Confira nosso guia com os blocos do carnaval do Rio - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Confira nosso guia com os blocos do carnaval do Rio

Não dá para começar a lista do fim de semana sem falar do imbróglio que poderia ocasionar o cancelamento de alguns dos mais tradicionais blocos do Rio. De acordo com a nota pública divulgada pela Sebastiana e Liga do Zé Pereira e assinada em conjunto por 19 blocos, “estamos diante da inexequibilidade de algumas exigências feitas de forma intempestiva, e a menos de uma semana do carnaval”. A última reunião foi positiva para os blocos e faltam apenas alguns detalhes para confirmar a autorização. Mas vale ressaltar que a nota dos blocos fala em “gincana do impossível”, com exigências que variavam a cada reunião e por blocos com estruturas similares. A situação ainda é uma incógnita e os blocos – alguns tradicionais como Carmelitas, Orquestra Voadora e Simpatia É Quase Amor – correm contra o tempo para reverter a situação. Mesmo assim, decidimos manter em nossa guia – que não traz toda a agenda do Rio, mas conta com uma curadoria do que achamos ser as melhores opções para diferentes tipos de público – todos os blocos previstos para sair anteriormente. Mas lembramos que os foliões devem conferir o acontecimento dos mesmo nas páginas oficiais no dia do desfile.

SEXTA

Sextou e já é carnaval, minha gente! Quem tem a sorte de não trabalhar nesse dia, pode aproveitar para acordar mais tarde e rumar para Santa Teresa à tarde, de onde sai o tradicional Carmelitas às 13h na esquina da Ladeira de Santa Teresa com a Rua Dias de Barros. Aviso para os desavisados: lota muito!

Quem prefere algo mais tranquilo, a Banda do Lido sai às 16h na
Rua Ronald de Carvalho, entre Rua Viveiros de Castro e Av. Nossa Senhora de Copacabana. Na Lagoa, altura da R. Maria Quitéria, o Rola Preguiçosa agita os foliões a partir das 18h.

SÁBADO

Acordou cedo? O Amigos da Onça agita o posto 3 do Flamengo a partie das 6h. O Céu na Terra enche o Largo dos Guimarães, em Santa Teresa, com marchinhas a partir das 7h. No mesmo horário, enfim a abertura oficial do carnaval, com o maior bloco da cidade e um dos maiores do mundo: o Cordão da Bola Preta às 7h. Gente, gente e mais gente! É aquele bloco que mesmo quem foge de multidão deve ir ao menos uma vez na vida para dizer que foi. São 101 anos de história e um público que chega a 1 milhão de pessoas na Av. presidente Antonio Carlos, no Centro.

Às 8, o Multibloco faz o seu mix de samba, marchinha, olodum, funk e rock brasileiro na Av. Henrique Valadares com R. Ubaldino do Amaral, na Lapa. No mesmo horário, mas no Jardim Botânico, o Escangalha leva seu repertório de sambas-enredo para a R. Pacheco Leão. Para quem gosta de funk, o Carrossel de Emoções ocupa a Av. Lúcio Costa, na Barra, também às 8h.

A tarde começa no ritmo nordestino do Terreirada Cearense, que se concentra às 13h na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão. O tradicional Barbas sai às 14h em Botafogo, na esquina da Rua Arnaldo Quintela com Rua Assis Bueno. Às 15h, o Rebarbas ocupa a Praça Mauro Duarte, também em Botafogo.

DOMINGO

Pela manhã os fãs do Michael Jackson se juntam na Praça Barão de Drummond, em Vila Isabel, para o Thriller Elétrico, com releitura dos hits do Rei do Pop. Quem estiver por ali, a boa na parte da tarde é a Marcha Nerd, que une jedis e trekkers na Praça Xavier de Brito, na Tijuca, às 14h. Saem as marchinhas, entra John Williams.

Voltemos para a manhã: às 9h tem Bangalafumenga no Aterro na altura do Monumento aos Pracinhas e o Laranjada Samba Clube só com sambas-enredo na R. General Glicério em Laranjeiras. Às 10h, o Toco-Xona sai na Praia do Flamengo; às 11h, o tradicional Cordão do Boitatá ocupa a Praça XV e o Areia sai no Posto 12, no Leblon.

Para a tarde, nossas apostas são o Exagerado, com músicas de Cazuza, ao meio-dia; e Toca Rauuuul!, na Praça Tiradentes, Centro às 16h, com releituras de hits do Raul Seixas; Que Merda é Essa? na
Garcia D´Ávila com Nascimento Silva, Ipanema; e o Afoxé Filhos de Ghandi na Praça da Harmonia, na Saúde, às 17h

SEGUNDA

Segunda é dia de ser feliz e pela manhã são várias opções para escolher. Às 8h, o Corre Atrás sai no posto 11, no Leblon. Às 8h30, o Bloco Virtual sai no Leme. Às 10h, o Que Pena, Amor leva seu repertório de pagode das antigas para o Buraco do Lume, no Centro; e o Pede Passagem sai na Praça Santos Dumont , na Gávea. Às 11h, o Sargento Pimenta faz a sua versão única dos clássicos dos Beatles no Monumento das Pracinhas, no Aterro.

Seguindo no rock, os Dinossauros Nacionais tocam BRock Anos 80 no Largo São Francisco de Paula, no Centro, a partir das 12h. Seguindo no ritmo, o Bukowski coloca o seu bloco Não Deixe o Rock Morrer na Rua Álvaro Ramos a partir das 14h. Em SantaTeresa, o Aconteceu sai no Largo dos Guimarães às 16h. E o Bloco de Segunda sai na R. Marques, no Humaitá, às 16h.
B

TERÇA

Quer mais Carmelitas? Corre então para o Largo do Curvelo, em Santa Teresa, às 8h. No mesmo horário temos uma lista de responsa: A Rocha, na Praça Santos Dumont, Gávea; Vagalume O Verde na R. Pacheco Leão, no Jardim Botânico; Rio Maracatu, no Posto 8, Ipanema; e Bagunça Meu Coreto, na Praça São Salvador, Laranjeiras. Às 10h, os cineastas e cinéfilos têm encontro marcado na Praça Gabriel Soares, Tijuca, com o Quero Exibir Meu Longa. Às 11h, o Cardosão das Laranjeiras se concentra na R. Cardoso Junior.

Ainda com fôlego? A tarde traz opções como a Orquestra Voadora, no Aterro, às 13h; o Largo do Machado, Mas Não Largo do Copo sai às 14h, no Largo do Machado, claro. Mesmo horário do Último Gole, que se concentra no Parque dos Patins, na Lagoa. Às 16h tem Banda das Quengas, na Lapa, e às 17h tem Saymos do Egito, no Largo do Boi Tolo, no Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *