Coronavírus: como os restaurantes estão protegendo clientes e funcionários - Agenda CariocaAgenda Carioca

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coronavirus alcool gel Adriano Gadino (Pixabay)

Coronavírus: como os restaurantes estão protegendo clientes e funcionários

Com a propagação do coronavírus, muita gente opta por ficar em casa. Mas quem for ao seu restaurante preferido, vale ficar atento às medidas que as casas estão adotando nesse período de crise. A seguir, destacamos em ordem alfabética o que os bares e restaurantes do Rio estão fazendo para proteger seu ambiente e seus clientes. Vale lembrar que, enquanto os estabelecimentos permanecerem abertos, a lista estará em constante atualização.

14Zero3 (Grupo que engloba os restaurantes Oia, Pici, Luce, Posí, L’Atelier Mimolette e Brasserie Mimolette): o grupo comunica que a equipe foi orientada a redobrar os cuidados, tanto na higiene pessoal quanto no ambiente. Estão pedindo aos clientes que, se possível , evitem o uso de dinheiro, priorizando o uso de cartão. A cada transação, as máquinas são higienizadas. Álcool gel está disponível em todas as casas.

Ancoramar: o restaurante no Centro está funcionando com as janelas abertas para garantir um espaço mais arejado. O ambiente também possui álcool gel e reforçou a quantidade de sabão e toalhas de papel.

Barthodomeu: o bar em Ipanema aumentou a quantidade de álcool gel e está esterilizando o menu, as mesas e cadeiras com frequência, além de orientar os funcionários a tomar os cuidados necessários para prevenir o contágio por coronavírus.

Cadeg: o Mercado Municipal de Benfica reforçou a limpeza das escadas rolantes, corredores, banheiros e corrimãos, além de disponibilizar álcool gel para lojistas e clientes. Divulgação de campanha interna sobre os principais cuidados visando à prevenção da doença. O Cadeg afirma que características como pé direito alto, área muita ventilada e o próprio horário de funcionamento 24 horas facilitam a dispersão dos atendimentos ao longo do dia, evitando assim, a aglomeração de clientes que precisam se abastecer com itens essenciais de alimentação, higiene, entre outros.

Churrascaria Palace: a casa de carnes de Copacabana disponibilizou pontos adicionais de álcool em gel. Para dar mais espaço e evitar a proximidade entre as pessoas, reorganizaram a disposição das mesas. E toda a equipe, que já seguia os protocolos de higiene do Ministério da Saúde, teve reforço para maior segurança no manuseio de alimentos e pratos.

Churrasqueira Rio: a casa de carnes em Ipanema está reforçando as medidas de higienização no ambiente. Todas as mesas estão sendo esterilizadas com um intervalo de tempo menor do que o feito regularmente; os pratos, talheres e copos não estão sendo expostos, e a equipe só coloca os itens na mesa quando o cliente chega; os funcionários esterilizam as mesas assim que os clientes sentam, para reforçar a higienização; e estão orientando os clientes a lavarem as mãos ou usarem álcool gel assim que chegam no restaurante. A casa está com seis pontos de álcool gel, para atender a todos.

Cobal do Humaitá: aumento na frequência de limpeza da área – tanto na manipulação dos alimentos, quanto dos objetos, com especial dedicação àqueles de alta manipulação, como maçanetas, máquinas de cartões e portas; diminuição do número de mesas; funcionários orientados a não cumprimentar os clientes com apertos de mãos.

D.R.I.: reforçou os cuidados com a higiene de funcionários e alimentos. Mesas, cadeiras e bancadas estão sendo limpas com álcool a cada hora. Se algum funcionário aparecer com qualquer sintoma similar aos do coronavírus, será imediatamente liberado. Para a área da Gávea, através de Delivery direto (2259-2058 ou pelo WhatsApp 99548-4378), as entregas agora são gratuitas.  

Hollandaise: higienização reforçada de mesas, cadeiras, talheres, guardanapos e toda a nossa estrutura física, com produtos apropriados. A casa está disponibilizando álcool 70% em gel ou líquido, mas alerta que o procedimento mais recomendado é a limpeza das mãos com sabonete antisséptico, o qual se encontra disponível nos toaletes. Para aqueles que desejarem, a casa disponibiliza atendimento na varanda logo na entrada do restaurante.

Jungle Garden Pub: a casa de Botafogo informa que redobrou os cuidados e o comprometimento com o processo de higienização e lembra que conta com amplos espaços abertos, como varandas e lounges ao ar livre. Recipientes de álcool gel ficarão espalhados em pontos estratégicos da casa, incluindo o portão de entrada, banheiros e balcões. A disposição das mesas está com maior espaçamento. Os salões ficarão de portas abertas e todo serviço de ventilação ligado para uma maior e constante circulação do ar.

La Carioca Cevicheria (Ipanema, JB e en La Playa): a casa reforçou os cuidados com a higiene e assepsia do local para manter o espaço o mais seguro possível, e os funcionários com tosse ou outro sintoma de gripe foram liberados.

Mamma Jamma: A rede de pizzarias zerou a taxa de entrega do seu serviço de delivery por duas semanas. Além disso, nas seis casas da rede, toda a
equipe foi reforçada a lavar as mãos com água e sabão, e a passar o álcool gel de forma rotineira, ao longo de todo o serviço e nas dependências dos funcionários. A frequência da higienização de todo o material de trabalho, dos cardápios aos terminais de serviço, também aumentou. As pizzarias ainda disponibilizam álcool gel para os clientes na entrada de nossas filiais. O álcool gel também será de uso obrigatório dos motoboys. Qualquer funcionário com o mínimo sintoma de gripe será imediatamente afastado do serviço, e receberá apoio da pizzaria. A Mamma Jamma solicita ainda que, se possível, os clientes deem preferência para pagamentos em cartão (as máquinas serão higienizadas a cada uso) e que se tiverem com sintomas de gripe não comparecem ao restaurante.

Os Imortais: o bar de Copacabana espalhou álcool gel em alguns pontos do bar, estimulando o uso pelos clientes; colocou próximo a pia um manual com maneiras corretas de lavar a mão; aumentou a higienização, passando álcool também  em cardápios, máquinas de cartão, mesas, cadeiras etc. O bar está pedindo também que os clientes evitem pagamentos em dinheiro.

Prize Burguer: a hamburgueria com unidades na Barra e na Lapa informa que realizou treinamentos com sua equipe para que se tomem todas as precauções necessárias. Entre os cuidados tomados, as mesas e cadeiras estão sendo lavadas com maior frequência e foram confeccionadas placas para serem colocadas ao lado dos recipientes com álcool gel e com sabonete líquido, avisando sobre a importância da higienização das mãos. Outra medida tomada foi a aquisição de máscaras e luvas especiais para que a equipe esteja melhor protegida e não exponha o cliente a qualquer risco de saúde.

Vizinhando: a equipe foi orientada a aumentar a higiene do local. Álcool gel está disponível em todas as unidades. As mesas e cadeiras ganharam mais espaçamento.

Zazá Bistrô Tropical: retiraram 1/3 das mesas, com intuito de dar mais espaço e evitar a proximidade entre as pessoas. Todos os ambientes da casa possuem álcool gel para assepsia das mão.; Os garçons foram treinados para manter uma distância segura no momento do atendimento. Toda a equipe, que já seguia protocolo de higiene básica, teve reforço dessas diretrizes para maior segurança no manuseio de alimentos, pratos e demais itens.

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