L'Etoile aposta na fusão da França com a América Latina em novo menu - Agenda CariocaAgenda Carioca

publicidade

Foto: Tomás Rangel

L’Etoile aposta na fusão da França com a América Latina em novo menu

Desculpa, Sandy, mas o outono não é sempre igual. Que o diga o L’Etoile, restaurante de culinária contemporânea que mistura aquele oh-là-là francês com ingredientes latinos. Reaberto há menos de um mês, o L’Etoile, que fica no 26º andar do hotel Sheraton Grand Rio, apresenta o novo menu da estação que de “mais do mesmo” não tem nada. Com a assinatura do chef consultor francês Jean Paul Bondoux e sob comando do chef executivo chileno Felix Sanchez, o novo cardápio valoriza a França, a latinidade e o litoral do Rio de Janeiro, levando à mesa pratos nos quais os frutos do mar são as grandes estrelas.

Os clientes podem optar pelas opções à la carte ou dois menus degustação, servidos em três ou seis tempos + amouse bouche. Nas opções de entrada, os destaques são a degustação do mar do dia (foto em destaque), que promete surpreender o cliente com o que houver de mais fresco. A seleção pode incluir ostras, que estavam fresquíssima na noite em que fomos, salmão e vieiras. Para quem prefere carne, o steak tartar chegou à nossa mesa em uma versão com Black Angus e picles de maxixe feito na casa à perfeição.

O menu também guarda uma surpresa para os seguidores de Jean Paul Bondoux. “Quem acompanha o seu trabalho sabe que a rã é um ingrediente clássico da sua gastronomia. Neste menu, a iguaria surge em versão  tempurá,  acompanhada de uma seleção de frutos do mar, com gema curada, mini salada de brotos orgânicos e maionese do chef”, explica o chef executivo Sanchez.

Black Angus à bernaise (foto: Tomás Rangel)

Nos pratos principais, um dos destaques é o Black Angus à bernaise, que pode ser servido com foie gras adicional. Nossa aposta foi no namorado com texturas de palmito pupunha. O prato vem com emulsão de lula, molho de capim-limão e espuma de mexilhões. Uma delícia!

Um dos segredos do restaurante está no preparo das carnes brancas. Sanchez conta que os peixes e frutos do mar são recebidos diariamente e apenas em peças inteiras. E só na cozinha é que eles são limpos e filetados, garantindo, assim, o aproveitamento apenas das partes mais nobres. “Oferecemos apenas o que há de melhor para os clientes”, diz Sanchez. Outro destaque do nosso jantar foi o elaborado peito de leitão confit prensado com texturas de cenoura.

Texturas de chocolate com sorvete de laranja com banana (foto: Tomás Rangel)

Fechando  a refeição, as sobremesas não deixam nada a dever aos pratos principais. Começamos com a mousse de queijo de cabra com compota de manga caseira e sorvete de queijo gorgonzola, uma mistura perfeita de doce com salgado no ponto certo para a pré-sobremesa. E para os chocólatras, as texturas de chocolate Callebaut são servidas com um surpreendente sorvete de laranja com banana.

A  carta de vinhos é outro atrativo, elaborada pelo sommelier da casa, Ramon Justino, eleito duas vezes como o melhor sommelier do Rio de Janeiro pela Associação Brasileira de Sommelier. A adega do restaurante conta com 60 rótulos, contemplando diversos países reconhecidos pela boa produção de vinhos.

L’ETOILE
Onde: Sheraton Grand Rio Hotel & Resort (Av Niemeyer 121, Leblon)
Quando: Segunda a quinta das 19h30 às 22h30; e sexta e sábado das 19h30 às 23h.
Reservas: (21) 2529 -1299

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *