Coluna Alto Astral, por Constança Basto (2 a 8/1) - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Coluna Alto Astral, por Constança Basto (2 a 8/1)

Feliz 2019 a todos!

O ano começa com Marte entrando no signo de Áries, sua casa, seu signo, favorecendo a ação, a garra e a disposição de lutar por nossos objetivos. Esse aspecto nos dá mais força para tomarmos as atitudes e decisões que nos levarão a avançar nos nossos empreendimentos. É um período propício para agir!

Quem olhou para o céu na madrugada do dia 1o viu ao lado da linda lua minguante um pontinho bem brilhante, a linda Vênus, fazendo uma conjunção com a Lua, ambas em Escorpião. E esse encontro fala de intensidade nas relações, vontade de aprofundar nossos laços de afeto, desejo de intimidade e vínculo. Excelente momento para namorar.

O Sol entrou o ano fazendo conjunção com Saturno. Esse deverá ser um ano de reflexão sobre nossos objetivos, sobre o que realmente queremos da vida. O que precisamos fazer para chegar onde queremos? Quais as responsabilidades que precisamos assumir a fim de poder crescer e nos expandir em direção a realização dos nossos planos? Resolva o que for preciso agora, não deixa para amanhã. As cobranças e a realidade vêm bater nossa porta durante esse período e é fundamental não fugir da raia, encarar de frente as frustrações, lidar com nossas limitações e ao mesmo tempo acreditar que é possível chegar onde queremos se nos esforçarmos e não desistirmos.

Sol e Netuno se encontram de forma harmônica no céu dessa semana e, se tivermos clareza e foco com relação ao que queremos, Netuno pode nos ajudar a fazer com as que as coisas fluam na direção dos nossos desejos. A ideia é se deixar levar por esse fluxo de acontecimentos.

Mercúrio e Urano fazem um belo trígono no céu no dia 3 de janeiro e durante esse encontro podemos ter insights e ideias brilhantes para resolver questões que nos preocupam e podemos ter encontros interessantes e surpreendentes que nos trazem mensagens importantes.

Mercúrio também faz uma quadratura com Marte, no dia 4 de janeiro, e esse aspecto aumenta a irritação e a agitação no dia a dia. Caso sinta que as discussões estão caminhando mal, tente contar até 10 ou se afastar um pouco e deixar o calor baixar, a fim de evitar explosões ou conflitos desnecessários.

Mercúrio ingressa em Capricórnio no sábado dia 5 ficando neste signo até 24/01. Isto pode gerar alguns contrastes. Por um lado, Marte está em Áries e nos traz mais ousadia e disposição e por outro, Mercúrio está em Capricórnio e faz com que nossa mente fique mais cautelosa. Dependendo de como integramos esses aspectos, eles podem trabalhar bem juntos, gerando ações cautelosas e bem pensadas, ou podem restringir nossos impulsos.

No dia 5, sábado, acontece a lua nova em Capricórnio e teremos um eclipse parcial do Sol, que só será visível em uma parte da Ásia e do Oceano Pacífico. Esse eclipse é o primeiro do mês, serão dois, e acontecerá em Capricórnio ativando o eixo Câncer-Capricórnio. Seus efeitos duram 6 meses e nos afetam na área ou nas casas do nosso mapa onde se encontra esse eixo. Os eclipses são oportunidades, portais de transformação, e, como o sol fica parcialmente oculto nesse evento, podemos enxergar melhor as nossas sombras e trabalhá-las. É fundamental olhar para o tamanho do nosso ego e o tamanho da nossa ambição. Aqui falamos de encontrar um equilíbrio entre extroversão e introversão, entre as minhas ambições e o que toca o meu coração. Estabeleça suas próprias regras nesse momento em comunhão com o que você sente que ecoa com a sua verdade interior, baseado no que é possível cumprir, para então tomar suas decisões mais a frente de maneira clara e produtiva. Elimine os maus hábitos do passado para seguir com coragem, organização e disciplina em busca de seus propósitos.

Começamos o ano com um alinhamento planetário em Capricórnio. Saturno, Plutão, Sol, Lua, Mercúrio e Nodo sul, todos estão nesse signo. Portanto as questões de Capricórnio estão muito enfatizadas, e elas são: nossas ambições, onde queremos chegar na vida, os sacrifícios que precisamos fazer, as responsabilidades que precisamos assumir, os limites da realidade que precisamos encarar, a persistência, o trabalho duro, a seriedade, a rigidez, a disciplina. Ao mesmo tempo precisamos sempre lembrar do signo que está na sombra, Câncer, pois é integrando as questões desse outro signo que chegaremos ao equilíbrio fundamental para criar as bases sólidas que buscamos. Em Câncer as questões que precisamos integrar ao nosso dia a dia são os assuntos familiares, não podemos ignorar nossas questões emocionais e precisamos olhar para o passado, lá podemos encontrar respostas para o nosso desenvolvimento no presente. É nessa química que se encontra o aprendizado que o céu está nos propondo agora. Mãos a obra!

Boa semana e um ano maravilhoso para todos!

Resumo dos aspectos:

  • 1.01 Marte em Áries: Esse aspecto nos dá mais força para tomarmos as atitudes e decisões que nos levarão a avançar nos nossos empreendimentos. É um período propício para agir!
  • 1.01 Lua conjunção Vênus em Escorpião: Esse encontro fala de intensidade nas relações, vontade de aprofundar nossos laços de afeto, desejo de intimidade e vínculo. Excelente momento para namorar.
  • 2.01 Sol conjunção Saturno: As cobranças e a realidade vêm bater nossa porta durante esse período e é fundamental não fugir da raia, encarar de frente as frustrações, lidar com nossas limitações e ao mesmo tempo acreditar que é possível chegar onde queremos se nos esforçarmos e não desistirmos.
  • 3.01 Sol sextil Netuno: se tivermos clareza e foco em relação ao que queremos, Netuno faz as coisas fluírem na direção dos nossos desejos. A ideia é se deixar levar por esse fluxo de acontecimentos.
  • 3.01 Mercúrio trígono Urano: durante esse encontro podemos ter insights e ideias brilhantes para resolver questões que nos preocupam.
  • 4.01 Mercúrio quadratura Marte: e esse aspecto aumenta a irritação e a agitação no dia a dia. Caso sinta que as discussões estão caminhando mal, tente se afastar um pouco e deixar o calor baixar, a fim de evitar explosões ou conflitos desnecessários.
  • 5.01 Mercúrio em Capricórnio: faz com que nossa mente fique mais cautelosa e responsável com nossos atos e palavras.
  • 5.01 Lua nova em Capricórnio e eclipse parcial do Sol: Os eclipses são oportunidades, portais de transformação, e, como o sol fica parcialmente oculto nesse evento, podemos enxergar melhor as nossas sombras e trabalhá-las. É fundamental olhar para o tamanho do nosso ego e o tamanho da nossa ambição e assim poder encontrar um equilíbrio entre extroversão e introversão, entre as minhas ambições e o que toca o meu coração.

Imagem: Vênus, Luiz Zerbini2018

Constança Basto é astróloga e divide seu tempo entre livros, mapas, sinastrias, previsões e ama tirar dúvidas astrológicas. Quem quiser continuar o papo alto astral, entre em contato pelo e-mail [email protected], pelo Instagram @constancabasto ou envie um comentário para a coluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *