Em novo livro, escritoras abordam angústias e desejos a partir dos 50 anos - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Em novo livro, escritoras abordam angústias e desejos a partir dos 50 anos

Já não era sem tempo, as correntes dos tabus e dos estigmas para cima de mulheres acima de 50 anos estão se soltando – lentamente – cada vez mais e hoje pautas referentes a este universo estão ganhando corpo e voz na sociedade. Agora, nesta segunda-feira, dia 12, esse grupo vai garantir mais um espaço: escrita pela dupla Ana Cristina Leonardos (59), escritora e socióloga, e Martha Scodro (60), psicóloga e fotógrafa, a obra “Festina Lente – Apressa-te lentamente”, cujo principal tema é a experiência de mulheres que já chegaram no famoso 5.0, vai ser lançada na Livraria da Travessa, no Leblon, às 19h.

Inspiradas pela entrada nos 50 anos, as escritoras sentiram que já era hora de direcionar toda a angústia, ansiedade e medo que permeiam esse novo ciclo para um caminho mais leve. Afinal, como diz Ana, “hoje temos mais vida a ser vivida do que as gerações anteriores”. O livro, cuja pesquisa com mais de 60 mulheres levou mais de cinco anos para ser finalizada, é um novo olhar às dúvidas, os desejos e todos os sentimentos a fim de, ao contrário do que a sociedade possa dizer, permitir que esse novo ciclo seja de redescobrimento – ou até mesmo renascimento. “Essa é a hora de se “apressarem lentamente”, como diz o título do livro, no sentido de se conhecerem melhor, definirem o que ainda desejam realizar e, então, se projetarem para isso. O livro é um convite a essa reflexão, a esse mergulho”, conta Ana.

Com foco nas experiências de mulheres a partir dos 50 anos, obra de Ana Cristina Leonardos e Martha Estima Scodro será lançada na Livraria da Travessa, no Leblon, nesta segunda-feira, dia 12.

Com uma pegada leve e próxima das leitoras, o relato dessas mulheres, recolhidos em rodas de conversa, dividem páginas com pensadores, como filósofos e historiadores, e seus trabalhos mais poéticos e literários, em diferentes capítulos que fazem parte da proposta que as escritoras chamam de “HASHTAG DOS 50”. Entre as páginas do livro, as leitoras vão se deparar com tópicos relacionados à Conexão Interna, Balanço de Vida Busca Espiritual e outros que não são vistos pela grande mídia. É assim, com essa abordagem representativa com todas as suas limitações sociais, que Ana e Martha esperam que o livro sirva de inspiração e escape para as mulheres, assim como foi durante os cinco anos de trabalho. “Cada uma se via na outra e também era capaz de se emocionar e de vivenciar as peculiaridades de cada uma. Estas experiências de criar uma conversa entre pares propiciam debates, desmistificam preconceitos e tornam mais leves os momentos de crise”, relembra Martha.

SERVIÇO

‘Festina Lente’, de Martha Estima Scodro e Ana Cristina Leonardos.
Editora: Autografia
Ilustrações: Lucia Moretzsohn
Lançamento: Dia 12 de agosto, às 19h.
Livraria da Travessa – Shopping Leblon: Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 – loja 205 A – Leblon
Preço: R$ 35

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *