Carioquices, Estilo, Novas Bossas

Conheça a AHLMA e seja bem vindo a nova era da moda carioca

Por Mariana Broitman | Publicado em 28 de junho de 2017

Tem novidade na cena fashion carioca. Aliás, novidade não faz jus ao que a o genial André Carvalhal - ex-marketing da Farm e hoje a frente do Malha co-working - apresenta agora. O que ele entrega agora é alma. Aliás, Ahlma, nome da marca que, como ele mesmo define, nasce adequada à Nova Era.

Numa parceria com o Grupo Reserva, a AHLMA inaugura no Leblon, em pleno burburinho da Carlos Gois, e desafia a lógica de mercado com a proposta de um consumo mais inteligente, que minimize o impacto da moda na natureza. Vivemos em um planeta cuja população triplicou nos últimos 50 anos. Sob a justificativa de viver bem, criamos uma porção de coisas - dentre elas, roupas - tão complexas quanto nossos sentimentos e ideias. Então fizemos da natureza fonte inesgotável dos nossos desejos, alheios ao tempo que, enquanto organismo vivo, ela precisa para se recuperar. Hoje, o hiper consumo leva a nossa existência às últimas consequências, explica o diretor cocriativo que está por trás da coleção, da concepção, da curadoria, enfim, de tudo. Na Academia da Ahlma, a ideia é exercitar a mente e desafiar a lógica do mercado, indo além do clássico comprar-usar-descartar. "A materialidade do que vestimos evidencia essa falta de conexão, quando já não reconhecemos na matéria-prima empregada toda a vida anterior a ela. Toda vida vegetal, animal e mineral, que não só reveste as nossas formas, mas a forma do nosso planeta. Vestimos planta, bichos, água, terra, mas parece que não nos damos conta", completa. Pelo mega espaço de 200 m², estão distribuídos os produtos da primeira linha da marca, que mesclam roupas e acessórios que vão de velas aromáticas a capacetes para motos. Mas a experiência de consumo vai além. Os clientes encontrarão um laboratório para personalização das peças, estoque aberto ao público com autoatendimento, e com pinta de multimarcas, uma coleção será montada com peças de  neomarcas que vem despontando na cena nacional como Handred, Guto Carvalho Neto, Haight e Sueka. O mais inédito porém, será o acervo de roupas para empréstimo, que te dará acesso a uma coleção de peças mediante pagamento de mensalidade.  Na loja desconstruída, até o processo de produção é invertido. Ao contrário das marcas convencionais, em que o estilista desenha as peças para depois comprar a matéria-prima, na AHLMA busca-se os materiais disponíveis para reaproveitamento e só depois são feitas as criações. “Focamos em coleções atemporais e incentivamos o cuidado, a troca e o compartilhamento de peças para que durem muito. Criamos para pessoas reais, cheias de desejos e, como nós, apaixonadas por moda. O que a gente não acredita é em uma cultura tão pouco flexível, que gera dependência ao invés de confiança e propõe padrões estéticos impossíveis de se sustentar”, diz. Colaborações da Alhma com a turma da Malha também estão previstas, assim como um brechó coletivo que receberá todos os meses produtos curados em brechós de todo o Brasil, começando como o mineiro POPI, de Belo Horizonte, e o Replay de São Paulo. Vem da terra da garoa também a parceria com a House of Bubbles, lavanderia ecológica, que compõe o espaço com um bar de sucos, lojinha de orgânicos e até um espaço de dança, yoga e meditação. Uma Nova Era, meus caros.  ALHMA Rua Carlos Góis, 208, Leblon

VEJA TAMBÉM: DE SÃO CRISTÓVÃO AO LEBLON - MALHA INAUGURA POP UP NO RIO DESIGN

veja também

by mg studio