Durante reforma, intervenção de Maritza Caneca é atração do Copacabana Palace - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Durante reforma, intervenção de Maritza Caneca é atração do Copacabana Palace

Construída em 1934, 10 anos após a inauguração do Copa, a piscina acabou se tornando parte da paisagem da cidade. Dá para imaginar um sem o outro? Palco de mergulhos famosos, como os de Janis Joplin e Lady Di, e cenário de festas inesquecíveis, o espelho d’água do Copacabana Palace entrou em recesso para se modernizar. Todo o entorno ganhará cara nova, e a obra vai trazer novidades como uma borda infinita para a antológica piscina e uma repaginação completa do charmoso Pérgula. E enquanto isso, claro, que o espaço fervido não ficaria inativo. No lugar de tapumes, entra a intervenção da artista visual Maritza Caneca, que apresenta uma seleção de fotos e projeção em vídeo da piscina mais famosa do Brasil, numa parceria inédita com o hotel.

Há quatro anos Maritza se dedica a fotografar piscinas por todo o mundo. E a busca já a levou a Israel, Estados Unidos, Suíça, em Cuba e a clicar o espelho d’água mais antigo de Lisboa. Para levar esse trabalho ao Copa, ela foi e voltou várias vezes até captar todos os detalhes da geometria da piscina. Nas sessões, feitas de dia e à noite, capturou os ângulos e transformou tudo num grande mosaico com mais de 78 fotos, que foram impressas sobre azulejo e colocadas num painel em frente ao restaurante Cipriani. “Sempre fotografo sem perder o foco e buscando as formas geométricas. Depois tento algo diferente, que nunca foi visto. Em seguida, quando percebo o que registrei, vem a realização e a emoção”, a fotógrafa conta sobre seu processo artístico.

A exposição remete ao clima mágico da emblemática piscina, com direito até a vídeo de um hóspede nadando no caminho de quem vai para os restaurantes – o pan-asiático MEE e o italiano Cipriani, que teve sua vista repaginada por hora, vide foto. As fotografias também estarão dispostas nas oito vitrines do hotel na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, que transformaram o hotel numa grande piscina, com projeções que parecem revelar seu fundo. Genial!

LANÇAMENTO AGITADO


A apresentação da novidade agitou o Copa no domingo, 09, com um festa na piscina vazia para 900 convidados. A Empty Pool Party acompanhou o lançamento da revista Marie Claire de julho, que trouxe a atriz Taís Araujo na capa e reuniu personalidades na pista. “Queria fazer um encontro entre amigos para comemorar essa relevante etapa de mudança e modernização de nossa piscina, que tem grande importância não só para os hóspedes, mas para cariocas e toda a cidade do Rio de Janeiro”, afirma Andrea Natal, diretora geral do hotel. Passaram por lá nomes como Monica Martelli, o apresentador Caio Braz, o stylist Felipe Veloso, a criadora do Casa Cor, Patricia Mayer e os artistas Toz e Otavio Pandolfo, da dupla Os Gêmeos. A festa que começou às 15h se estendeu por toda a noite, com direito a um after party no MEE. (por MARIANA BROITMAN foto ARI KAYE)

BELMOND COPACABANA PALACE
Av. Atlântica, 1702, Copacabana
De 9 de julho a 31 de agosto

Mariana Broitman

Responsável por levar a Agenda Carioca para o universo digital, desde 2012 a jornalista Mariana Broitman divide com a Antonia a missão de pesquisar e experienciar o que o Rio tem de melhor. Curiosa e apaixonada pela Cidade Maravilhosa, se dedica a apresentar - e descomplicar - o que há de mais autêntico, sempre de olho em novos projetos e talentos.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *