Casa Cor 2017: viver bem ganhou novas dimensões - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Espaço Tem.po do Casa Cor 2017

Casa Cor 2017: viver bem ganhou novas dimensões

A mais tradicional mostra de decoração carioca já tem data para começar. A partir de amanhã, dia 24, o carioca poderá visitar, se surpreender e se inspirar nas 40 criações de arquitetos, designers e paisagistas que ocuparam o AQWA Corporate, localizado no Porto Maravilha. O tema dessa 27ª edição aponta novas formas de viver das sociedades contemporâneas urbanas, nas quais morar e trabalhar no mesmo lugar torna-se cada vez mais corriqueiro e necessário. Sem perder o charme e encanto, a Casa Cor nos apresenta lofts e estúdios pequenos, salas de estar e espaços corporativos onde “habitar em um ambiente pequeno e somente com o essencial” podem ser sinônimos de harmonia.

A Casa Cor que aporta no Porto Maravilha, por si só, já denota seu diferencial. O AQWA Corporate é o primeiro prédio assinado e projetado pela Foster+Partners do premiado arquiteto inglês Norman Foster no Brasil. A construção, espelhada e com forma diagonal, possui certificação Leed Gold (Leadership in Energy and Environmental Design) em sustentabilidade. A escolha da Casa Cor Rio pelo Porto Maravilha representa sua aposta na revitalização de uma região, até então, abandonada, mostrando que a beleza pode estar presente em todas as áreas da cidade.

Dentre os destaques, o Espaço Tem.po das arquitetas Luiza Bottino e Valeska Ulm consegue mesclar o novo com o velho. Com um piso de cimento queimado, parede de tijolos aparentes e prateleiras curvas de ferro, a mistura contemporânea e rústica das criadoras é de uma beleza ímpar. Para complementar o espaço, cartas manuscritas e peças de antiquário romantizam o ambiente. Ao decorá-lo, a dupla conta que era importante resgatar a história do próprio Porto, recuperando sua atmosfera e entorno.

Cozinha Gourmet Casa Cor 2017

Apesar da forte presença de trabalhos manuais com tramas, cordas, crochê e couro em muitos dos espaços decorados, o contemporâneo também dá o tom do evento. Um belo exemplo é a Cozinha Gourmet da Estilista Glória Coelho assinada por Cristina Côrtes. Nela predomina a madeira clara, mas foi a inspiração por trás de tudo que está exposto que chama a atenção de quem passa. Aproximando-se dos armários e balcões podemos notar códigos binários desenhando delicadamente os veios da madeira que representam os dizeres “felicidade”, “amor” e “paz”. Essa espécie de mantra quer transmitir a mensagem de “curar, proteger, prosperar, dar amor, paz e felicidade”. No centro da cozinha foi instalada uma passarela de telão, onde são projetadas cenas de desfiles da estilista. Com croquis espalhados sobre a mesa, a ideia foi criar um ambiente em que Glória Coelho pudesse receber, cozinhar e ainda apresentar sua coleção prêt-à-porter aos amigos.

Box 21 no Casa Cor 2017 O Lofts temáticos, como o da executiva, do comandante e do empresário carioca apresentam soluções para ordenar um espaço pequeno de maneira confortável e charmosa levando em consideração as necessidades pessoais desses profissionais. Sempre arejados e abertos, os lofts são dispostos por divisórias interessantes e funcionais (esqueçam as portas e paredes). Os armários são de vidro transparente, as estantes suspensas, as madeiras recortadas para demarcar e dar visibilidade ampla ao ambiente. Delimitam-se os espaços sem necessariamente fechá-los (transparência em alta!). Outro ponto alto da mostra é o Box 21, de Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida. Lá essa divisão ocorre por conta de um grande “cubo” central, onde o banheiro se encaixa confortavelmente. Apertado? Não! Com a presença de uma banheira e uma parede verde viva, o urbano aproxima-se da natureza, trazendo tranquilidade e bem-estar.

Rosa Millenial no Casa Cor 2017Na paleta de cores, preparem-se para uma forte presença do rosa millenial. Em tons suaves, antigos e pastéis, essa cor se apresenta como “genderless” e está presente em inúmeros espaços. O cinza também é onipresente, não apenas nas paredes e pisos com o cimento queimado, mas em objetos decorativos. A Casa Cor deste ano vem para afirmar que o “estar comprimido” na aceleração do mundo contemporâneo não significa viver privado de qualidade de vida. Dica para os interessados: não concentrem o olhar apenas nos ambientes indoor, apeciem a imponente fachada do prédio e a paisagem pelas janelas. O 21º andar – onde a mostra está localizada – nos presenteia com uma das mais lindas vista da Cidade Maravilhosa.

CASA COR 2017
De 24 a outubro à 30 de novembro | ter a dom (inclusive feriados) de 12h às 21h
AQWA Corporate: Via Binário do Porto, 299, Santo Cristo
Ingresso: ter a sex R$ 50 (inteira) e sáb, dom e feriado R$ 60 (inteira) | Compre online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *