CasaBloco abre as portas no Rio com Ilê Aiyê e bonecos gigantes de Olinda - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

CasaBloco abre as portas no Rio com Ilê Aiyê e bonecos gigantes de Olinda

Tem novidade na folia carioca. De 26 de janeiro a 13 de fevereiro, a Casa França-Brasil veste a fantasia e se transforma na CasaBloco – um ponto de encontro de diversos blocos e cultura carnavalesca.  Ao todo, serão mais de 70 atrações entre bailes de carnaval, ensaio de blocos, oficinas, feiras gastronômicas, rodas de samba e muito mais.

ile aiyeOs destaques da programação são a presença do Ilê Aiyê, o mais antigo bloco afro de Salvador, e dos bonecos gigantes de Olinda, que desembarcam no Rio pela primeira vez na história. “Os bonecos oficiais nunca deixaram Pernambuco. Essa é a primeira vez em que eles vão entrar em um avião”, conta empolgada Rita Fernandes, idealizadora do projeto.

A CasaBloco funciona em duas etapas. De dia, a programação variada – e gratuita – traz oficinas, feiras gastronômicas, feiras de moda e encontro de blocos. A casa fecha as portas às 18h e reabre às 21h, quando começam as festas. DJs, blocos e rodas de samba dão o tom das noites, com ingressos à venda no site Ingresso Certo por R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

A abertura será no dia 26 às 10h, com a lavagem da CasaBloco pelos Filhos de Ghandi do Rio. O objetivo é abrir caminhos, atrair sorte e boas energias. As oficinas, como de customização de camisetas e maquiagem de carnaval, são gratuitas, mas é preciso fazer a inscrição no site e estão sujeitas a lotação máxima. A mais disputada é a com os mestres do grupo baiano Ilê Aiyê para músicos que já tenham formação.  Dentro do projeto, também acontecem a feira A Rua é Nossa, com estandes de produtos ligados ao universo do carnaval, e a Feira Gastronômica, com quitutes de bares como Aconchego Carioca, Botero e Bar da Frente.

À noite, a roda de samba será comandada pelo grupo Tempero Carioca e por Didu Nogueira, com Nelson Sargento e Mariene de Castro como convidados. No sábado, dia 27, Ilê Aiyê e Boitatá agitam os foliões. No dia 3, os bonecos gigantes de Olinda encontram o Bloco da Ansiedade, grupo carioca de frevo. Os shows ficam por conta da fanfarra do Calango Careta, de Brasília, Orquestra Voadora e Amigos da Onça.

O fim de semana de carnaval será todo voltado para os bailes de carnaval, começando com o tradicional Baile da Sebastiana. A programação completa está no site www.casabloco.rio.

CASABLOCO
Casa França-Brasil: Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro
Qui., das 14h às 19h; Sex. a dom., das 10h às 18h e 21h às 04h

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *