Grafite deixa as ruas e estampa personalidade a bares e restaurantes do Rio - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Grafite deixa as ruas e estampa personalidade a bares e restaurantes do Rio

Já se foi o tempo em que simples paredes brancas bastavam para compor a decoração de um bar ou restaurante. Para conquistar os clientes e mostrar personalidade, cada detalhe importa. E, cada vez mais, os lugares abrem espaço para a arte urbana e pinturas descontraídas nas paredes. É o caso do Beer House 57, no Humaitá, por exemplo, que carrega em suas paredes traços do carioca Marcelo Ment, um dos principais nomes do grafite brasileiro. “Adoro essa mistura do antigo com o novo sem interferir nas características do local, essa busca por uma integração é essencial. Tento levar isso para as pinturas nesses lugares”, diz Marcelo, que pintou murais nos dois andares da cervejaria. “O ponto de partida foi a arquitetura predominante nas fachadas da rua e entorno, além da logomarca que funcionou como elemento central em um dos murais”. O trabalho do Ment também pode ser conferido em um dos vários grafites do Spotlab, espaço na Ilha da Gigoia idealizado pelo skatista Bob Burnquist que mistura gastronomia, eventos e cultura skater

Outro grande nome da arte urbana que imprimiu seus traços na parede de um restaurante foi Smael. O grafiteiro que começou seu trabalho nas ruas do Rio e já expôs em galerias de arte ao redor do mundo é o responsável pelos desenhos no restaurante Mauá, na cobertura do Museu de Arte do Rio (MAR). Em destaque, um painel de 1,07m de altura por 16m de comprimento, feito com a combinação de tinta acrílica, caneta posca e spray. Nos desenhos, uma mistura de bichos, plantas, festas, folclore e frutas diversas. “A decoração é uma releitura do cordel com uma pitada do meu estilo de desenhar e pintar. Foi um desafio bem interessante mesclar esses dois mundos. Fiquei feliz com o resultado”, avalia o artista.

O recém-inaugurado Maguje vai um pouco além: logo na entrada, um enorme painel feito pela Nata Família dá o tom do que o cliente encontra no interior (foto de destaque). O coletivo de jovens grafiteiros é responsável por todos os quadros expostos na cervejaria, que estão à venda para quem quiser levar para casa. A ideia é que, de tempos em tempos, as obras sejam renovadas por trabalhos de outros nomes do grafite, fazendo com que o local funcione também como uma galeria de arte urbana.

Outra novidade na cidade é a hamburgueria Jerônimo, mais um sucesso do chef Junior Durski, do Madero. Nas paredes da unidade aberta no Barra Shopping se destaca a explosão de cores de Anderson Ferreira Lemes, mais conhecido como Alemão. O Brotto, novo restaurante do Casa & Gourmet Shopping, reforça o clima de produtos naturais e verdes com a arte de Airá OCrespo na parede; e a Curadoria, na Barra, traz um simpático porco montado por um senhor: obra de Thiago Tarm. No iVenga! Chiringuito, em frente à praia de Copacabana, o universo marinho foi a inspiração da grafiteira Lynn Court para dar cores à parede de azulejos brancos. A imagem pintada traz um olho em formato de peixe e algas em movimento remetem às ondas do mar.

Fotos: Bernardo Britto (Maguje) e Divulgação (demais imagens)

Um comentário

  1. thelma Vania de Almeida Gomes
    2 de outubro de 2018

    Sou do Pará, estou louca pra conhecer ❤

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *