Bagunçando a divisão: Festival Mulheres do Mundo - WOW vai exaltar a potência feminina - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Bagunçando a divisão: Festival Mulheres do Mundo – WOW vai exaltar a potência feminina

Um evento feito por e para mulheres que teve sua primeira edição em 2010 em Londres e aterrissa, também pela primeira vez, na América Latina – mais especificamente na nossa Cidade Maravilhosa – para um fim de semana rico em trocas, cultura e incentivo a nós. Estamos falando do Festival Mulheres do Mundo – WOW, que vai ocupar a área revitalizada do Centro e promete agitar a sexta-feira, sábado e domingo.

Jude KellyUm pouquinho de história antes: o festival foi idealizado por Jude Kelly, diretora artística e ex-presidente do Southbank Centre, um complexo de locais artísticos na capital inglesa. Importante figura feminina no mundo das artes, Jude já dirigiu mais de 100 produções teatrais e foi condecorada com o título de Comendadora da Mui Excelentíssima Ordem do Império Britânico pelo seu trabalho. E por que ela escolheu o Rio para ser a primeira capital a sediar esse evento? Em 2016, em uma visita à cidade, Jude conheceu a Casa das Mulheres da Maré, um espaço dedicado a estimular o protagonismo político de meninas e mulheres, com projetos de qualificação profissional, atendimento sociojurídico e psicológico gratuitos, além de incentivo ao ativismo engajamento nas lutas feministas. Esse encontro rendeu mais frutos do que elas imaginavam e, hoje, o Festival Mulheres do Mundo está sendo conduzido pelo Southbank Centre, o British Council e orgulhosamente a Redes da Maré (ONG criada por moradores do Complexo da Maré para ajudar e oferecer oportunidades de trabalho e educação para os residentes).

Casa das Mulheres da Maré

Sem mais delongas, vamos falar sobre o evento! Localizado no Museu de Arte do Rio, Museu do Amanhã, Armazém 1 e Praça Mauá, o festival vai acontecer em quatro importantes frentes de atuação: Mulheres em Diálogos; Mulheres das Artes e Culturas; Mulheres Empreendedoras; e Mulheres Ativistas. O evento quer ser um espaço seguro e aberto para as mulheres; um abrigo para troca e entrega de experiências, conhecendo e ouvindo histórias, trajetórias e origens femininas. Espaço de reflexão para perceber nossos avanços e coragem para enfrentar os desafios.

Conceição EvaristoPara entender melhor, o Mulheres em Diálogos é o espaço onde vão acontecer rodas de conversa – serão mais de 140 encontros – em que convidadas nacionais e internacionais vão contar um pouco sobre sua trajetória em diversos campos do conhecimento. Uma provinha das palestrantes já confirmadas: a renomada autora Conceição Evaristo, a pensadora contemporânea Djamila Ribeiro e a especialista em voo espacial, Libby Jackson. O espaço Mulheres Empreendedoras vai se dedicar às inovações no campo da gastronomia, tecnologia, meio ambiente, moda, beleza e saúde. Batizado de “Mercado Delas“, a área é aberta ao público feminino divulgar suas criações e inventividades. A dimensão Mulheres Ativistas vai propor atividades feitas por movimentos sociais, coletivos e organizações que lutam pelos direitos das mulheres. Além de lançar campanhas, os grupos poderão expor materiais informativos sobre sua atuação. Por fim – e como se já não bastasse – o Mulheres das Artes e Culturas vai sediar apresentações culturais e artísticas, desde shows e performances, até teatro, oficina e artes plásticas. Dentre as 34 atrações confirmadas, o público poderá assistir Letrux, Karol Conka, Flora Mattos, Dona Onete e Elza Soares.

Elza SoaresToda essa diversificada, gigantesca e brilhante programação é inteiramente gratuita. Por meio do site do evento, é possível garantir sua pré-inscrição nas atividades, mas metade dos ingressos será disponibilizada duas horas antes do início de cada atividade na bilheteria. Então é só se programar e chegar cedinho que você garante sua presença e espaço no que promete ser inesquecível. Celebremo-nos!

 

Festival Mulheres do Mundo – WOW
Sex. a dom., 16 a 18 de novembro de 2018
Programação gratuita
Museu de Arte do Rio, Museu do Amanhã, Armazém 1 e Praça Mauá
Para mais informações, acessar o site do evento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *