Chef transforma encontros lusitanos em livro de crônicas e receitas - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Chef transforma encontros lusitanos em livro de crônicas e receitas

Pelos caminhos de Portugal, há muitas surpresas, principalmente saborosas. Foi assim que a chef Mariana Vidal teve a ideia de transformar os encontros culinários das temporadas que passou pela cidade de Lisboa em histórias. Enfim, nasceu o livro “Saboreando Lisboa”, cujo lançamento está marcado para terça-feira, dia 3 de setembro, na Livraria Argumento no Leblon. 

Em meio a fotos e receitas lusitanas, Mariana leva o leitor a uma verdadeira viagem aos momentos que vivenciou na capital portuguesa de forma muito casual. Por meio de crônicas, inspiradas não só pelas ruelas, como também pelas iguarias, a autora consegue transmitir os sentimentos e as memórias de cada presença do registro. “Segui em frente e avancei na Rua das Pedras Negras. Na linda mercearia Prado comprei as azeitonas, os queijos, os pães e as sardinhas que não comemos. Não me enganei ao ver uma seta apontando a rua que me conduziria até você. Desviei infeliz do meu próprio desejo, mas sabia que a direção a seguir era simplesmente alguma outra me levasse para o futuro, onde não estaria você”, conta Mariana em um dos textos escolhidos para a coletânea do livro. 

Receita de uma das crônicas, de arroz de pato com paio e azeitonas

Publicado pela editora Senac Rio, com distribuição para todo Brasil, o livro celebra a redescoberta da alegria da chef após a separação. Os textos nos levam a Lisboa das tascas, ladeiras, painéis de azulejos e simpatia dos patrícios. Lisboa essa de um Portugal que exerce grande influência nas receitas que ela serve nos eventos mais bacanas do Rio.

Com 10 anos de estrada pelo universo culinário, Mariana, que deixou para trás uma bem-sucedida carreira de advogada, já havia se permitido emendar por outros caminhos além da gastronomia. Em 2016, publicou o livro “Saboreando o Rio”, sua primeira receita com palavras, preparando-a para mergulhar nos sabores lusitanos, que chega às prateleiras a partir das 18h30. Que tal levar para casa um jantar poético e português preparado pelas mãos de Mariana?

Lançamento do livro Saboreando Lisboa
Editora Senac Rio
Lançamento: terça-feira, 3 de setembro, às 18h30
Livraria Argumento (Rua Dias Ferreira 417, Leblon)


Um comentário

  1. MARIANA DAIHA VIDAL
    27 de agosto de 2019

    Antonia linda! Obrigada pelo carinho e o relato cuidadoso com a perspicácia que só uma jornalista inteligente sabe ter!!! ❤️

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *