Comer & Beber, Destaque

Lista de 10 chefs brasileiros promissores da revista QG traz 3 cariocas

Por Mariana Broitman | Publicado em 20 de outubro de 2016

A prestigiada revista masculina GQ acaba de publicar uma lista que apresenta a elite da alta gastronomia brasileira através de 10 nomes que vem se destacando por suas cozinhas refinadas e inteligentes. A seleção trouxe um miscigenado time de cozinheiros de até 35 anos, entre eles, um curitibano que vive em Manaus, quatro de sangue oriental e dois nascidos no exterior. Entre eles, três comandam cozinhas na Cidade Maravilhosa bastante distintas entre si. A jornalista de gastronomia Alexandra Forbes apresentou com maestria os 10 nomes aqui. Abaixo a gente reproduz a lista dela adiantando quem são os mestre-cucas que vem contribuindo para que o Rio entre de vez no circuito gastronômico internacional. (Foto: Tomas Rangel)

Kazuo Harada, o forasteiro a frente do MEE

Por um lado, ser chef de restaurante de hotel garante um respaldo financeiro, mas por outro implica servir turistas desavisados e desinteressados. Corre-se o risco de ser descartado como mero “restaurante de hotel”. Discretamente, no Mee, que fica no Copacabana Palace, o paulistano Harada vem cavando espaço na cena gastronômica carioca, tão carente de bons sushis. Depois de trabalhar no Naga e no Kinu, em São Paulo, se mudou para o Rio e ditou novo ritmo ao assumir o primeiro posto no já consagrado Mee. Em teoria, a megaestrela Ken Hom, americano descendente de chineses, coassina o menu, mas quem segue as pegadas logo encontra o carimbo de Harada. Aos 33 anos, sério e dedicado, é mestre em servir frutos do mar fresquíssimos em apresentações deslumbrantes. Embora o pan-asiático Mee sirva muito mais do que sushi e sashimi, é a mão do chef para a cozinha japonesa que faz a casa estar entre as melhores do Rio. Copacabana Palace: Av. Atlântica, 1.702 Tel.: (21) 2548-7070.

20160808_sei_0025_alta_credtomasrangelSei Shiroma, o pizzaiolo hipster da Ferro e Farinha

Precisou chegar um nova-iorquino hipster ao Rio para elevar o nível das pizzas cariocas, que sempre ficaram aquém das paulistanas. Filho de restaurateurs japonês e chinesa, Shiroma assa o que muitos entendidos consideram as melhores pizzas da cidade, em um espaço microscópico, no Catete. Largou um emprego chato em publicidade em Nova York, casou com uma brasileira e veio para o país no fim de 2012, ganhando a vida assando pizzas em um forno-trailer que desenhou com a ajuda de um engenheiro. Foi um hit instantâneo e, com o lucro, ele conseguiu aposentar o trailer e abrir a Ferro e Farinha, onde sempre há fila de fãs esperando vagar um dos 11 lugares no apertado balcão de dentro ou uma das três mesinhas de fora. As pizzas são de massa de fermentação natural, e os sabores surpreendem. A campeã leva couve marinada em shoyu e gengibre e mel picante. Em quatro anos de Rio já arrebatou inúmeros prêmios e estrelas e o sucesso trouxe grana suficiente para expandir os negócios. Este mês abre a South Ferro, dez vezes maior, em Botafogo. O conceito será diferente: funcionará como café e pâtisserie durante o dia (a bomba de chá verde é maravilhosa) e venderá pizzas em fatia. Em breve, na nova filial, Shiroma servirá menus-degustação, para poucos. Rua Andrade Pertence, 42, Catete.

Thomas Troisgros, o talento por trás de Claude

Não é fácil ser filho de pai famoso, como atestariam Sofia Coppola e Sean Lennon. Custa sair da sombra de um sobrenome. O carioca Thomas Troisgros fez o primeiro estágio aos 12 anos com Daniel Boulud, cresceu cozinhando com o pai, Claude, uma celebridade televisiva, e é neto de um dos pais da gastronomia francesa. Por anos Thomas, quietinho, foi afiando sua técnica e aprendendo a tocar o negócio da família. Donos de vários restaurantes no Rio, pai e filho comandam juntos o Olympe, a joia da coroa. De uns tempos para cá, Claude defasou seus clássicos e Thomas assumiu o menu e a cozinha, aligeirando os pratos e ousando mais. As pessoas ainda vão ao Olympe para ver o pai. Com o tempo entenderão que o filho, hoje com 34 anos, tomou o comando com raro brilho. Rua Custódio Serrão, 62, Jardim Botânico. Tel.: (21) 2537-8582.  

veja também

by mg studio