Circuito de galerias agita a temporada pré-Art Rio - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

CIGA: Adriana Varejão e Paula Rego

Circuito de galerias agita a temporada pré-Art Rio

Preparando-se para a estreia na Marina da Glória, a ArtRio chega a sua sétima edição entre os dias 13 e 17 de setembro reunindo importante galerias brasileiras e internacionais. Uma das maiores feiras de arte do mundo, o evento já se tornou também um dos programas culturais mais interessantes do Rio, fixando-se na agenda de setembro na cidade.

Como também já virou atração na agenda carioca, nos dias que antecedem a ArtRio, está confirmada a quarta edição do CIGA – Circuito Integrado das Galerias de Arte. Entre 11 e 12 de setembro, as principais galerias da cidade terão programação e horários especiais com abertura de exposições, visitas guiadas, conversas com artistas e performances, entre outras atividades. “A ideia de ter o CIGA na mesma semana da ArtRio é justamente ampliar esse calendário especial de arte. A cidade inteira terá programação voltada para as artes, e as galerias, assim como os museus, são muito importantes para o contato do público com a arte e com os artistas. As pessoas têm que incluir esses endereços em seus roteiros de aprendizado e lazer”, explica Brenda Valansi, presidente da ArtRio. Durante a semana, a organização disponibiliza um serviço de van CIGA: Vice-versa Waltércio Caldas Mul.ti.plo Espaço Artegratuito que irá percorrer todas as galerias, organizadas por regiões. Na segunda-feira a van sai às 17h30 da galeria Mul.ti.plo Espaço e Arte, no Leblon, passando pelas galerias de Ipanema e Copacabana. Na terça-feira sairá às 17h30 do Espaço Saracura, na Saúde, passando por Botafogo, Jardim Botânico e Gávea.

O circuito este ano promete ser interessante. Abrindo a semana artsy, a invidual de Waltércio Caldas, Estados de Imagem, é a aposta da Múltiplo. Na terça-feira, a exposição Oscar Niemeyer será lançada na Galeria Inox, em Copacabana, enquanto a hypada Carpintaria, no Jardim Botânico, traz o trabalho de Adriana Varejão e Paula Rego. Confira a programação completano portal artrio.art.br.

NOVIDADES NA ARTRIO

ArtRio: Claudia Sehbe assume o novo programa 'Palavra'Diga-se de passagem, o evento terá ainda uma novidade este ano. Batizado de Palavra, o novo programa da ArtRio se dedicará a mostrar como a palavra – escrita e falada – é importante nos diferentes processos de criação da arte. A programação teve curadoria da poetisa e artista plástica Claudia Sehbe, que vai unir poetas e artistas que usam a palavra como peça chave em seu processo criativo. Já estão confirmadas as participações de Cabelo e dos poetas do selo Lábia Gentil, da galeria A Gentil Carioca, que publica exclusivamente livros de poesias.

A agenda do Palavra vai acontecer em um palco no estilo teatro de arena, projetado exclusivamente por Zanini de Zanine para a ArtRio, que será instalado nos jardins da Marina e vai possibilitar a aproximação do público com os artistas. Nele, os artistas poderão ler escolhidos por eles, que tenham influência em seu processo de criação.

VEJA TAMBÉM: MOSTRA CELEBRA 50 ANOS DE TROPICÁLIA NO CCBB

Mariana Broitman

Responsável por levar a Agenda Carioca para o universo digital, desde 2012 a jornalista Mariana Broitman divide com a Antonia a missão de pesquisar e experienciar o que o Rio tem de melhor. Curiosa e apaixonada pela Cidade Maravilhosa, se dedica a apresentar - e descomplicar - o que há de mais autêntico, sempre de olho em novos projetos e talentos.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *