Grande Prêmio do Cinema: 'Elis' e 'Aquarius' entre os mais indicadosAgenda Carioca
Andreia Horta como Elis Regina

‘Elis’ e ‘Aquarius’ lideram indicações no Grande Prêmio do Cinema

Mais importante premiação do cinema nacional, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, realizado pela Academia Brasileira de Cinema, acaba de divulgar a lista dos indicados à 16ª edição. Cinco filmes estão na disputa ao tão almejado prêmio de Melhor longa-metragem de ficção: Aquarius, Boi Neon, Elis, Mãe só há uma e Nise – O coração da loucura. O longa-metragem que relembra a trajetória da cantora Elis Regina, de Hugo Prata, encabeça a lista de indicações com nada menos que 12 menções, seguido pelas 11 de Aquarius, de Kleber Mendonça Filho e 10 de Boi Neon, de Gabriel Mascaro. Ao todo, 35 longas e 18 curtas-metragens concorrem em 24 categorias.

Juliano Cazarré em Boi NeonAlém dos indicados à melhor filme, filmes bem criticados como Mais forte que o mundo – a história de José Aldo Pequeno Segredo também aparecem em outras categorias. Entre as atrizes e atores, aparecem nomes como Adriana Esteves (como Dilza por “Mundo cão”), Sophie Charlotte (como Severina por “Reza a lenda”), Caio Blat (como Felipe por “BR716”), Cauã Reymond (como Ara por “Reza a lenda”), Chico Diaz (como Gomez por “Em nome da lei”) e Domingos Montagner (como Corvo por “Um namorado para minha mulher”). A cerimônia de premiação, que acontece no dia 5 de setembro no Theatro Municipal.

Sonia Braga em AquariusA premiação terá direção e roteiro da multifacetada Bia Lessa, e entre os homenageados da vez estão o ator Antonio Pitanga, um dos maiores representantes do Cinema Novo, que participou de mais de 50 produções cinematográficas, e a atriz e diretora Helena Ignez, musa de Glauber Rocha e ícone do Cinema Marginal. Ainda serão destacados na cerimônia os 100 anos de história do Grupo Severiano Ribeiro, hoje Kinoplex, e a Cinemateca Brasileira, instituição responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira, que receberá o Prêmio especial de preservação pelo expressivo trabalho de acervo, formado por cerca de 245 mil rolos de filmes, e resistência na manutenção de suas atividades. Em uma época em que todos os conteúdos audiovisuais só podem ser transmitidos digitalmente em qualquer plataforma, o trabalho de Preservação se torna fundamental na conservação da memória de uma nação.

VOCÊ NO JURI

A categoria popular do Grande Prêmio abre no dia 01 de agosto, e o público poderá eleger seus preferidos através do site academiabrasileiradecinema.com.br nas categorias Melhor longa-metragem ficção, Melhor longa-metragem documentário e Melhor longa-metragem estrangeiro. O voto popular será contabilizado até o dia do prêmio.

VEJA TAMBÉM: FESTA DA BASTILHA TERÁ FILMES FRANCESES E ARMA FESTIVAL GASTRONÔMICO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *