Fonte da Juventude: a transformação começa no prato - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Fonte da Juventude: a transformação começa no prato

Explorando a biodiversidade brasileira, cada vez menos frequente nas refeições da maioria da população, o novo documentário de Estevão Ciavatta vai te fazer repensar seus hábitos de alimentação, consumo e comportamento.

Em Fonte da Juventudeo diretor traz uma série de entrevistas enriquecedoras levam para a tela grande o desafio do Brasil, e de outros países em desenvolvimento, que passam por uma transição e lidam ao mesmo tempo com a erradicação da desnutrição e da obesidade. E traz a luz informações para lá de assustadoras, como a primeira geração de crianças que chega com uma expectativa de vida menor do que a dos pais, e a ascensão de doenças crônicas como uma das maiores causas de morte recente – pois é, pertinho das DSTs, estão a hipertensão arterial, as doenças cardiovasculares, diabetes e a lista segue. 

“O problema é complexo, estamos descobrindo que a obesidade mata tanto quanto a fome”, explica Denise Chaer, diretora do Novos Urbanos, plataforma de diálogo para a inovação social e que reuniu mais de 40 instituições e juntos construíram um mapa do ambiente alimentar que serviu como base para o desenvolvimento do roteiro do filme que promove diálogos entre empresas, sociedade civil, academia e governo. Entre os nomes por trás do documentário que é uma verdadeira aula, estão José Graziano, diretor-geral da ONU para Agricultura e Alimentação, a nutricionista do INCA, Maria Eduarda, o chef de cozinha Alex Atala e a apresentadora Bela Gil. Já de cara, vem o fato de que frutas, verduras e legumes sumiram do prato dos brasileiros e quem mais sofre com isso são as crianças. Desvendando o quadro alarmante, o documentário percorre os quatro cantos do país revelando que o problema está presente, mas que é possível combater as estáticas. “É um filme propositivo, que complexifica os desafios do ambiente alimentar do Brasil e traz soluções encontradas por brasileiros de diferentes classes sociais”, explica Estevão.

Põe na agenda: o filme entra em cartaz na próxima quinta feira, dia 29 de junho, no Espaço Itaú de Cinema em Botafogo. Para os interessados, o documentário também está disponível na plataforma digital Videocamp em http://www.videocamp.com/pt/movies/fonte-da-juventude.

Mariana Broitman

Responsável por levar a Agenda Carioca para o universo digital, desde 2012 a jornalista Mariana Broitman divide com a Antonia a missão de pesquisar e experienciar o que o Rio tem de melhor. Curiosa e apaixonada pela Cidade Maravilhosa, se dedica a apresentar - e descomplicar - o que há de mais autêntico, sempre de olho em novos projetos e talentos.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 6 =