Dia da Pizza tem novidades nos restaurantes do Rio - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Foto: Bruno de Lima

Dia da Pizza tem novidades nos restaurantes do Rio

O dia 10 de julho é considerado o Dia da Pizza e, para celebrar a data no melhor estilo “mangia che te fa bene”, diversas casas do Rio preparam novidades deliciosas. Entre elas, a Capricciosa lança três sabores e um novo processo de fermentação natural feito em duas etapas: 36 horas de maturação do “impasto” combinado com mais 12 horas de fermentação das bolinhas de massa. E para degustar a novidade, entram em cartaz novas coberturas: a Zucchine e Bottarga, com straccciatella di búfala, abobrinha e bottarga; a Caccio e Pepe, com fonduta de pecorino, muçarela, pimenta do reino e salsa fresca; e a Carbonara, feita de muçarela, pancetta, gema de ovo, queijo pecorino e pimenta do reino.

Quem também caprichou no cardápio foi a pizzaria Bráz. A 8ª edição do Festival Fora de Série, que acontece entre os dias 10 de julho e 11 de agosto, traz ingredientes cultivados aos pés do vulcão Vesúvio que, devido ao seu solo rico em minerais, permite espécies únicas de tomates, uvas, olivas e cogumelos. Ao todo são oito ingredientes produzidos por famílias locais que abastecem três novas pizzas: a Pompeii leva molho feito com tomate pomodoro San Marzano Giallo, muçarela, caciocavallo affumicato (um tipo de queijo), funghi chiodini, azeite Donn’Angela e tomilho fresco. Já a Vesúvio tem molho de tomates San Marzano, tomates grape Piennolo del Vesuvio, caciocavallo affumicato e manjericão. E, por fim, a Paternopoli leva molho de tomate San Marzano, broccolo Aprilatico, caciocavallo affumicato, sopressata brasileira produzida exclusivamente pela Cinque e azeite Donn’Angela.

Novas pizzas da Bráz com ingredientes do Vesúvio (Foto: Flair Coletivo)

Não é fluente em italiano e se confundiu com os ingredientes especiais? A gente explica: o Olio di Oliva Extravergine Donn’Angela é um azeite delicado e intenso com aroma herbáceo perfumado e notas picantes ao paladar; o Pomodorino Piennolo del Vesuvio sé um tomate de sabor acentuado, doce acidulado e com um formato bem peculiar – os tomates têm um biquinho – a produção é tão limitada que o seu consumo se restringe à região de Nápoles; a Confettura di Albicocca Vesuviana é uma geleia produzida com o perfumado e doce damasco do Vesúvio, chamado localmente de crisommola; o Caciocavallo Affumicato é um queijo de leite de vaca salgado em salmoura e depois pendurado a “cavalo” para secar, dando um sabor mais intenso; o Funghi Chiodini Famigliola Gialla é um cogumelo de sabor intenso e aromático; e, para acompanhar, o Vinho Vesuvio Rosso é produzido pela vinícola da família Sorrentino há gerações, com as uvas Piedirosso e Aglianico.

A Bráz também caprichou na sobremesa para o festival, com uma releitura doce e vulcânica de seu Sorvete ao Forno com Confettura di Albicocca Vesuviana, sorvete de creme, calda de chocolate e base de biscoito embebido em calda de rum, cobertos de tradicional merengue italiano dourado ao calor do forno à lenha.

O Botta, na Marina da Glória, também inova e oferece seu primeiro menu exclusivo de pizzas artesanais, a partir de 19h. São cinco sabores (tamanho 28cm): Margherita, Parma com rúcula, Pepperoni, Aliche e, para adoçar, de Nutella com banana ou morango. Os calzones também estão entre as novidades. Os sabores são 4 Queijos e Mix de Cogumelos.

Mamma Jamma abre unidade da Tijuca no Dia da Pizza

A Mamma Jamma abre as portas nesta quarta-feira para sua nova unidade, no Shopping Tijuca e com novidades no cardápio. Entre os novos sabores, a Burrata (creme do queijo, presunto de Parma, tomate cereja, molho de tomate e mozzarella) chega para incrementar o menu que conta com 29 receitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *