Folia fashionista: lojas e eventos para se inspirar - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Folia fashionista: lojas e eventos para se inspirar

Fevereiro chega sempre trazendo uma leva de eventos para os foliões que não resistem a uma “montação”. Adereços de cabeças exuberantes, bodies e hot paints metalizadas, pareôs holográficos, fantasias prontas… tem para todo o tipo de folião no roteiro de hoje, que vai te ajudar a mapear os eventos imperdíveis para quem quer caprichar na produção.

Para ter na agenda

“Filhote” do evento O Grito, que reúne os garimpos do stylist Thiago Neves pelos brechós mundo afora, a feira La Ursa é uma parceria dele com a estilista Helena Pontes. Nela, é possível encontrar criações sensuais da dupla que nos transportam para um cabaré cool e purpurinado, não à toa, começou entre as fashionista mais antenadas, e já na segunda edição viralizou entre a turma assídua de blocos como Viemos do Egyto Bunytos de Corpo. Este ano, terá duas edições: a primeira, na Casa XX, no Jardim Botânico, nos dias 9 e 10, e depois nos dias 15 e 16 na Comuna em Botafogo. Além das peças de Thiago e Helena, será possível encontrar as irreverentes pochetes da POCH e os maiôs multicoloridos com modelagens incríveis da Thaissa Becho. Dá para espiar o look book que eles prepararam aqui! 

Nos mesmos dias e ali pertinho, vai rolar a confecção de fantasias Brinka no Etnohaus. Em clima de happy hour, a figurista do Ateliê Öma, Juliana Baptista Ferreira e Sandra O. Ceat, artista plástica e foliã badalada, recebem o público para trocar ideias e tirar algumas delas no papel enquanto toma uma cerveja. A ideia é que cada um leve suas fantasias e badulaques para trocar, assim como roupas usadas – saias, tops, biquínis, vestidos, camisetas e o que puder servir de base para uma customização carnavalesca. Nesta quarta-feira, 9 e na próxima, 15, elas entram com uma máquina de cotura, além de aviamentos e objetos garimpados em brechó. A brincadeira está marcada para 18h30 – horário estratégico – e sairá a R$ 50 pagos na hora. Saiba tudo aqui!

VEJA TAMBÉM: CURSOS DE ATÉ R$ 50 DO IED TE AJUDAM A CONFECCIONAR SUA FANTASIA

No coletivo de moda Casa Soma, onde funciona os show room da OS/ON e da Brir, a folia está marcada para o fim de semana dos dias 17 a 19. A promessa é de casa tomada pelos adereços carnavalescos da Aroeira Abe, Osada, Thaysa Jafet, Siricutico, Deda Gianesi e o destaque da vez, as estilistas Layana Thomaz e Maíra Nascimento da Negoçada. Mais do que roupas e acessórios de carnaval, a dupla levanta a bandeira do empoderamento feminino da forma mais irreverente possível: através de maiôs, tops e hot pants com modelagens livres e frescas, mensagens feministas e muito brilho. Com muita bossa, é claro. A coleção traz bordados à mão e patches exclusivos – vide foto -, além dos adereços de cabeças, também confeccionados one of a kind, que trazem ainda as pinturas da artista visual Rafa Mon. Dá para saber tudo aqui!

Também no fim de semana do dia 18, acontece mais uma edição da Fashion House armada pela blogueira carioca Luiza D’Angelo, que depois do sucesso no Studio 512, migra para o bar Esquina 111, em Ipanema. No evento, ela reúne uma seleção de neomarcas que merecem a atenção dos cariocas, e para a edição de fevereiro, claro, promete muita purpurina e adereços criados pelas estilistas das marcas Cauli Brand, Gávia, Concept Shoes e da Mimpy, marca de acessórios que criou headpieces versáteis como o da foto, que pode ser usado com ou seu a flor. Serão dois dias de compras, 18 e 19 de fevereiro, das 12h às 18h, e para acompanhar, a anfitriã promete comidinhas e cerveja gelada, e som comandado pela dupla Cix e Yasmin. Confirme sua presença e saiba mais aqui!

PELAS VITRINES CARIOCAS

Uma série de lojas conhecidas das cariocas aderiram à festa com peças-chave que também te ajudarão a levantar a produção. Uma delas é a SRI Clothing, que mal conhecemos e já virou queridinha da redação. A marca carioca se apresenta como “multilingual”, e não só no carnaval, brinca com a ideia de materializar o imaginário através da moda, abrindo um universo repleto de tons metalizados, veludos molhados, decotes profundos e recortes divertidos para você aplicar como quiser ao seu dia a dia. De maiôs à jaquetas bombers, passando por tops croppeds e hot pants, dá para brincar muito na loja da SRI no Leblon, ou virtualmente pelo site sriclothing.com.

Garimppo, já conhecida por suas coleções carnavalescas, investiu em opções de bodies e pareôs holográficos que são excelentes pontos de partida para fantasias mirabolantes, bem como a Loja Três, que criou versões purpurinadas para seus tops, hot pants, macaquinhos e pareôs. A grife que semanalmente traz novidades às araras de suas lojas do Leblon, Centro, Fashion Mall e RioSul, já lançou uma segunda linha que você pode conferir – e arrematar – pela loja virtual. Até capa rolou, vide foto! Na Q.Guai, a coleção de carnaval da estilista Amanda Haegler veio versátil e com uma pegada sustentável: todos os bodies e tecidos usados são biodegradáveis e a ideia é curtir o carnaval e depois arrasar com um look conceito. As fantasias misturaram temáticas deliciosas: dá para sair à la Great Gatsby, fazer a linha Tropicália ou iluminar geral com o body da foto. 

Mariana Broitman

Responsável por levar a Agenda Carioca para o universo digital, desde 2012 a jornalista Mariana Broitman divide com a Antonia a missão de pesquisar e experienciar o que o Rio tem de melhor. Curiosa e apaixonada pela Cidade Maravilhosa, se dedica a apresentar - e descomplicar - o que há de mais autêntico, sempre de olho em novos projetos e talentos.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 1 =