Osklen faz alerta para moda sustentável em documentário - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Osklen faz alerta para moda sustentável em documentário

A Osklen é reconhecida mundialmente por seu pioneirismo no compromisso com o meio ambiente aliado ao design, desenvolvendo materiais alternativos para a confecção de seus produtos. E como marco dos 20 anos dessas práticas sustentáveis, o estilista e empresário Oskar Metsavath inova mais uma vez com o lançamento do documentário A.S.A.P — As sustainable as possible, as soon as possible, apresentado pela primeira vez no Brasil na última quinta-feira, dia 9 de agosto, no Instituto Moreira Sales, no Rio.  O filme, dirigido por Victoria Visco Mendonça e Marcelo Lince, nos traz um novo olhar não só sobre os produtos da grife carioca, mas também sobre a forma como consumimos a moda nos dias de hoje.

Atualmente, a Osklen possui 27 tipos diferentes de materiais sustentáveis. Durante 20 minutos, os espectadores ficam conhecendo mais a fundo o processo de obtenção e fabricação de quatro deles: couro de pirarucu, seda orgânica e borracha e algodão reciclados, sendo este último pioneiro entre os materiais ecologicamente corretos da marca. Com DNA brasileiro, a pele do peixe amazônico se transforma em um couro macio e resistente e desperta curiosidade. Confesso que não resisti e entrei em uma loja Osklen para analisar de perto os produtos feitos com o material, dessa vez, com uma visão diferente da que eu tinha antes de assistir ao documentário. Com suas escamas e imperfeições, o couro de pirarucu torna cada tênis, bolsa ou roupa únicos.

A sigla asap é um acrônimo de as soon as possible, que em inglês significa “o mais rápido possível”. Se a moda hoje é volúvel e exige imediatismo, a Osklen fez a brincadeira de trocar soon por sustainable e lançou este ano uma coleção em que a produção alcança 98% de sustentabilidade. São roupas com diferentes tipos de e-fabrics, fabricadas com uma quantidade reduzida de água e produtos químicos, além do tingimento com elementos naturais. Um casamento entre avanços tecnológicos com a mão de obra artesanal, preservando a biodiversidade brasileira. “Desenvolvimento sustentável é inovação. E inovação não tem escala, demora, custa caro e tem falhas. Mas é assim que quebramos paradigmas em sustentabilidade”, destacou Oskar Metsavath antes da exibição do documentário.

Realizado em parceria com o Instituto-E, o filme terá mais uma exibição para convidados, dessa vez em São Paulo, na próxima quarta-feira, dia 15. Em seguida, ficará disponível ao público pelas redes sociais da Osklen. Abaixo você confere um trecho sobre o uso do couro de pirarucu.

ASAP PIRARUCU COURO DE PEIXE from Osklen on Vimeo.

Antonia Leite Barbosa

Criadora da Agenda, Antonia Leite Barbosa é carioca, mãe de dois meninos e apaixonada pelo Rio de Janeiro. Leia mais em "A Autora".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *