reserve espaço para a higienização prévia dos alimentos crus, como frutas, legumes e verduras. Existem produtos específicos no mercado. Ou use uma solução de água sanitária na proporção de 10 ml (veja no rótulo se pode ser usada para alimentos) para 1 litro de água. Deixe os alimentos na solução por 10 minutos e depois enxágue em água corrente.
  • Disponibilize álcool em gel 70% para os clientes, na entrada e em pontos estratégicos do estabelecimento.
  • As comandas individuais em cartão devem ser higienizadas a cada uso.
  • Reforce a higienização do piso e de superfícies com detergente e sanitizantes adequados, seguindo as orientações do fabricante. Existem no mercado produtos químicos 2 em 1, ou seja, detergente e sanitizante juntos no mesmo produto.    

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