Dia Mundial do Hambúrguer: receitas invadem as cozinhas do Rio - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Dia Mundial do Hambúrguer: receitas invadem as cozinhas do Rio

A suculenta carne trazida pelos imigrantes alemães chegou em solo americano na metade do século XIX e, desde então, nunca mais saiu do gosto do povo. Hoje, o hambúrguer não só pode ser encontrada em qualquer canto do mundo como também é celebrada mundialmente na próxima terça-feira, dia 28. Sendo assim, vamos ao que interessa: segue a lista de restaurantes e bares que vão abrir espaço para a estrela da noite.

FORA DA CURVA

Bar do Adão substitui pão de hambúrguer por massa de pastel. (Foto: Divulgação)

O sanduíche é tão aclamado que lugares como Bar do Adão, Gula-Gula, Casa Julieta de Serpa e outros, também entraram no clima de festa e prepararam algumas novidades. Em todas as unidades do bar, os amantes da carne vão poder saborear o pastel de hambúrguer, que marca seu retorno após dois anos de lançamento. Acompanhada de fritas e salada de repolho crocante, a receita recebe carne moída caseira, queijo, cebola frita, alface e tomate. Já no Gula-Gula, o Burger da casa é preparado com queijo minas padrão, picles da casa e mostarda Dijon no pão orgânico e acompanhado de mix de folhas, batata palito ou batata laranja doce frita.

Combinando o estilo da casa com a iguaria da vez, Julieta e Gurumê trazem o sanduíche de um jeito diferente, mas que ainda promete ganhar o coração dos apaixonados. Localizado no Aterro do Flamengo, a área do bar do palacete vai servir a carne no pão de abóbora, queijo gouda, broto de alfafa, picles de pepino e molho Dijon. No Gurumê, a comemoração vem com um mini-hambúrger de atum com cebola roxa no molho shoyu, farofinha panko, pão ban, acompanhado de chips de baroa e molho wasabi, por exemplo.

Casa Julieta de Serpa serve sanduíche de pão de abóbora, queijo gouda, broto de alfafa, picles de pepino e molho Dijon. (Foto: José Renato Antunes)

No Victoria, no Jockey Club, e Zazá Bistrô, em Ipanema, sabores distintos se encontram nas receitas escolhidas para a ocasião. No primeiro, os mini-hambúrgueres ganham destaque ao serem preparados com carne de sol com queijo coalho, agridoce e cebola roxa. Já no bistrô localizado em Ipanema, a ideia é trazer uma carne não esperada: o peixe. O Zazá Fish Burger traz a mistura de hambúrguer de peixe empanado com panko, picles de maxixe e molho tártaro de kefir, no pão bun de cúrcuma feito na casa.

Quem também apostou no picles de maxixe foi A Liga dos Botecos, bar em Botafogo que agrega o melhor de botecos famosos na Zona Norte. Em versões miniatura, o trio de Mini Burguer Quarteirão (R$ 25 – 3 unidades) traz o suculento blend de carne coberto por cheddar, ketchup de goiaba e mostarda além, é claro, do picles artesanal de maxixe. Outros restaurantes como Pobre Juan, no Village Mall, e Inverso Gávea, no Jockey Club, também estarão servindo receitas especiais no dia.

CLIMA DE FESTA

No Casarão 1903, em Botafogo, a comemoração promete comida boa e diversão. O espaço colocou todos os sanduíches do cardápio à venda com 20% de desconto – exceto o participante do Burger Fest -, como o Sultans of Swing, cujo recheio traz o hambúrguer de cordeiro com maionese agridoce, queijo de cabra, granite de bacon e crocante de banana da terra. E já que estamos falando de festa, nada melhor do que música e brinde para completar a noite. O público, além de curtir um tributo ao Nirvana preparado pelo DJ, pode ganhar um voucher de R$ 100 de consumação na próxima visita se ganhar o quiz sobre o assunto.

T.T Burger se une a Ex-Touro para celebrar Dia Mundial do Hambúrguer. (Foto: Divulgação)

O Casarão não foi o único a fechar parceria para a noite. Pela primeira vez, T.T Burger e Ex-Touro se juntam para preparar duas receitas de sucesso das casas. Preparados com o blend 100% wagyu assinado pelo chef Yasser Regis, os sanduíches reúnem tomate confit, disco de parmesão, ovo frito e maionese de trufa no pão de batata ou queijo cheddar, bacon, cebola caramelizada, picles de cebola roxa e maionese de pimentão queimado também no pão de batata. O hambúrgueres, que serão vendidos a partir das 19h apenas no T.T. Burger Ipanema, também podem ser servidos harmonizados com cerveja artesanal da Jeffrey.

Com promoção de chopp duplo até 21h e DJs animando a casa, o Coordenadas Bar, em Botafogo, transformou os sanduíches em estilos do Rock. O Indie Burger, por exemplo, é preparado com blend de carnes da casa, queijo meia cura, tomate assado, alface, cebola caramelizada e maionese de siriracha, levemente picante, envolto em macio pão de brioche. O bar também está com uma novidade para os vegetarianos. O Jam Burger vem com disco preparado com quinoa, cenoura, abobrinha, cebola roxa, aveia, farinha de arroz integral e gema, acompanhado de queijo meia cura, alface americana, tomate confitado, cebola caramelizada e finalizado com molho do chef no brioche fresquinho.

DE OLHO NO FUTURO

Para ninguém ficar de fora, alguns estabelecimentos voltaram a sua atenção para o público vegano. O Tori, em Ipanema, por exemplo, criou uma linha vegana do sanduíche. Servidos sem pão, cada dia tem um recheio, sendo eles o hambúrguer de quinoa com mix de cogumelos; o hambúrguer de lentilha, com vegetais e farinha de linhaça, dentre outros

Hambúrguer de quinoa com mix de cogumelos é um dos destaques do Tori, em Ipanema. (Foto: Divulgação)

Seguindo a linha sustentável, o chef Bruno Moliné, do BioCarioca, em Copacabana, botou a mão na massa e criou duas receitas especialmente para quem quer comemorar, mas sem deixar de lado a sustentabilidade: o hambúrguer de shitake e o hambúrguer de feijão com beterraba, ambos servidos no pão australiano e acompanhados de maionese de caju.

SEMPRE NA MODA

Como o tradicional nunca sai de moda, diversas hamburguerias e bares optaram por dar apenas uma pitada diferente na receita clássica. Na Bullguer, no Botafogo Praia Shopping,  a novidade é o Cogú, montado em pão do tipo brioche com carne smash black angus 100g, queijo gruyére, vinagrete de tomilho, cogumelo paris e abobrinha.

LeMax Hamburgueria reverte venda de sanduíches para instituição infantil de Câncer. (Foto: Divulgação)

A LeMax Hamburgueria, que fica na badalada R. Nelson Mandela, em Botafogo, e é conhecida por dar nomes de personagens, filmes e afins aos lanches, batizou o Combo de aniversário com um título que invadiu as telonas em 2008. O sanduíche “Eu sou a Lenda“, inspirado no filme de thriller estrelado por Will Smith, é uma tradicional mistura de de alface, tomate, picanha, cheddar e molho secreto. Servido no Combo Patch, cujo nome é inspirado no médico e ativista Patch Adams, o lanche acompanha chips de batata doce e bebida e faz parte do LeMax Good Burger Day – Especial Patch Adams, uma iniciativa para reverter vai reverter todo o dinheiro das vendas para a Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa (CACCST).

No Cabana Burger, no Barra Shopping, as receitas que invadem a cozinha foram criadas pelos fãs do sanduíche em uma ação que começou há um mês e agora todos vão poder desfrutar dos resultados. Até o dia 4 de junho, quem for até a hamburgueria vai poder pedir as duas receitas selecionadas na campanha colaborativa Burger Day: o Classic USA, feito com carne de Angus, queijo cheddar, bacon, brisket e barbecue e o Loucatupiry, que leva carne de Angus, queijo catupiry, bacon, couve crispy e maionese.

Um comentário

  1. 1 de junho de 2019

    Hamburguer é uma das minhas comidas favoritas! 🙂

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *