Coletivo Viver Bem fomenta o diálogo sobre o papel e resistência femininas - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Xênia França

Coletivo Viver Bem fomenta o diálogo sobre o papel e resistência femininas

Jout Jout“O diálogo cria base para colaboração”, já dizia o educador e filósofo Paulo Freire. Pensando nisso e contribuindo para formar um espaço seguro para troca de opiniões e pensamentos, foi criado o Coletivo Viver Bem, uma iniciativa da loja Cantão em 2017. O Coletivo de criação colaborativa deseja discutir o papel da mulher em diferentes frentes da sociedade contemporânea.

E participando para que isso aconteça, ele vai promover a partir do dia 29 de setembro, a segunda edição do evento Coletivo Viver Bem com uma nova rodada de conversas, desta vez em torno do tema “Cultura & Conexões”. Os encontros este ano vão acontecer no IED Rio – Istituto Europeo Di Design e trazem, além dos debates, atrações culturais como pocket shows, oficina de beleza com tranças africanas e turbantes, aulão de salsa e a participação do Chega Junto, um projeto que traz refugiados à comunidade da Junta Local.

Vamos à programação? Quem dá o start é a cantora Xênia França que, ao lado da radialista Fabi Pereira, da diretora de videoclipes Gabi Jacob e da produtora do Circo Voador, Gaby Morenah, vai comandar um bate-papo sobre “A Música como Manifestação da Nossa Cultura”. Abordando questões como representatividade, gênero e resistência, essas mulheres vão falar sobre como a arte pode ser símbolo de luta e afirmação da mulher inserida em uma sociedade racista e desigual.

E vale anotar na Agenda os próximos encontros que também são imperdíveis: no dia 27 de outubro a conversa vai ser conduzida pela artista plástica Rita Wainer que refletirá sobre o tema “A Arte Salva?”. E, para fechar com chave de ouro, o IED Rio receberá no dia 24/11 a famosa youtuber Jout Jout para falar sobre a falta de pluralidade no mercado criativo e audiovisual.

Coletivo Viver Bem 2018 – Cultura & Conexões
29 de setembro (Música) | 27 de outubro (Arte) | 24 de novembro (Audiovisual)
Evento gratuito sujeito a lotação
IED-Rio: Av. João Luiz Alves 13, Urca – Horário: 10h/14h
Para mais informações, basta acessar o evento no Facebook.

Crédito: Gabriel Klein (foto destaque)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *