Dona Désirée oferece 'comfort food' com sotaque mineiro - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Dona Désirée oferece ‘comfort food’ com sotaque mineiro

Sabe aquela comida que te abraça, que tem jeitinho de ‘vó na cozinha’ e muito amor no tempero? É essa a sensação que tive ao experimentar o novo restaurante Dona Désirée, no Leblon. O nome é uma homenagem à avó de um dos sócios, Bernardo Montenegro, e o cardápio com um toque bem mineiro fica a cargo do chef Paulo Maneira (foto), que já passou pelas cozinhas do Aprazível, Oro e Pérgula.

Bernardo é bem direto ao enaltecer a avó Désirée. “Ela foi uma mulher especial. Agregadora e carinhosa. Quero que o restaurante reflita isso”. Bingo. Para completar, a decoração tem um quê acolhedor, com belos ornamentos florais e porcelanas pintadas pela matriarca da família. Um charme!

Mesmo se tratando de um ambiente quase familiar, o local também abraça quem chega mais tarde só para um happy hour com tragos e petiscos. O primeiro andar é dedicado às comidinhas para compartilhardrinques e uma vibe mais descontraída. Mas é no segundo andar que mora o trunfo do lugar, com um cardápio completo e uma bela carta de vinhos.

Para começar, o espetinho com frutos do mar, o chips de banana da terra com carne de sol e requeijão feito na casa e o pão de queijo canastra recheado com barriga de porco como se fossem minisanduíches são alguns dos destaques. De prato principal, a carne de sol na brasa vem desfiando, no ponto certo, acompanhada de requeijão da casa, maxixe, quiabo, aipim e cebola roxa. Um deleite! Outros pratos que valem a atenção são o leitão cozido em baixa temperatura por 18 horas com feijão tropeiro, abóbora caramelizada, couve e tartar de banana; e o polvo na brasa com batata baroa em três estágios – purê, chips e grelhado.

E não acaba por aí. Vale guardar espaço para a sobremesa, que pode ter gostinho de infância – com um enorme algodão-doce que chega à mesa enfeitado com pétalas de flores -, ou o sabor de roça – com uma seleção de doces da fazenda acompanhados de queijo canastra. Delícias que proporcionam ao cliente uma prazerosa viagem no tempo!

DONA DÉSIRÉE
Avenida General San Martin 359, Leblon
Ter a qui, de 12h à 0h. Sex e sáb, de 12h à 1h. Dom, de 12h às 18h.
Reservas: 2323-6919

Fotos: Rodrigo Azevedo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *