Conexidade: para além de um evento, uma ocupação cultural no coração do Rio - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Rincon Sapiência

Conexidade: para além de um evento, uma ocupação cultural no coração do Rio

Dezoito horas de muito som, luz, arte digital, dança, esporte, expressividade artística, boa gastronomia, união plural e festa. Parece bom, hein? Essa é a proposta do festival Conexidade que acontece neste fim de semana, dias 15 e 16, na Praça XV, no Centro do Rio. Tens fôlego? A programação, totalmente gratuita, promete reunir e integrar bairros, pessoas e ideias em um evento riquíssimo em cultura e aceitação. Aqui, todo mundo tem espaço para se expressar. O Conexidade começa nos dois dias às 16h e – do jeito que a gente gosta – adentra a madrugada. Vamos celebrar e conectar? Então pega a caneta e a #Agenda que lá vem roteiro!

 

AlmérioPara fazer dançar e cantar 

O set list do Conexidade não faz feio e é um show de sons, estilos, batidas e arranjos diferentes. No sábado vai rolar o espetáculo homônimo ao festival dirigido musicalmente por Pretinho da Serrinha e com uma trupe de artistas convidados que agrada qualquer um: Larissa Luz, Maria Gadú, Almério e Zélia Duncan. Falamos que a premissa do evento era reunir todos, não é? Além dessas apresentações, a turma do Eu Amo Baile Funk convidou a galera do Eu Amo Baile Charme e a funkeira Tati Quebra Barraco para irmos até o chão. No domingo, dia 16, o rapper Rincon Sapiência, a cantora Xênia França, o representante do indie brasileiro Jaloo e o grupo dançante ÀTTØØXXÁ vão ocupar o palco principal trazendo muito som de qualidade. O evento também quer proporcionar espaço para novos cantores e experiências sonoras e, para isso, construiu o Palco Novos Olhares. Uma chance para conhecer o Côco Rap, Electropop e Bregan’n’B.

Para quem quer fazer e não só ver

A fim de colocar a mão – e o corpo – na massa? O que não vão faltar são oficinas, performances de rua e apresentações artísticas interativas por toda a Praça XV como aulão de charme e hip hop, oficinas de danças urbanas, roda de danças populares Companhia de Aruanda de Madureira, batalha de MC’s e muito mais.

Bob Burnquist

Para a galera que se arrisca nas pistas 

Apenas um nome e a tribo do sk8 já entenderá: Bob Burnquist. O skatista brasileiro-americano que conquistou o maior número de medalhas no X Games até hoje estará entre nós para impressionar a todos com uma performance e truques no skate que desafiam a gravidade.

Para ver o belo 

Fortalecendo mais ainda as expressões artísticas e a diversidade da nossa cidade, a Arena Trajetórias vai divulgar a exposição ‘Trajetórias – A Rua Por Elas“. A partir do olhar fotográfico de quatro fotógrafas de diferentes partes do Rio, poderemos ver diferentes visões sobre a rua, a beleza, a vivência urbana e o caos revelados pela convivência plural entre pessoas que se cruzam diariamente.

Para todos, uma paixão universal: comida

As famosas comidas vindas de todos os cantos do Rio no mesmo lugar. Como um fio condutor entre as experiências vividas no Conexidade, do Leme ao Pontal, passando pelo Marechal, Zona Sul e até mesmo gastronomia estrangeira. Quem marca presença é a batata frita de Marechal Hermes, o clássico churrasquinho da Tia Suzy da Lapa, pastéis gigantes de 25cm de Marechal, o grupo de refugiados representado pela feira Chega Junto vai apresentar sua culinária venezuelana, nigeriana (dentre muitas outras), os hambúrgueres artesanais da Comuna, as delícias do Marchezinho e da turma da Junta Local.

Precisa de mais algum incentivo para marcar presença? Xeque-mate: o festival vai construir, no centro de toda essa programação, um mega cubo cenográfico de arte digital que vai interagir com todas as apresentações que vão rolar pela praça. Feito? Nos vemos lá!

Cubo Conexidade

Conexidade
Sáb. e dom. | 15 e 16 de dezembro
Horário: a partir das 16h
Local: Praça XV – Centro
Entrada e programação gratuitas
Para informações mais detalhadas, acessar o evento do Facebook ou o Instagram @conexidadeoficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *