"ComCiência": hiper-realismo de Patricia Piccinini conquista os cariocas no CCBB - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

“ComCiência”: hiper-realismo de Patricia Piccinini conquista os cariocas no CCBB

Matéria publicada em 2 de maio de 2016

Quem ainda não foi conferir a exposição “ComCiência” no Centro Cultural Banco do Brasil, precisa correr! Sucesso absoluto em São Paulo e Brasília, a mostra apresenta as criações hiper-realistas de Priscila Piccinini, que partiu de pesquisas de biotecnologia e de engenharia genética para esculpir criaturas mutantes. (por MARIANA BROITMAN) 

Difícil ver um carioca que ainda não tenha esbarrado com a imagem de capa. A obra O tão esperado mostra uma criança dando colo a criatura aparentemente velha, que mistura traços humanos com a feição de um macaco – com direito a uma calda fechando o pacote. Bizarro!, foi meu primeiro pensamento, mas os semblantes tranquilos, como se sonhassem juntos, logo me fizeram amar aqueles dois bonecos, aquela cena, aquela cumplicidade. É este estranhamento que a artista austrataliana busca quebrar em sua mostra, que traz para o território da arte a questão das mutações genéticas, dos efeitos da ciência e dos limites morais e éticos do ser humano.

Diferente das esculturas gigantes de Ron Mueck, que em 2015 teve seus trabalhos expostos no Museu de Arte Moderna, as criações de Patricia tendem para o surrealismo. Mas apesar do lado mutante dos personagens criados por ela, cada obra – feita de silicone, fibra de vidro e cabelo humano – tem a sua própria história, e estas, são definitivamente reais. A Big Mother, por exemplo, escultura com feições de macaco que amamenta um ser humano, nasceu graças a história de uma babuína que, sofrendo pela perda da própria cria, raptou um bebê humano. Veias, pelos, cores… tamanha precisão da artista fazem com que a gente se questione se elas realmente não poderiam existir. E a própria artista diz que a ideia é enfatizar o lado humano dos animais e o lado animal dos humanos. De fato, o que a princípio soa bizarro e desconhecido, logo perde força diante das expressões afetuosas. Programa para toda a família!

COMCIÊNCIA – PATRÍCIA PICCININI
CCBB Rio: Rua Primeiro de Março, 66, Centro
Tel.: (21) 3808-2020
De qua. a seg., das 9h às 21h
Entrada franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *