Da feira para o cardápio: conheça o Lilia, restaurante contemporâneo na Lapa - Agenda CariocaAgenda Carioca

Da feira para o cardápio: conheça o Lilia, restaurante contemporâneo na Lapa

A turma que circula pelo Centro do Rio ganhou um reforço dos bons no último mês. O restaurante Lilia, recém-chegado a Rua do Senado – bem próximo a Rua do Lavradio -, é a nova opção de almoço na região, e surpreende pela cozinha contemporânea e para lá de criativa de excelente custo-beneficio.

Sob comando do chef Lucio Vieira, ex-Zazá Bistrô e Aprazível, o restaurante serve diariamente três receitas inéditas para ntrada, prato principal e sobremesa pelo preço fechado de R$ 50. Cada etapa com uma opção vegana. Sendo assim, ele encara também diariamente a missão de surpreender o cliente com ingredientes da temporada, o que garante além do preço mais em conta, uma cozinha mais saudável e livre de aditivos químicos, acompanhando uma tendência mundial.

Da cozinha 100% sazonal saem criações como a albacora, peixe com textura similar do atum, acompanhada do purê de abóbora e uma manteiga de limão, e a costela de boi com canjiquinha de flocos de milho. Todos sempre acompanhados de saladas das PANCS, plantas alimentícias não convencionais que conferem um sabor extra a cada criação do chef. Agrião selvagem, beldroega, beriló… se o feirante mandou e o Lucio gostou, vai para o prato. “Eu aprendo com eles diariamente. Onde mais eu provaria um ‘botão’ de bertalha?’, conta o chef que passou o último mês criando receitas para que o máxima de clientes possíveis experimentasse a plantinha. 

O mesmo vale para as sobremesas criadas por Nayara Tonani, que turbina até o mais simples bolo de chocolate e surpreende com frutas pouco conhecidas. Que tal uma panna cota de araçá? A fruta de sabor cítrico que é da família da goiaba, garante sozinha tons de vermelho inacreditáveis a cada prato, e colore uma série de sobremesas da casa. 

O suco do dia e as opções de vinhos biodinâmicos complementam a experiência, mas a ambientação é a cereja do sundae. Instalado em um sobrado do século 19, o restô ganhou ares moderninhos com mesas e prateleiras de madeira reaproveitada, tijolos pintados de branco, letreiros de neon e luz natural, que entram dos janelões para a rua. Em tempo, a pedidos dos clientes e seguidores do instagram – onde cultivam um feed de fotos lindas e atualizações do cardápio -, o Lilia abrirá também aos sábados após a sequência de feriados da vez. 

LILIA
Rua do Senador 45, Lapa
Tel.: (21) 3852-5423
Segunda a sábado, das 11h30 às 15h

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *