Folia consciente: agenda de carnaval 2021 com bailes e oficinas virtuais - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

No Banner to display

Folia consciente: agenda de carnaval 2021 com bailes e oficinas virtuais

A experiência carnavalesca este ano não vai ser regada de calor, beira da praia e andança pelas ruas. Mas um gostinho da festa ainda é possível ter. A programação deste ano traz uma diversidade de iniciativas e eventos, contemplando desde o folião assíduo que faz planilha do calendário dos blocos até aquele que prefere uma imersão mais amena e cujo gosto pela festa reside na força cultural e história: bailes virtuais, oficinas, cineclubes e palestras foram os escolhidos para substituir a clássica festa de rua. Confira! 

Folia Consciente

  • E-Carnaval diretamente do Bondinho Pão de Açúcar

Apesar de ter o samba e marchinhas como máxima, o Carnaval no Rio é cada vez mais marcado pela diversidade musical. E vai ser sob essa máxima que a SulAmérica celebrará a festa, levando toda a essência carnavalesca para um dos maiores símbolos da cidade: O Bondinho Pão de Açúcar. É nesse pano de fundo que Preta Gil vai se apresentar no dia 12 de fevereiro em um show repleto de sucessos e convidados especiais: diretamente de São Paulo, Belo Horizonte e Salvador, Péricles, Jota Quest e Bell Marques, respectivamente marcarão presença na folia virtual.

O E-Carnaval SulAmérica, uma ação que celebra os 125 anos da empresa, será transmitido gratuitamente em diferentes plataformas: pelo canal da SulAmérica no YouTube, nos canais televisivos LIKE e 500 da Claro TV, e pela rádio Mix Rio e Rádio SulAmérica Paradiso FM. O show também estará disponível no streaming SulAmérica Paradiso, que pode ser acessado neste site ou pelo aplicativo oficial.

  • Baile Céu na Terra on-line

O Céu na Terra já está concentrado e esperando todos os foliões. Calma, que vai ser sem a aglomeração típica que ocupa as ruas de Santa Teresa. O bloco está pronto para ocupar a internet nos dias 6, 7 e 13 de fevereiro com três bailes em um formato totalmente virtual. Com cenários especiais, arranjos clássicos, fantasias, purpurina e tudo o que tem direito, o evento começa com um pré-carnaval a partir das cinco da tarde neste sábado, dia 6.

Já no domingo, é dia dos pequenos caírem na festa a partir das duas da tarde. Para encerrar com alto astral, no dia 13 é a vez do baile de carnaval oficial chegar com o famoso repertório dos sopros, percussões, harmonias e marchinhas atemporais que embalam as ladeiras do bairro. As transmissões dos três bailes serão realizadas no Canal do YouTube e no Facebook do Céu na Terra.

  • Folia em triplo: Teatro Riachuelo recebe blocos consagrados

O Teatro Riachuelo foi o espaço escolhido para receber alguns dos principais blocos da agenda carnavalesca do Rio: Amigos da Onça, Cordão do Boitatá e Agytoê já estão em contagem regressiva para invadirem o palco virtual do teatro. A abertura, que acontece no dia 12 de fevereiro, às 21h, vai ser comandada pelo bloco Amigos da Onça, que irá se apresentar sob o mote “Seus 10 Carnavais Folia, volto já” com seu repertório de cortejos autorais e de releituras de sucessos de nomes da música brasileira, como Lulu Santos, Gilberto Gil, Banda Eva, Tim Maia e tantos outros. A transmissão será feita pelo canal oficial do bloco no youtube

No dia 14 de fevereiro, a festa é do Cordão do Boitatá, que celebra 25  anos de muito harmonia da sua Orquestra de Rua e 15 anos do Baile Multicultural do Cordão. O evento, conhecido pela diversidade musical que já acolheu artistas como Marisa Monte, Martinho da Vila, Teresa Cristina e Roberta de Sá já subiram no palco do Baile. Este ano, em um palco montado na Praça XV, endereço tradicional da festa, a orquestra vai encantar o público com um repertório repleto de marchinhas e composições de nomes inesquecíveis da música brasileira: Chico Buarque, Paulinho da Viola, Arlindo Cruz, Dona Ivone Lara, Tom Jobim e tantos outros serão lembrados na transmissão, que acontece no youtube do Teatro Riachuelo às 15h. 

Já na noite de encerramento, dia 16, os foliões estão convidados ao Carnaval da Cura, que contará com a presença do bloco Agytoê. Inspirados pelas máximas gregas e egípcias de que a cura está na arte, o grupo preparou uma noite de muito samba-reggae, axé music dos anos 90 e de sucessos atuais que serão embalados pela sonoridade singular do grupo. A transmissão começa às 21h no canal oficial do grupo no youtube.

  • Sound Club Live

A diversidade musical que embala o carnaval do Rio vai ser o mote da festa promovida pela Sound Club Live, uma plataforma de vídeo transmissão por streaming. É que, em parceria com a Coreto, conhecida como Liga de Blocos de Rua, uma transmissão com a presença de cinco blocos vai ser realizada a partir do dia 13 de fevereiro: Blocobuster, Balanço da Zona Zul, Lambabloco, Dinossauros e É Tudo ou Nada foram os escolhidos para embalar a folia virtual com apresentações previamente filmadas ao ar livre exclusivamente para o projeto.  Para assistir basta acessar o aplicativo oficial da plataforma, no qual será cobrado o valor de R$ 10 para o acesso de cada apresentação.

Folia Criativa

  • Cursos on-line na Fundição Progresso

A Fundição Progresso, reduto cultural de eventos e ensaios com os blocos mais conhecidos, preparou uma programação de cursos online inspirados no Carnaval. Entre os dias 5 e 17 de fevereiro, a fantasia, as danças, música e a história do feriado entram em cena: oficinas de maquiagem e de maracatu, de pandeiro e de confecção de estandartes serão realizadas gratuitamente. Sessões de cineclube e aulas sobre a trajetória da festa popular completam o mergulho na folia virtual. A iniciativa, uma parceria com o projeto Escola de Saberes, acontece sempre no zoom e as inscrições devem ser feitas no site oficial da Fundição Progresso.

  • Debates carnavalescos no MAM

Como parte da agenda de verão, o Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo, está com o samba no pé e a arte na mão. Depois da programação de janeiro, que contou com diversas oficinas voltadas para o tema em parceria com o projeto Saberes da Mangueira, o museu vai oferecer encontros com figuras expoentes no debate acerca de diferentes aspectos da festa e sua relação com música, questões raciais e criação artística.  

Entre os destaques da agenda de encontros, que serão realizados nos dias 19, 20, 26 e 27 de fevereiro, estão a conversa com Milton Cunha, símbolo do Carnaval carioca, sobre paleta de cores e enredo no dia 26 de fevereiro e com a jornalista Flávia Oliveira e rainha de bateria da verde e rosa Evelyn Santos sobre o estereótipo do corpo feminino negro e sua hipersexualização no imaginário social no dia 27 de fevereiro.  Ambos os encontros acontecem presencialmente, das 17h às 19h, e os ingressos gratuitos estão disponíveis neste link

O Museu ainda promove uma apresentação carnavalesca única da performance “Fazer Carnaval no Não-Carnaval”, que irá levar  a musicalidade e dança da festa para completar a paisagem ao livre do MAM. A atração será realizada no dia 19 de fevereiro às 19h com limite de 15 vagas, que podem ser reservadas neste link.

  • Oficinas carnavalescas no Canal do Casabloco

A Sebastiana, a Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro do Rio de Janeiro, investiu em uma folia totalmente virtual, mas que não deixou de lado a criatividade da festa. Neste sábado, dia 13, os foliões vão poder participar de oficinas inspiradas no clima de fevereiro: a partir das 11h, oficinas de adereços carnavalescos com o Suvaco do Cristo, instrumentos musicais com materiais reciclados com o Simpatia é Quase Amor, além de brincadeiras infantis e circenses com o Gigantes da Lira, vão invadir o canal do Casabloco no youtube.

A festa ainda pode se prolongar pelo tempo que os foliões quiserem com as playlists exclusivas, “Carnaval em Casa”,  criadas para a ocasião em parceria com grandes blocos da agenda momesca. Disponíveis na Amazon Music, as playlists, totalizando dez, foram criadas de acordo com a identidade de cada bloco participante, entre eles Simpatia é Quase Amor, Suvaco do Cristo, Barbas e Carmelitas, e trazem um pouco de marchinha, samba raiz, samba-enredo, axé, frevo e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *