12 sugestões para aproveitar o Dia das Crianças gastando energia, e não o bolso - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

12 sugestões para aproveitar o Dia das Crianças gastando energia, e não o bolso

O Dia das Crianças está chegando e ainda se apresenta este ano em formato de feriadão. E, como de costume, já começamos a pensar em como entreter essa criançada cheia de energia no dia que é justamente delas. O truque aqui é: se divertir, brincar e aprender sem pesar no bolso.

Isso mesmo! Pais e mães podem respirar aliviados: preparamos um roteirinho para lá de especial para a meninada se jogar e vocês ainda terem uma folga para comprar um presentinho ou marcar o almoço em família em um restaurante bacana. É tudo 0800!

Feira do LavradioFEIRA DO LAVRADIO

A já tradicional Feira Rio Antigo, conhecida pelos frequentadores como Feira do Lavradio, vai entrar duplamente em modo comemoração. Além de completar 22 anos de existência neste mês, a meninada também será homenageada. A programação, totalmente gratuita, contará com a presença da Confraria de Palhaços da Baixada Fluminense com uma apresentação bem divertida às 14h30 e shows do Coletivo Balangandãs e Banda da Pequena Cruzada às 16h30.

Feira Rio Antigo
13 de outubro – 10h às 19h
Rua do Lavradio, entre a Av. Mem de Sá e a Av. Visconde do Rio Branco.

 

BRUNCHINHO DO MUSEU DA REPÚBLICA

O Museu da República no Catete vai ficar animado na sexta-feira. O Brunchinho quer unir dois conceitos especiais por pais e filhos, respectivamente: alimentação saudável e nutritiva & diversão, farra e brincadeiras. Agradando todas as gerações, o evento idealizado por Nathalie Al Jalali – realizadora da Carioquíssima – promete ser bem agitado. Entre as atividades programadas estão: oficina de bebês com contação de histórias e musicalização; pintura facial; oficina de cupcakes e slime; máquina de pintura espacial; bolhas de sabão; e muito mais.

Brunchinho
12 de outubro – 9h às 18h
Museu da República: Rua do Catete 53 – Catete
Para mais informações, acessar o evento no Facebook.

 

Jornadas de OutubroJORNADA DE OUTUBRO NA ESCOLA DE ARTES VISUAIS DO PARQUE LAGE

A EAV, localizada no Parque Lage, foi além e preparou, não apenas uma programação para o Dia das Crianças, como para o mês deles. Haja fôlego! Totalmente gratuita, a comemoração para o dia 12 de outubro está agitadíssima. Pela manhã vai rolar a atividade ‘Remontagem da Instalação Entrevidas’ de Anna Maria Maiolino. A EAV convida e incentiva os participantes a levar ovos brancos de casa e o resto é só imaginação e diversão. Na hora do almoço está programada uma atração musical e às 14h a exibição do filme “Juro que Vi”. A obra audiovisual é uma série de curta-metragens de animação brasileira contando histórias sobre o folclore brasileiro, apresentando desde o Saci e Iara até a Curupira.

Jornadas de Outubro
12 de outubro – 10h30 até 17h
Parque Lage: Rua Jardim Botânico 414 – Jardim Botânico
Para mais informações, acessar o evento no Facebook.

 

Observação do Sol MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS E AFINS

O MAST também preparou uma programação animada para a meninada no sábado, dia 13. Entre as atrações confirmadas, vai rolar o Planetário Inflável Digital, oficinas de ilusão de ótica, laboratório de foguetes, atividade para aprender a fazer nós de marinheiros, sessões de contação de histórias. E, já que estamos falando do museu de astronomia, os pequenos interessados nos astros lá de cima vão poder participar da Observação do Sol, analisando o astro-rei, além de participar do programa de Observação do Céu usando uma luneta equatorial de 21 cm. As estrelas e planetas vão ficar bem pertinho!

Dia das Crianças no MAST
13 de outubro – 10h às 20h
MAST: Rua General Bruce 586 – São Cristóvão

 

Circo no AtoCENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL

O CCBB está comemorando aniversário, além do dia dos pequenos, e recheou seus espaços de atividades para toda a família. Para começar, o museu vai receber o coletivo Circo no Ato para um espetáculo cheio de malabares, acrobacias e brincadeiras. Ainda vão rolar contações de histórias dramatizadas do livro “A vida não me assusta” de Maya Angelou com ilustrações de Jean-Michel Basquiat, e sobre o aparecimento do povo Puri na terra Alkeh Churi. Os pequenos também vão poder, inspirados na nova mostra “Jean Michel Basquiat: Obras da Coleção Muhrabi”, criar máscaras de personagens da exposição utilizando fragmentos de imagens.

CCBB Educativo Outubro
12 de outubro – 9h às 21h
CCBB: Rua Primeiro de Março 66 – Centro
Para mais informações, acessar o site do CCBB.

 

FESTA INFANTIL LITERÁRIA NO PLANETÁRIO

O agradável Planetário do Rio, localizado na Gávea, vai promover a Feira Literária. A festa anual direcionada ao público infantil conta com diversas atividades como contação de histórias, teatro de fantoches, workshop de ilustrações e muito mais. No dia 12 de outubro, o grupo Panos pra Manga vai divertir o público com pintura facial, tapete de pintura e brincadeiras.

Festa Literária Infantil
12 de outubro a 14 de outubro – 12h às 18h
Planetário do Rio: Rua Vice-Governador Rubens Berardo 100 – Gávea
Para mais informações, acessar o evento no Facebook.

 

UM DIA NO CIRCO NA CIDADE DAS ARTES

A Cidade das Artes vai se transformar em um verdadeiro picadeiro nos dias 12 e 13 de outubro. A programação começa às 11h e segue firme e animada até o fim do dia. Entre as brincadeiras, vai ter animação com palhaço, pinturas corporais, show de mímica, oficina de bola de sabão, malabaristas e muito mais. O dia fecha com chave de ouro com a apresentação de um espetáculo surpresa. A única dica: ele é protagonizado por uma turma bem divertida e engraçada, os clowns. E, para quem estiver pensando em aumentar a família, o Focinhos de Luz estará presente no dia com uma feira de adoção de animais. Um máximo!

Um Dia no Circo
12 e 13 de outubro – 11h às 18h
Cidade das Artes: Avenida das Américas 5300 – Barra da Tijuca
Para mais informações, acessar o site do evento.

 

Casa Museu Eva KlabinCASA MUSEU EVA KLABIN

A charmosa casa situada na Lagoa vai contar com uma sexta-feira, dia 12, agitada. As oficinas são todas gratuitas e sujeitas a lotação, além de serem indicadas para crianças a partir de 5 anos. Dentre as opções, vai rolar oficina de origami, oficina de criação de seres imaginários inspirada na exposição Respiração Krajcberg que está em cartaz no museu, além de uma brincadeira que vai transformar os pequenos em verdadeiros Sherlock Holmes. A partir das 16h vai rolar a atividade detetives de arqueologia, seguida da detetives no museu. Em ambas, os pequenos vão poder brincar de faz-de-conta que são arqueólogos, participando de escavações, investigações sobre a origem das peças expostas no museu, descobrindo mais sobre suas histórias. Imperdível!

Dia das Crianças na Casa Museu Eva Klabin
12 de outubro – 14h às 18h
Casa Museu Eva Klabin: Av. Epitácio Pessoa 2480 – Lagoa

 

Museu do AmanhãMUSEU DO AMANHÃ

Já provamos aqui que museu é lugar de criança, né? E engrossando o coro e confirmando isso, o belíssimo Museu do Amanhã promove uma programação animada para a meninada a partir do dia 9 de outubro. Especialmente no dia deles – na sexta-feira – os pequenos vão poder participar de jogos de bicicleta. Para quem já sabe pedalar, vão rolar exercícios que fortalecem a confiança na condução, além de treinar o equilíbrio da meninada desviando de cones e capturando bolhas de sabão. Quem ainda não sabe pedalar, também não fica de fora com uma galera bacana ensinando. Ao fim do dia, vai rolar um clubinho da leitura. Alinhado com o relevante tema da diversidade, o grupo vai ler “As Cientistas – 50 mulheres que mudaram o mundo”. Bacana, hein?! Para participar das atividades, todas gratuitas e com intérprete de livras, é preciso se inscrever pelo site do museu.

Dia das Crianças no Museu do Amanhã
9 de outubro a 21 de outubro – 10h às 17h
Museu do Amanhã: Praça Mauá 1 – Centro
Para mais informações sobre a programação e como se inscrever, acessar o site.

 

SESC RJ NO ATERRO DO FLAMENGO

Você sabia que o Aterro do Flamengo vai celebrar no dia 12 de outubro os 87 anos do Cristo Redentor? Juntando esse aniversário com o dia das crianças, a festa e farra estão garantidas. Vão rolar jogos gigantes, badminton, oficina de grafite e de cavalete, pintura de rosto, oficina de material reciclável, teatro vivencial educativo, aula de zumba. O evento ainda conta com shows do Padre Omar, da cantora Iza e concerto da Orquestra Maré do Amanhã. Vai perder essa com seu pequeno?

SESC RJ no Aterro do Flamengo
12 de outubro – a partir das 9h

 

MUSEU DE ARTE DO RIO

Para comemorar o feriadão, o MAR preparou uma programação bem especial. Algumas das atividades previstas são a TransBorda, uma instalação que se assemelha a um escorrega, pula-pula e trepa-trepa que põe os corpos em movimento. Para a meninada vai acontecer oficina de sensibilização musical, visitação guiada, uma atividade que vai ensinar as crianças a tocarem música com instrumentos feitos de materiais reutilizados, show do Grupo Regional de Choro Infanto-juvenil do Projeto Guri/Santa Marcelina Cultural e apresentação teatral do espetáculo Fuzuêzinho.

Dia das Crianças no Museu de Arte do Rio
12 de outubro a 27 de outubro – 10h às 17h
Museu de Arte do Rio: Praça Mauá 5 – Centro
Para se inscrever gratuitamente nas oficinas, acesse o site da Sympla. E para acessar a programação completa, basta clicar aqui.

 

Instalação TAPEFESTIVAL MULTIPLICIDADE

Essa última sugestão pode não parecer um programa infantil, mas atrai dos mais novinhos aos mais velhos. O Festival Multiplicidade, do diretor Batman Zavareze, está rolando no Oi Futuro Flamengo e no prédio do IAB. A mostra apresenta obras que aspiram e inspiram a um lugar melhor do que o que vivemos aqui e agora. Conceitos como resistir e existir são a única saída permeiam toda a exposição. A obra que tem atraído o público é a Tape, uma instalação em forma de teia, feita com 17 km de fita adesiva, e que convida o visitante a passear, se embrenhar e divertir por ela. Vale conferir!

Festival Multiplicidade
17 de setembro a 18 de novembro – 11h às 20h
Centro Cultural Oi Futuro: Rua Dois de Dezembro 63 – Flamengo
ou
17 de setembro a 18 de outubro – 11h às 20h
Instituto de Arquitetos do Brasil: Rua do Pinheiro 10 – Flamengo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *