Coleção inspirada no Cerrado é destaque da LOKALwear em nova loja - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Coleção inspirada no Cerrado é destaque da LOKALwear em nova loja

Conhecida por seu design original e preocupação em prestigiar comunidades locais, focando na sustentabilidade da cadeia produtiva, a LokalWear – marca de acessórios da designer carioca Bruna Seve Patkó – acaba de ganhar casa nova em Ipanema. Há alguns anos atendendo as clientes um charmoso ateliê no Jardim Botânico, Bruna leva suas peças ao quadrilátero de chame de Ipanema, com direito a lançamento especial: acaba de apresentar a coleção Fibras.

À parte do tradicional calendário fashion, a marca segue a sua própria agenda, já que cada novo trabalho envolve muita pesquisa de materiais e mão de obra que conversem com o conceito sustentável da marca. Depois de conquistar as fashionistas com seus maxibrincos de resina inspirados nas rendas húngaras e de estrear em solo brasileiro com um trabalho feito em ossos no Norte do país, ela encontrou inspiração em Brasília. A coleção da vez vai além das famosas formas arquitetônicas da cidade, para apresentar a vegetação característica do cerrado. Foi através de conversas com a ArteSol – organização que utiliza o artesanato como forma de inserção social – que Bruna e seu marido e sócio Gabor Patkó conheceram o trabalho do artesão João Gomes da Silva, dedicado a fazer esculturas com o ‘Capim Colonião’, muito característico da região. A partir daí foram inúmeras viagens a Gama, cidade satélite da capital, onde ele vive, para pesquisar e desenvolver modelos com esse material.

Por ser uma matéria prima sazonal, o capim é congelado para garantir produções futuras. Ele passa ainda por um tratamento onde a clorofila é retirada, garantindo assim a tonalidade palha e a maior conservação do produto. Além do capim, outra flor típica da região também foi utilizada na coleção, a ‘Pau de Leite do Cerrado’. Ela aparece em metal colorido, trazendo um ar contemporâneo e único para os produtos naturais.

Diga-se de passagem, esta é uma das maiores coleções da designer, e traz nada menos que 20 modelos de brincos, 4 braceletes e 3 colares feitos com capim desidratado e metal pintado nas cores vermelho, azul celeste, areia e grafite, todos feitas 100% manualmente. Inclusive, até esta etapa do processo é especial: as peças hoje em processo de produção no Rio contam com a participação de três meninas originárias do Galpão Aplauso e que agora foram contratadas pela marca. “É muito bom ver a coleção nascer depois de todo o trabalho de pesquisa com materiais não convencionais. O resultado final faz valer toda a intensidade que vivemos. Estamos muito felizes”, conta Bruna. É muita fibra, Brasil! (por MARIANA BROITMAN fotos DANIEL MATTAR)

LOKALWEAR IPANEMA
Rua Aníbal de Mendonça, 108
Tel.: (21) 99918-6566

Mariana Broitman

Responsável por levar a Agenda Carioca para o universo digital, desde 2012 a jornalista Mariana Broitman divide com a Antonia a missão de pesquisar e experienciar o que o Rio tem de melhor. Curiosa e apaixonada pela Cidade Maravilhosa, se dedica a apresentar - e descomplicar - o que há de mais autêntico, sempre de olho em novos projetos e talentos.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *