De Conceição Evaristo à Maisa: Bienal do Livro começa nesta sexta-feira - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

De Conceição Evaristo à Maisa: Bienal do Livro começa nesta sexta-feira

A Bienal do Livro é um dos eventos mais esperados pelos fãs de literatura de todas as idades e neste fim de semana ela retorna para o seu décimo ano com uma programação de peso. Durante os dez dias de atividades, que acontecem a partir desta sexta-feira, dia 30 de agosto, até o dia oito de setembro no Rio Centro, os visitantes vão ter a oportunidade de comprar títulos clássicos e novos, encontrar os escritores favoritos e ainda participar de mesas de conversa com nomes não só da literatura, como também do jornalismo e do audiovisual como um todo.

MAIOR DE IDADE

A Bienal nunca foi apenas uma feira de livros e esta edição não será diferente. Além da venda de títulos novos e clássicos da literatura internacional, o evento reservou alguns espaços para os adultos poderem mergulhar de cabeça nesse universo.

Entre eles, está o Café Literário, uma programação de debates e palestras que trazem um recorte de diversos momentos da literatura, passeando por gêneros, nomes que fizeram história e assuntos contemporâneos e do passado. Já na abertura do evento, convidados como Ana Maria Machado e Walcyr Carrasco já assumem as conversas do dia. Nos outros dias, nomes como Mariana Ximenes, Heloisa Buarque de Holanda, Fernanda Rodrigues, Conceição Evaristo, Flávia Oliveira e Miriam Leitão marcam presença para dividir um Café com quem estiver por lá. 

Como não poderia faltar, o Encontro com Autores já está mais do que confirmado para receber os fãs de literatura que querem ter a oportunidade de sair com o livro autografado. Entre os autores escolhidos para esta edição, estão o cartunista Maurício de Sousa e o ator Lázaro Ramos.

PARA A GAROTADA

Os pequenos fãs de literatura podem comemorar! Este ano, além dos já esperados encontros com os autores favoritos, assim como para os adultos, a feira traz uma novidade para os jovens leitores: pela primeira vez, um pavilhão inteiro será dedicado às atividades infantis e infanto-juvenis. O espaço “Pela Estrada a Fora” vai levar a garotada em um passeio por diferentes histórias em uma floresta criada dentro de um grande livro pop-up. 

Já para os jovens antenados, a Bienal preparou alguns espaços para que eles possam curtir ao máximo esse dia cheio de cultura. A Arena #SemFiltro, por exemplo, chega para receber todos em debates sobre assuntos literários e atuais, como biografias, filmes, empoderamento e muito mais com alguns nomes da cultura brasileira: Cissa Guimarães, Luis Fernando Veríssimo, Thalita Rebouças, Leo Jaime, George Sauma, Maisa e Fernanda Gentil são alguns dos convidados para passarem por esse encontro com a nova geração.

A editora Estrela Cultural e as Lojas Americanas também não vão ficar de fora. Neste sábado, dia 31, o estande da editora recebe a garotada para o lançamento de mais um livro interativo, dessa vez é o “Grande Circo Favela”, de Otávio Júnior sobre o primeiro palhaço negro do Brasil. E já que estamos falando de circo, nada mais justo do que ser um evento com muita festa e alegria, né? É por isso que após a distribuição de autógrafos, que acontece entre as 16h30 e 17h, os visitantes vão poder curtir o batuque da bateria-mirim da Escola de Samba Salgueiro, que chega na avenida em 2020 com o enredo inspirado no livro. 

Já a loja de multimarcas preparou uma surpresa para os fãs de youtubers. Entre os dias 30 de agosto e 8 de setembro, os jovens vão poder se sentir parte da vida do Luccas Neto por um dia: o quarto do irmão mais novo da família Neto estará de portas abertas para todos os visitantes no espaço “Pernas Para o Ar”, no qual todo o cômodo estará invertido, uma alusão à “Strangers Things”. Além disso, o mais novo livro do autor, “Luccas Neto em Os Aventureiros”, e boneco inspirado nele estarão à venda.

Para quem quiser aumentar a coleção de livros, o estande da Submarino também vai estar presente durante todo o evento com mais de 800 títulos, sendo o maior estande da marca no evento.

Serviço:

XIX BIENAL DO LIVRO DO RIO DE JANEIRO

Local: Riocentro – Avenida Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
Data: 30 de agosto a 8 de setembro de 2019
Dias de semana: 9h às 21h
Sexta-feira: 9h às 22h
Finais de semana: 10h às 22h



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *