Comida di Buteco: 60 participantes no circuito 2017 - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Comida di Buteco: 60 participantes no circuito 2017

Assim como em fevereiro tem carnaval, para os foodies cariocas, abril é o mês do Comida di Buteco. Já firme no calendário da cidade, o concurso gastronômico se supera em 2017, e agitará nada menos que 60 botecos este ano, 14 a mais que no ano passado.

Criado em 2000, em Minas Gerais, e há 10 anos na Cidade Maravilhosa, o concurso resgata e valoriza a culinária de raiz e os butecos tradicionais – ou “espontâneos” como são tratados no Concurso. A edição da vez desafiou os cozinheiros a apresentarem petiscos exclusivos que contenham um cereal, como arroz, aveia, cevada, linhaça, milho, quinoa, trigo ou o que mais der na telha. O preço máximo permitido por quitute é de R$ 25,90, o mesmo do ano passado, e o roteiro da vez passa pelas regiões da Zona Portuária, Ilha da Gigóia, Baixada Fluminense, Ilha de Paquetá, Zona Sul e a grande Tijuca. Ufa! 

O evento vai rolar entre 14 de abril e 14 de maio, e vencedor segue para a etapa nacional em que concorrerá com outros 19 campeões de todo o Brasil pelo prêmio de melhor dos melhores, que vai levar a cidade e o buteco ao pódium da cozinha de raiz do Brasil.

Na estreia desta categoria, em 2016, o Bar do Davi, no Leme, ficou com o prêmio. Para este ano, o boteco no Morro Chapéu Mangueira, no Leme, preparou a Saudosa Maloca, bolinhos de milho com queijo recheado com carne seca ao molho de azeitonas. Na lista de estreantes, estão nomes como os badalados tijucanos Bar Madri, e Noo Cachaçaria, que servirá um Curuqui 2.0, bolinho crocante por fora e macio por dentro, feito de tapioca, queijos e linguiça, e servido com molho de pimenta e cevada.

Entre os estreantes que prometem atrair curiosos, estão o Caiçara, na Ilha da Gigóia, que servirá o Cananéia – sardinha cozida com folha de bananeira e especiarias, conservada no azeite de oliva, servida com vinagrete de quinoa e cestinha de pão fresco -, e o Zeca’s, em Paquetá, que apostou no trigo para criar o seu Belo, Recatado e do Mar. Sente a descrição: tortinhas de massa folhada recheada com maravilhoso camarão na manteiga e requeijão cremoso, acompanhadas de crocantes chips de aipim gratinados com cheddar e bacon.

Vale a pena desbravar o circuito completo e montar o seu roteiro pelo site comidadibuteco.com.br/rio-de-janeiro.

VEJA TAMBÉM: FESTIVAL GASTRONÔMICO MOVIMENTA O FERIADÃO EM SANTA TERESA

Mariana Broitman

Responsável por levar a Agenda Carioca para o universo digital, desde 2012 a jornalista Mariana Broitman divide com a Antonia a missão de pesquisar e experienciar o que o Rio tem de melhor. Curiosa e apaixonada pela Cidade Maravilhosa, se dedica a apresentar - e descomplicar - o que há de mais autêntico, sempre de olho em novos projetos e talentos.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *